Theresa Catharina de Góes Campos

  De: PR Newswire Brasil
Para: THERESA CATHARINA DE GÓES CAMPOS
Reunião da OMS agrega destacados peritos para discutir o encargo da doença pneumocócica
15 de fevereiro de 2006 09:10 HORALOCAL


Reunião da OMS agrega destacados peritos para discutir o encargo da doença pneumocócica

*A prevenção de mortes infantis permanece sendo uma prioridade na Ásia
*Supervisão eficaz é o primeiro passo para eliminar a doença

COLOMBO, Sri Lanka, 15 de fevereiro /PRNewswire/ -- A necessidade de um esforço urgente e sustentado para documentar o encargo da doença pneumocócica foi o tema central das discussões entre os destacados cientistas que estiveram presentes durante a reunião de hoje da Organização Mundial da Saúde. Com a estimativa de que a doença pneumocócica seja responsável por até um milhão de mortes infantis a cada ano (1) - esforços locais para avaliar a amplitude do problema na Ásia são essenciais na prevenção de mortes infantis desnecessárias provenientes de pneumonia Estreptococo (pneumococo) - uma bactéria que causa pneumonia e meningite.

Graves infecções pneumocócicas ocorrem por toda a vida, porém as crianças pequenas (especialmente aquelas com menos de 2 anos de idade) e os idosos estão em risco maior de contrair a doença pneumocócica. Adicionalmente, mais de 90% das mortes por pneumonia pneumocócica em crianças ocorrem em países em desenvolvimento, e a meningite pneumocócica mata ou incapacita mais de 40% das crianças que adquirem a doença.

"Supervisão eficaz da doença pneumocócica e seus sorotipos é necessária para mapear com precisão a magnitude do problema e auxiliar na avaliação do impacto de vacinas disponibilizadas", comentou o Dr. Thomas Cherian, Coordenador interino, de EPI+ (Programa Expandido de Imunização), Vacinas e Produtos Biológicos na OMS.A doença pneumocócica é um expressivo problema mundial de saúde, e de preocupação na Ásia. Por exemplo, no Lady Ridgeway Hospital (LRH) para Crianças em Colombo, Sri Lanka - um dos maiores hospitais para crianças na região -- 794 casos de pneumonia (32 mortes) e 295 casos de meningite (9 mortes) foram reportados em 2003(2). A supervisão pneumocócica, iniciada em 2005, indica que uma proporção considerável destes casos poderia ser em virtude de infecções causadas pela pneumonia Estreptococo.

O Dr. Nihal Abeysinghe, o Principal Epidemiologista do Ministério da Saúde, sente-se satisfeito que Sri Lanka faça parte da Aliança Pneumocócica do Sul da Ásia (South Asian Pneumococcal Alliance - SAPNA) e que a supervisão pneumocócica realizada em Sri Lanka esteja baseada em metodologia adequada, com altos padrões de controle de qualidade. Ele enfatizou também o valor e a importância da assistência técnica e financeira da OMS e da GAVI's PneumoADIP (Plano Acelerado de Introdução e Desenvolvimento de Vacinas Pneumocócicas) da GAVI (Aliança Global para Vacinas e Imunizações) em apoiar e sustentar as atividades pneumocócicas eficazes em Sri Lanka. O Dr. Sarath de Silva, o Pediatra Consultor no hospital LRH disse que o apoio aprimorado ao Laboratório de Microbiologia oferece agora aos médicos clínicos a oportunidade de identificar o pneumococo como uma importante causa de meningite e pneumonia em crianças. Em 2005, os casos de pneumonia Estreptococo foram isolados de espécimes de 3 pacientes com meningite e 9 pacientes com pneumonia.

O Dr. Kumudu Karunarathne, o Microbiologista Consultor, também no hospital LRH, comentou que um alto nível de pneumococo resistente a antibióticos comumente utilizados foi uma descoberta muito significativa em 2005. O fato que mais de 90% de isolados de pneumonia Estreptococo é resistente à penicilina representa uma das maiores preocupações, e todos os médicos clínicos no país deveriam estar cientes deste fato.

Felizmente, novas vacinas para prevenir as infecções pneumocócicas mortais já estão disponíveis e utilizadas amplamente em muitos países na América do Norte e Europa. Conforme a Dra. Katharine O'Brien, Diretora Adjunta de Supervisão e Pesquisas na GAVI's PneumoADIP explicou: "Com supervisão sistemática operacional e um esforço coordenado para introduzir vacinas pneumocócicas poderemos salvar milhões de crianças e conseguir um passo significativo para atender um importante Objetivo de Desenvolvimento do Milênio da ONU (UN Millennium Development Goal) de reduzir a mortalidade infantil em dois terços até 2015".

A reunião de Pesquisadores de Supervisão Pneumocócica foi patrocinada pela Organização Mundial da Saúde e pela GAVI's PneumoADIP (3) e reuniu peritos de uma série de países asiáticos, incluindo Bangladesh, Índia, Indonésia, República da Coréia, Mongólia, Nepal, Sri Lanka, Tailândia e Vietnã.

A importância colocada nesta reunião reflete o foco concentrado da comunidade mundial na doença pneumocócica, e a necessidade urgente de uma solução global. Apenas na semana passada a BBC World apresentou a segunda de uma série referencial de programas analisando a doença pneumocócica e as vacinas que poupam vidas. O documentário examinou de perto o encargo da doença pneumocócica na Índia e em Nepal, e o esforço necessário para introduzir uma vacina em países em desenvolvimento.

Notas aos Editores

Doença Pneumocócica

A doença pneumocócica é uma infecção causada pela pneumonia Estreptococo. Quando estas bactérias invadem os pulmões, causam o tipo mais comum de pneumonia bacterial e podem então invadir o fluxo sanguíneo (bacteremia) e/ou os tecidos e fluidos ao redor do cérebro e da medula espinhal (meningite).

De acordo com a OMS, a pneumonia pneumocócica e a meningite são responsáveis por 800.000 a l milhão de mortes infantis anualmente e mais de 90 por cento das mortes infantis provenientes de pneumonia pneumocócica ocorre em países em desenvolvimento. Adicionalmente, aproximadamente 500.000 crianças morrem anualmente da doença diarréica causada por rotavírus, e outras 2 milhões são hospitalizadas. Sendo a diarréia rotavírus uma infecção global, aproximadamente todas as crianças em âmbito mundial sofrerão um episódio de diarréia causada pelo rotavírus antes de atingirem os 5 anos de idade.

South Asian Pneumococcal Alliance (SAPNA)

(Aliança Pneumocócica do Sul da Ásia)

Sri Lanka tornou-se membro da SAPNA em 2003 e iniciou o Laboratório baseado na supervisão de infecções pneumocócicas em 2005 no Lady Ridgeway Hospital para Crianças em Colombo. A Unidade de Epidemiologia do Ministério da Saúde coordena as atividades de supervisão. Ela planeja expandir as atividades de supervisão para abranger todo o distrito de Colombo.

World Health Organisation (WHO)

(Organização Mundial da Saúde - OMS)

A Organização Mundial da Saúde é a agência especializada para saúde das Nações Unidas. Foi estabelecida em 7 de abril de 1948. O objetivo da OMS, conforme estabelecido pela sua Constituição, é o alcance para todos os povos ao mais elevado nível de saúde. Saúde é definida na Constituição da OMS como um estado de bem estar físico, mental e social completo e não meramente a ausência de doença ou enfermidade.

Plano Acelerado de Introdução e Desenvolvimento de Vacinas Pneumocócicas (PneumoADIP)O objetivo do PneumoADIP é reduzir o tempo entre o uso de uma vacina nova em países industrializados e a sua introdução em países em desenvolvimento, através da redução da incerteza concernente a demanda e conseguindo um suprimento de vacinas acessível e sustentável. Esta abordagem inovadora recebe recursos da Aliança Global para Vacinas e Imunizações (GAVI) através de sua parceira o Fundo de Vacina (Vaccine Fund). A PneumoADIP está localizada na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health. A missão da PneumoADIP é aperfeiçoar a sobrevivência e a saúde infantil acelerando a avaliação de, e o acesso a, novas vacinas pneumocócicas que poupam vidas de crianças de todo o mundo. Para informações adicionais, por favor, visite: http://www.preventpneumo.org .

GAVI Alliance

A Aliança Global para Vacinas e Imunizações (Global Alliance for Vaccines and Immunization) (agora a GAVI Alliance) foi lançada em 2000 para aumentar os índices de imunização e reverter os dilatados disparates globais de acesso a vacinas. Os governos em países industrializados e em desenvolvimento, UNICEF, OMS, o Banco Mundial, organizações não governamentais, fundações, fabricantes de vacinas, e instituições de pesquisas e de saúde pública trabalham em conjunto como parceiros na Aliança, para conseguir objetivos comuns de imunização, no reconhecimento de que somente através de um esforço sólido e unido, poderão ser gerados níveis muito mais elevados de suporte para a imunização global. Os recursos canalizados através da extensão de financiamento da GAVI, o GAVI Fund (anteriormente o Vaccine Fund), são utilizados para auxiliar a fortalecer os serviços de saúde e de imunização, acelerar o acesso a vacinas selecionadas e novas tecnologias para vacinas - especialmente vacinas novas ou subutilizadas, e aperfeiçoar a segurança da injeção. Em adição aos recursos substanciais da Fundação Bill & Melinda Gates, o Vaccine Fund (Fundo da Vacina) tem sido financiado por dez governos até agora - Canadá, Dinamarca, França, Irlanda, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Suécia, Reino Unido, e os Estados Unidos - bem como a União Européia e contribuintes particulares.

(1) Organização Mundial da Saúde. Vacinas Pneumocócicas (Pneumococcal
vaccines). The Weekly Epidemiol Record 2003;14:110-9

(2) Boletim Anual da Saúde (Annual Health Bulletin), do LRH, 2003

(3) Plano Acelerado de Introdução e Desenvolvimento de Vacinas Pneumocócicas (Pneumococcal Vaccines Accelerated Development and Introduction Plan (PneumoADIP)) com base na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, EUA
FONTE GAVI's PneumoADIP

15/02/2006
CONTATO: Hans Kvist, Diretor de Comunicações da GAVI's PneumoADIP, +1-410-736-8243, hkvist@jhsph.edu; ou Selina Haylock, Consultora da Ruder Finn Communications, +44-0-7768-823-989, shaylock@ruderfinn.co.uk; ou Dr. Ranjith Batuwanthudawe, Principal Pesquisador do SAPNA Sri Lanka Project, Unidade de Epidemiologia, Ministério da Saúde, +94-112-695112, chepid@sltnet.lk, ambos para a GAVI's PneumoADIP
Web site: http://www.preventpneumo.org


BNED: NG

FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA
CORAL GABLES - MIAMI-US
CONTATOS: USA-MARY D'LEON
BRASIL-NÉLIA GARCIA
TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461
FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469
E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com

PALAVRA-CHAVE: RJ
PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: MEDICINA
PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: GAVI'S PNEUMOADIP

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.
 

 

Jornalismo com ética e solidariedade.