Theresa Catharina de Góes Campos

     
O Sol precisa nascer em nós - Nova Acrópole Lago Norte

De: Nova Acrópole Lago Norte
Date: seg., 2 de jan. de 2023 
Subject: #32 - O Sol precisa nascer em nós
 

 

“... sem distanciar os olhos do sol que nos dá vida, rogássemos com profunda convicção interior: faça-se a luz dentro de mim! E veremos como um sol começa a amanhecer dentro de nós.” – Délia Steinberg Guzmán

 

É chegado o verão, estação do Sol, do calor, estação que simboliza a juventude em nós.

E o que é a juventude, senão a capacidade de estar sempre desperto, de sempre sonhar, de querer fazer alguma coisa todos os dias?

Que possamos refletir sobre essa juventude, sobre o Sol que nos desperta e nos dá ânimo para um novo dia.

Os antigos sábios explicavam que, para cada estrela no céu, há um reflexo dessa mesma estrela dentro de nós; que a mesma mão que gestou o grande cosmos também gestou esse pequeno cosmos que somos nós, seres humanos.

E se às vezes há nuvens no céu, muitas vezes há também nuvens em nós. E se tão frivolamente almejamos um verão radiante, luminoso, tranquilo e reparador é porque, na realidade, ansiamos por esse repouso interior, essa tranquilidade, essa luminosidade que nos falta dentro. É porque, na realidade, precisamos despertar a estrela que também carregamos.

Todos nós temos uma porção de céu e uma porção de terra. Há em nós estrelas, nuvens, montanhas, árvores, rios… é preciso saber encontrá-los!

Tudo consistiria em que, sem distanciar os olhos do sol que nos dá vida, rogássemos com profunda convicção interior: faça-se a luz dentro de mim! E veremos como um sol começa a amanhecer dentro de nós.

E nada melhor do que tocar o céu com as mãos. Fazer luz por dentro. Começar a iluminar esse ser interior que acompanha penosamente cada um de nós ao longo do tempo.

Não há nada melhor do que, depois de um novo amanhecer, depararmos com um pouco mais de claridade, um pouco mais de entusiasmo, com mais energia ainda, e continuarmos o caminho porque teremos aprendido a despertar o sol em nós.

Faça-se a luz!

  

Adaptado de “O sol em nós” e “O sol precisa nascer dentro de você”, de Délia Steinberg Guzmán e Hinaldo Breguez.  

 

 

 

Artigo: O Sol em nós. Délia Steinberg Guzmán. Vale a pena conferir na íntegra o belíssimo texto que inspirou a edição #32 da nossa newsletter.

Artigo: O sol precisa nascer dentro de você. Hinaldo Breguez. Não deixe de conferir também este segundo artigo que foi inspiração dessa edição #32 da newsletter.

Palestra: Fechar e abrir o ano com chave de ouro. O início de cada ciclo traz uma energia muito especial que nos impulsiona em direção ao que escolhemos ser. A professora Lúcia Helena Galvão lista nesta palestra uma série de recomendações filosóficas para nos ajudar a definir a nossa estrela e a caminhar conscientemente em direção a ela.

Podcast: O mistério do sol nas diferentes culturas. Ao longo da história, o ser humano rende homenagens ao chamado “Astro rei”. Uma estrela, como qualquer outra, mas que, para nós, é a mais especial: o Sol, que é a fonte de energia que anima, direta ou indiretamente, a todos os seres vivos. Não causa estranhamento, então, que diferentes culturas ao longo da história tenham considerado o sol como a “personificação” de Deus. 

 

     

   

 

 

Jornalismo com ética e solidariedade.