Theresa Catharina de Góes Campos

 

 

 
Hipátia de Alexandria - Nova Acrópole Lago Norte
 

De: Nova Acrópole Lago Norte 
Date: seg., 6 de mar. de 2023 
Subject: #41 - Hipátia de Alexandria

 

“Compreender as coisas que nos rodeiam é a melhor preparação para compreender o que há mais além.” - Hipátia de Alexandria

 

 

Pouco pôde ser resgatado sobre a vida e obras de Hipátia de Alexandria, grande filósofa do mundo antigo, mas em meio às cinzas pode-se entrever a grandeza de quem manteve acesa a chama do saber.

Filha do matemático e filósofo Teón, recebeu uma excelente educação desde tenra juventude. Começou a dar aulas de filosofia, matemática e astronomia. Ensinava sobre Platão, Aristóteles e Plotino e chegou a ser diretora do Museu de Alexandria, onde se situava a famosa Biblioteca.

Nos tempos de Hipátia, a cidade de Alexandria, admirada universalmente, começava a perder seu antigo esplendor. O Museu de Alexandria, que chegou a constituir o maior centro de estudos da antiguidade, representava o centro mais importante do saber grego, o que para os cristãos era sinônimo de “saber pagão”, que deveria ser perseguido e exterminado.

Apesar do grave perigo que corria em um mundo onde a ignorância começava a ser vista como virtude, Hipátia continuou ensinando a doutrina de grandes filósofos da antiguidade e os avanços que a ciência alexandrina havia conseguido até aquele momento, e parece que seus ensinamentos atraíam um considerável número de discípulos.

Uma série de rumores caluniosos culminou no violento assassinato de Hipátia em março de 415.

Assim, a história, mais uma vez, nos dá uma grande escolha através da vida e da morte de Hipátia de Alexandria.

De sua vida, nos dá um exemplo de beleza, virtude e sabedoria, e de sua morte, a necessidade de sair da ignorância para não cometermos os mesmos erros mais uma vez.

O martírio de Hipátia implicou na morte da mais notável filósofa e matemática da sua época. Mas seu exemplo de vida iluminou o caminho de muitos buscadores da verdade, como farol que guia na escura noite os navegantes.

 

 

 

 

 

Filme: Ágora. 2009. No Egito antigo governado pelos romanos, a magnífica astrônoma e filósofa Hipátia lidera um grupo de discípulos que luta para salvar a sabedoria do Mundo Antigo contra as violentas revoltas religiosas. Disponível no Mubi.

Apreciação artística: Hipátia. 1901, Alfred Seifert, um pintor da República Tcheca conhecido por seus retratos de mulheres em poses que transmitem sentimentos elevados em composições harmoniosas.

Podcast: Mulheres na Filosofia. Conheça um pouco mais sobre as filósofas que mudaram o mundoHipátia de Alexandria, Helena Blavatsky, Damo, Temitocléia, entre tantas outras, que possuem enorme importância e legado nos diversos momentos culturais e sociais em que viveram.

Palestra: Hipátia – a filósofa de Alexandria. Nesta palestra a Professora Lúcia Helena Galvão comenta sobre o legado de Hipátia e sobre as misteriosas relações entre a filosofia e a geometria.

Livro: Viagem iniciática de Hipátia. José Carlos Fernández. Uma recriação sem igual dos ensinamentos dos mistérios do mundo clássico. A jovem Hipátia de Alexandria percorre os santuários iniciáticos do Nilo, continua a sua aprendizagem com o filósofo Plutarco em Atenas e, finalmente, volta à sua cidade natal para abrir uma Escola de Filosofia.

 

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO:  

     

    

     

 

   

   

 
 

Jornalismo com ética e solidariedade.