Theresa Catharina de Góes Campos

 

 

 
De: Nova Acrópole Lago Norte 
Date: seg., 10 de abr. de 2023 
Subject: #46 - A Felicidade segundo o Budismo

 

“Que vivamos felizes então, nós que sabemos que nada realmente nos pertence. Nós viveremos como os deuses mais radiantes, e a nossa alegria será tanto o nosso alimento como a nossa doação ao mundo.”  Dhammapada, os ensinamentos de Buda.

 

 

Todos vivemos em busca da felicidade, no entanto, sabemos o que é a felicidade? Alguns a relacionarão com conforto, prazer ou até mesmo com conquistas materiais, mas será que existe um conceito universal de felicidade, que todos podemos compreender e alcançar? E se existir, será que sabemos como chegar lá?

Ao longo de sua vida, Sidarta Gautama, o Buda, dedicou-se a compreender esta profunda questão, decidido não somente a ser feliz, mas a libertar toda a humanidade da dor e do sofrimento.

Os ensinamentos de Buda visam ao equilíbrio do ser humano, desenvolvendo a retidão perante a vida. Essa retidão consiste em 8 pontos, que envolvem desde a motivação até uma postura que dá menor importância à dor e ao prazer, focada no dever e na autorrealização.

As profundas verdades que Buda alcançou em sua busca são cada vez mais atuais e relevantes, elas também nos ajudam a conhecer a nós mesmos e a encontrar a verdadeira felicidade.

O Budismo enfatiza o cultivo da paz e da harmonia interior como chaves para o alcance de um estado de felicidade duradoura.

De acordo com essa perspectiva, a felicidade não é algo que pode ser alcançado por meio de circunstâncias externas ou posses materiais, mas sim por meio de uma transformação interna da mente e das atitudes.

O Budismo ensina que nosso sofrimento surge do apego aos desejos e da ignorância da verdadeira natureza da realidade. Ao desenvolver a atenção plena, a compaixão e a sabedoria, podemos nos libertar do domínio desses estados mentais negativos e despertar para a verdadeira natureza da existência.

Por meio do cultivo de virtudes, como a generosidade e a bondade, podemos vivenciar um processo de purificação da nossa mente e coração, e viver em um estado de liberdade interior e alegria, como Buda nos ensinou.

 

  

Livro: Dhammapada. Este é o grande livro sagrado da tradição budista, onde estão reunidos seus mais belos, profundos e poéticos pensamentos, percorrendo temas essenciais, como a mente, a vigilância, a felicidade e o afeto, que relembram ao caminhante a efemeridade da vida e a importância de se manter alinhado ao seu propósito.

Vídeo curtinho: Deus existe? Conto Budista. Neste vídeo curtinho de menos de 3 minutos a Profa. Lúcia Helena Galvão compartilha um conto budista sobre o questionamento da existência de Deus.

Evento gratuito: A felicidade segundo o Budismo. Aula aberta ministrada pelo Prof. José Henrique, que trará diversos aspectos ensinados por Buda, mostrando o real caminho para a felicidade. Será em Brasília, no dia 13 de abril, às 20h.

Série: A sabedoria de Buda. Nesta série de vídeos a Profa. Lúcia Helena Galvão apresenta comentários filosóficos do livro Dhammapada, que é um texto sagrado da filosofia budista. Durante a leitura comentada ela explora os ensinamentos de Buda e como eles podem ser aplicados em nossas vidas.

Resenha literária: Siddhartha de Hermann Hesse. Uma das obras literárias mais lidas no século XX e que, seguramente, continuará sendo lida ao longo do tempo – Siddhartha - do prêmio Nobel de literatura de 1946, o escritor alemão Hermann Hesse, que sempre se apresentou como um buscador, como um homem que queria aprofundar-se constantemente no significado da vida, no destino e nas profundezas da alma humana.

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO:  

     

      

    

    

   

 
 

Jornalismo com ética e solidariedade.