Theresa Catharina de Góes Campos

 

 

 
A Mãe Terra - Nova Acrópole Lago Norte
 
De: Nova Acrópole Lago Norte
Date: seg., 24 de abr. de 2023
Subject: #48 - A Mãe Terra

 

“O que não for bom para a colmeia também não é bom para a abelha.”  Marco Aurélio

  

Saber usar de forma inteligente e respeitosa os recursos naturais da terra é também uma postura filosófica.

O conceito de sustentabilidade passa pela reflexão sobre quem somos e por que existimos. Precisamos pensar grande no tempo e no espaço: como se comprometer com o futuro quando nós temos uma projeção egoísta de tempo?

A falta de conexão com o universo e que mantém o foco apenas nos interesses pessoais já era apontado pela tradição tibetana, a chamada a heresia da separatividade, como a raiz de todos os males do mundo.

A vitória da natureza e dos recursos naturais dependem da vitória dos recursos humanos mais profundos, da vitória sobre nós mesmos.

Deveríamos nos esforçar para a preservação da legítima condição humana com dignidade, valores e sabedoria, e assim aprenderíamos a respeitar e preservar as demais coisas e seres que vivem e habitam conosco.

Universo é Uno e, com isso, quando ajudamos, não ajudamos simplesmente uma árvore, uma pessoa ou um animal; quando auxiliamos, auxiliamos o todo. Compreendemos o universo como uma unidade em movimento, no qual todos os seres participam e se beneficiam.

Cada ser tem seu lugar próprio neste espaço, natural pelo qual responde. Participar dele é assumir de forma ativa e voluntária esta responsabilidade. Assim, cada ação voluntária realizada com este sentido, move o Universo um pouquinho para o Bem.

No dia 22 de abril é celebrado o Dia Mundial da Terra, data que nasceu em 1970 nos Estados Unidos, a partir de uma mobilização em favor da Ecologia e que foi reconhecida, em 2009, pela ONU , da qual a Organização Internacional Nova Acrópole é um órgão consultivo.

 

Adaptado de textos e entrevistas diversas da Profa. Lúcia Helena Galvão

 

  

Poema: Terra. Khalil Gibran. “Como és bela, Terra, e como és sublime! / Como é perfeita a tua obediência à luz, / e como é nobre tua submissão ao sol! / Que bela és, obscurecida na sombra...” Vale a pena conferir na íntegra.

Série: One Strange Rock. A série é apresentada pelo ator Will Smith e mostra a história da Terra sob a perspectiva de 8 astronautas, que, juntos, passaram mais de 1000 dias no espaço. A série está dividida em 10 episódios. Disponível no Disney+.

Palestra: Uma só Terra: visão das antigas civilizações China e Grécia. Nesta palestra são apresentados elementos para entender como as antigas civilizações - China e Grécia - se relacionavam com a Mãe Terra.

Apreciação artística: La Mer, 1903-1905, Claude Debussy. Essa obra é apresentada em três movimentos: “Do Amanhecer ao Meio-Dia no Mar”, “Brincadeira das Ondas” e “Diálogo do Vento e do Mar”. Foi uma obra muito influente e se destacou por tratar da natureza utilizando sons que imitam o vento, as ondas e o som ambiente do mar. Debussy foi considerado o primeiro compositor impressionista e essa obra consegue transmitir tanto a beleza e a calma, como a intensidade do mar.

Curso: Os 4 temperamentos humanos. Neste curso presencial a Profa. Renata Peluso te auxiliará a identificar qual o seu temperamento dominante e como isso pode afetar a sua vida, além de proporcionar as chaves para lidar melhor com as potencialidades e limitações deste temperamento. O curso ocorre em Brasília, no dia 29 de abril. As vagas são limitadas!

 

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO:  

     

     

   

   

 
 

Jornalismo com ética e solidariedade.