Theresa Catharina de Góes Campos

 

 

 
Camila Farani : Onde você se encontra no mercado de trabalho do futuro?


De: Camila Farani via LinkedIn
Date: qui., 11 de mai. de 2023 
Subject: Onde você se encontra no mercado de trabalho do futuro?
LinkedIn
Theresa Catharina de GÓES CAMPOS

NEWSLETTER NO LINKEDIN

Camila Farani no LinkedIn
Camila Farani no LinkedIn
Conhecimento só se torna transformador, quando posto em prática!
Imagem do autor
Camila Farani
Eleita pela Bloomberg uma das pessoas mais influentes da América Latina | Shark Tank Brasil por 6 temporadas | investidora | empreendedora | LinkedIn Top Voice
Veja o que outras pessoas estão dizendo sobre este tópico: Abrir no LinkedIn
Imagem de capa da newsletter

Onde você se encontra no mercado de trabalho do futuro?

O mundo e o mercado de trabalho estão mudando intensamente e você provavelmente percebeu esses movimentos. De acordo com um levantamento da Mckinsey, um a cada 16 trabalhadores terá que mudar de ocupação até 2030. Sair da zona de conforto e se reinventar é a nova regra.

Dessa forma, já está claro que o que nos trouxe até aqui não vai nos levar adiante. Mas como se preparar? Ainda que não seja possível prever todas as mudanças que podem afetar a sua carreira, é possível ler o mercado e entender quais serão os maiores desafios. 

Essa é uma conversa que tenho constantemente com empreendedores, onde destaco a importância de saber ler o mercado. Só assim é possível conduzir a empresa em um mundo tão volátil. O mesmo princípio vale para você e sua carreira. Afinal, você também precisa saber gerir a sua trajetória e se conduzir para o próximo nível.

Vamos entender algumas das principais tendências para o mercado de trabalho nos próximos anos, para que você possa se adaptar e prosperar.

Tecnologia e meio ambiente afetarão as ofertas de trabalho

Esses serão dois fatores extremamente influentes nos próximos anos, podendo aumentar as ofertas de trabalho em alguns setores.

O meio ambiente e a sustentabilidade serão drivers de mudanças, principalmente com a maior aplicação do ESG  nas empresas. De acordo com a Harvard Law School, 26% dos investidores consideram o ESG essencial ao decidir em que empresas irão aportar. A tendência é que essa preocupação se torne cada vez maior, abrindo oportunidades para profissionais especialistas na área.

A tecnologia também será propulsora de mudanças e vai sim aumentar a oferta de empregos. Afinal, profissionais preparados serão essenciais na aplicação dessas inovações no dia a dia. Aqueles que tiverem conhecimento e usarem as ferramentas para resolver problemas de uma maneira rápida vão sair na frente.

Criatividade será a palavra de ordem

Em um cenário disruptivo, onde tudo muda a todo momento, a criatividade será uma das habilidades mais desejadas. 

De acordo com um levantamento do World Economic Forum, a criatividade e o pensamento analítico serão duas habilidades extremamente desejadas pelas empresas. Profissionais observadores, que entendam os cenários e possíveis caminhos a serem percorridos vão ser cada vez mais essenciais.

Outras habilidades como resiliência, flexibilidade, motivação e lifelong learning também foram citadas. Percebe que o que é exclusivo do humano será cada vez mais valorizado? Com a tecnologia assumindo tarefas operacionais, as habilidades humanas precisam ser mais aprimoradas.

Carreiras com alto grau de especialização são o caminho

Carreiras em alguns setores podem ter um curva de crescimento. Áreas como:

  • Saúde
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Engenharia
  • Matemática

Esses setores serão importantes para a implantação de uma economia mais verde e para o cuidado com a população em um cenário de aumento da expectativa de vida, por exemplo. 

Se você não é de nenhuma dessas áreas, não se desespere. O objetivo central é entender que a especialização é o melhor caminho para prosperar no mercado do futuro. A expectativa é que, nos próximos 5 anos, 25%...

Conhece alguém que possa se interessar por esta newsletter? Compartilhe-a!
Compartilhe esta série no LinkedIn Compartilhe esta série no Facebook Compartilhe esta série no Twitter
 

Jornalismo com ética e solidariedade.