Theresa Catharina de Góes Campos

 

 

 
Reynaldo Domingos Ferreira:
Por que é um erro usar o cartão de crédito para pagar a compra do supermercado?

De: Reynaldo Ferreira
Date: seg., 14 de ago. de 2023
Subject: Fwd: Por que é um erro usar o cartão de crédito para pagar a compra do supermercado?

Repassando: O presidente do Banco Central, Robert Campos Neto, anunciou, esta semana, que vai acabar com o cartão de crédito rotativo, tendo em vista o alto nível de inadimplência, gerado por ele, nos bancos, os quais, por sua vez - isso Campos Neto não disse -, cobram juros elevadíssimos. Então, estamos diante da questão: usar ou não usar o cartão de crédito rotativo, até que acabe. A matéria, em anexo, procura orientar os consumidores sobre o assunto abordado. Na verdade, é que o poder de compra dos brasilleiros caiu muito, principalmente nos três governos anteriores. Se o cartão de crédito efetivamente for extinto, a quebradeira das redes de supermercados, principalmente, vai ser enorme. Leiam a matéria.

https://misteriosdomundo.org/por-que-e-um-erro-usar-o-cartao-de-credito-para-pagar-a-compra-do-supermercado/

"(...)Use seu cartão de crédito com sabedoria, e ele se torna uma ferramenta conveniente e benéfica. Use-o mal, e pode levar a uma rápida espiral de dívida.
(...)"
---------

 

De: Reynaldo Domingos Ferreira
Date: ter., 15 de ago. de 2023 
Subject: Fwd: Por que o rotativo do cartão está na mira do governo e do BC
 
Repassando: Continua a novela da possivel extinção do cartão de crédito rotativo, anuciada pelo presidente do Banco Central do Brasil.  Essa matéria do UOL amplia, sem dúvida, o número de setores, que emitem suas opiniões sobre o assunto.O crédito rotativo é, segundo Haddad, ö maior problema de juro no país de hoje. Mas, é preciso observar, como diz a matéria do Uol, que o cliente só entra no rotativo do cartão, quando não paga toda a fatura. A culpa, portanto, como observa ainda um amigo, aposentado do Banco Central, "não é do cartão! "... E não é mesmo.É do comprador compulsivo, do que não tem mãos a medir, daquele que não consegue gerenciar a sua vida econômica, como uma parcela grande da população do país. Leiam a matéria.
 Reynaldo Domingos Ferreira
 
 
" (...)Crédito rotativo é o "maior problema de juro" no país hoje, segundo Haddad. O ministro da Fazenda tem cobrado uma redução das taxas cobradas para quem atrasa o pagamento das contas do cartão, por entender que elas contribuem para o superendividamento da população e prejudicam os mais pobres. A taxa média de juros do crédito rotativo cobrada pelos bancos chegou a bater 455% ao ano. 
No mês passado, a inadimplência na modalidade ficou em 49,1%.(...)"
 

Jornalismo com ética e solidariedade.