Theresa Catharina de Góes Campos

 

 

 
Joel Jota: Liderança não é um cargo, é uma conquista!

De: Joel Jota via LinkedIn
Date: qua., 16 de ago. de 2023
Subject: Liderança não é um cargo. Liderança é uma conquista!
LinkedIn
Theresa Catharina de GÓES CAMPOS

NEWSLETTER NO LINKEDIN

Profissional Alta Performance
Profissional Alta Performance
O melhor conteúdo para alcançar a alta performance e alavancar a carreira profissional.
Imagem do autor
Joel Jota
Empresário e Investidor.
Veja o que outras pessoas estão dizendo sobre este tópico: Abrir no LinkedIn
Imagem de capa da newsletter

Liderança não é um cargo. Liderança é uma conquista!

Liderança não se trata apenas de um cargo, uma posição de autoridade ou o uso do poder para controlar os outros. Liderar é a capacidade de influenciar, inspirar e guiar outras pessoas a alcançarem um objetivo comum. E todo ser humano é capaz de exercer liderança, seja liderando uma equipe, projeto ou até a si mesmo.

No universo corporativo, uma boa #liderança ajuda a melhorar a comunicação, aumentar a produtividade e a eficiência, além de promover um ambiente de trabalho positivo e colaborativo.

Os 3 principais estilos de liderança

Autocrática

Neste estilo de liderança, a equipe tem pouca ou quase nenhuma participação nas tomadas de decisão. Isso pode trazer mais agilidade nos processos, já que as decisões dependem apenas do líder.

A liderança autocrática contribui para o desempenho dos profissionais que acabaram de ser contratados ou aqueles com pouca experiência. Por outro lado, o líder é visto como ditador e os membros da sua equipe podem se sentir desvalorizados e insatisfeitos por não terem autonomia.

Democrática

Na liderança democrática, todos os membros do time participam das tomadas de decisões. Além dos resultados e da execução das tarefas, o líder se preocupa também em motivar, orientar e satisfazer a equipe.

A grande vantagem é que o time liderado de forma democrática tende a apresentar maior rendimento e qualidade de trabalho. Entretanto, esse tipo de liderança exige um nível maior de maturidade da equipe, já que mais pessoas participam do processo de tomar decisões.

Liberal

O oposto do líder autocrático, o liberal confia na autogestão de cada profissional e na equipe, ao dar autonomia total para que eles tomem as decisões. As vantagens desse modelo de liderança é a redução da burocracia e descentralização do poder.

Por outro lado, o líder liberal pode ser visto como omisso. Pois a equipe se sente desorientada e a falta de orientação pode causar baixa produtividade e resultados. Sendo assim, esse estilo de liderança é recomendado para especialistas e profissionais experientes.

Como desenvolver habilidades de liderança

  • Participe de treinamentos: Esteja sempre disposto a aprender coisas novas. Participe de treinamentos, workshops, cursos para adquirir novas habilidades, técnicas e conhecimentos para desenvolvimento de liderança.
  • Escuta ativa: Ouça as sugestões, ideias e comentários dos membros da equipe e colegas de trabalho e observe os pontos que necessitam de melhorias. Ser líder não é ser sempre o centro das atenções. Observe também outras formas de comunicação, como linguagem corporal e contatos visuais.
  • Assuma mais responsabilidades: Não assuma mais do que você pode lidar, mas faça mais do que está no descritivo do seu cargo. Sair da zona de conforto é uma ótima maneira de aprender coisas novas.
  • Seja exemplo: Lidere pelo exemplo. Seja disciplinado, cumpra os prazos, apresente-se de maneira adequada, não chegue atrasado e tenha a cultura da empresa.
  • Capacite a equipe: Assim como você, sua equipe também precisa estar atualizada. Incentive-os a buscar conhecimento, cursos e treinamentos.
  • Reconheça quando falhar: Assuma suas falhas abertamente e tome medidas para corrigi-las. Até mesmo os grandes e mais poderosos líderes cometem erros. Um bom líder é capaz de reconhecer seus sucessos e fracassos.
  • Seja apaixonado: Demonstre paixão por tudo que faz, inclusive em sua busca por aprender como desenvolver a liderança. Seu desejo ficará claro para a equipe e irá inspirá-los a melhorar suas próprias habilidades.
  • Defina objetivos concretos: O resultado não será alcançado se você não traçar um caminho. Invista tempo esclarecendo seus objetivos e os solidificando.

Mulheres na liderança

Em maio, a Revista Forbes divulgou o crescimento da liderança feminina no Brasil.

Segundo estudo realizado pelo Insper, Panorama Mulheres 2023, a participação das mulheres em cargos de liderança e na presidência das empresas cresceu de 2019 a 2022. As mulheres passaram de 13% a 17% dos CEOs do país.

Em 2020, com a pandemia de Covid-19, houve um retrocesso na equidade de gênero no mercado de trabalho em diversos países. Esse crescimento pode ser visto com otimismo, mas ainda há um longo caminho pela frente quando o assunto é diversidade.


 

📚 Quer aprender mais? Dia 21 e 22/08 farei a imersão Líder de Alta Performance. Ideal para quem quer se aperfeiçoar e alavancar sua carreira. Clique aqui e inscreva-se agora.

🤳🏽 Nas redes sociais: Por que algumas pessoas têm sucesso na vida?

📽️ Indicação de Podcast: Liderança, vendas e modelo de negócios - Aprenda as melhores práticas para se desenvolver na carreira.


 

Conhece alguém que possa se interessar por esta newsletter? Compartilhe-a!
Compartilhe esta série no LinkedIn Compartilhe esta série no Facebook Compartilhe esta série no Twitter
LinkedIn
© 2023 LinkedIn Ireland Unlimited Company, Wilton Plaza, Wilton Place, Dublin 2 - Irlanda. LinkedIn é um nome comercial registrado da LinkedIn Ireland Unlimited Company. LinkedIn e o logo do LinkedIn são marcas registradas do LinkedIn.

 

 

Jornalismo com ética e solidariedade.