Theresa Catharina de Góes Campos

 

 

 
O compromisso humano - Nova Acrópole DF

De: Nova Acrópole DF
Date: seg., 1 de jan. de 2024 
Subject: #84 - O compromisso humano

 

"Toda pessoa fiel a si mesma sabe que deve dar um sentido à sua existência, de modo a passar entre os vivos e transitar até os mortos deixando um rastro escrito de obras perenes.” – Delia Steinberg Guzmán

  

Iniciamos um novo ano, e em todos os âmbitos temos a tentação imediata de renovar, limpar e melhorar tudo o que nos rodeia. Sentimos a necessidade de purificar nosso mundo interior, para que as escórias do passado deem lugar às novas experiências que haverão de levar-nos a um futuro mais válido.

Então, propomos começar os dias de 2024 meditando sobre o significado profundo dos compromissos humanos.

Para isso, devemos assinar um pacto com a vida, com o nosso Eu, com Deus, devemos nos unir a uma ideia, lutar por ela, em uma palavra: viver e morrer por essa ideia.

Isto é um compromisso. Isto é uma verdadeira união. Isto é o amor. Isto é força e coragem. Isto é o que, levado a cabo, apaga a angústia e o temor de não saber para quê e nem porque passam os dias, ainda que corram inevitavelmente conduzindo-nos, mesmo contra nós próprios, às margens de um mistério que chamamos de morte.

As pessoas têm aversão aos compromissos porque assumem que as promessas definitivas, de certa forma, tiram parte da sua liberdade. Mas que liberdade pode ser perdida quando não se sabe para o que é que se vive?

É muito válido fazer um compromisso sincero com a ideia que resuma os nossos anseios, ainda que nos equivoquemos, ainda que soframos, ainda que tenhamos de começar de novo de uma a mil vezes.

É por meio da dor que se aprende, ainda que nem sempre a dor seja necessária para chegar a aprender. Recorramos a essa Acrópole ideal, construída com as almas e a sabedoria dos grandes nomes da história, e então teremos feito render o esforço daqueles que vieram antes de nós, em benefício do nosso próprio crescimento.

Mas subir a esta Acrópole é um compromisso com nós mesmos, que nos tornamos herdeiros desses fazedores de montanhas espirituais, e um compromisso com a história que dependerá de tudo o que criamos neste momento.

Acrópole é o produto de pessoas que sabem assumir os seus compromissos: Acrópole é a plasmação desses compromissos que transformam em seres humanos aqueles que sabem que não há maior liberdade do que entregar-se a um ideal superior.

 

 Delia Steinberg Guzmán

 

  

Podcast: Reflexões filosóficas sobre o Ciclo do Ano Novo. Ano Novo chegando, muitas expectativas e desejos sobre um futuro próximo. Normalmente atrelamos a causas externas nossa felicidade, particularmente com a esperança de que venha um ano melhor do que o ano que passou. Mas, não teríamos nós um papel decisório nessa mudança? Participantes: Uibirá Barreto e Danilo Gomes

Vídeo curtinho: Tenha metas e sonhos – dicas de renovação. Com pouco mais de 6 minutos, a Professora Lúcia Helena Galvão reflete sobre o Ano Novo e a renovação, com 16 dicas preciosas. Sabemos renovar? Como renascer a cada ciclo?

Poema: Receita de Ano Novo. Carlos Drummond de Andrade. “Para você ganhar belíssimo Ano Novo / cor do arco-íris, ou da cor da sua paz, / Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido / (mal vivido talvez ou sem sentido) / para você ganhar um ano...” Vale a pena conferir na íntegra.

Vídeo-palestra: Reflexões sobre a leveza. Em 2024, acrescente leveza em sua vida! Para começar bem o novo ano, que tal refletir com a professora Lúcia Helena Galvão sobre como participar com leveza no fluxo da vida? Nesta nova palestra, conheça a visão e os conselhos de vários sábios sobre o tema.

 

 

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO:  

 

    

 

   

 

Clique aqui para acessar as edições anteriores da Newsletter

 
 

Jornalismo com ética e solidariedade.