Theresa Catharina de Góes Campos

 

 

 
O Livro de Tobias – na Bíblia Católica
 

"(...) Tobit e Ana exultam de alegria pela volta do filho e acolhem com muito carinho a nora, sua nova filha. Novamente festejaram o casamento de Tobias e Sara, durante sete dias.

4) Epílogo (Tb 12-14): Chegou o momento de acertar as contas com Azarias, o qual revela sua identidade, dizendo que é o anjo Rafael. Tobit eleva a Deus bonito salmo de louvor e, depois de ter dado as últimas instruções ao filho, morre com idade avançada. Após a morte dos pais, Tobias, junto com sua esposa, vai morar com seus sogros Raguel e Edna, em Ecbátana.

O livro de Tobias apresenta uma bonita história de duas famílias que estreitam seus laços depois do casamento dos filhos. São exemplos de cuidado e respeito mútuos e de solidariedade. Os filhos cuidam e tratam os pais com muito carinho e amor. São famílias que ensinam o respeito pelos mortos e valorizam o matrimônio. O sentimento de família se exprime com muita emoção e encanto. São famílias que revelam suas qualidades, preocupações, dificuldades e esperanças que todas as famílias podem passar."

 

 

 
Das histórias todas da Bíblia, a mais linda, a respeito dos anjos, é a que nos é contada no livro de Tobias:
 
" (...)Tobias, filho de Tobit, nunca pensou em Sara. Da mesma forma, Sara jamais havia pensado em Tobias. Os dois estavam separados por longas distâncias. A oração os uniu diante de Deus e o Anjo Rafael foi enviado para curar-lhes. Igualmente, nossas orações não ficam sem respostas; assim como aconteceu com Tobit e Sara.(...)"
 

Jornalismo com ética e solidariedade.