Theresa Catharina de Góes Campos

 

 

 
Nova Acrópole DF: Motivações
 
De: Nova Acrópole DF
Date: seg., 8 de abr. de 2024 
Subject: #98 - Motivações
 

"Observa o teu interior. A fonte do bem está em teu interior, fonte capaz de jorrar sempre, desde que tu caves sempre." – Marco Aurélio 

 

Motivação e desmotivação são os fatores que determinam nossas condutas, nossos gestos, nossa forma de falar e até nossa forma de encarar a vida.

É verdade que todos nós necessitamos de uma causa que dê sentido à vida. A questão está em procurar boas causas e raízes estáveis.

Se os motivos são estranhos e externos a nós, viveremos em eterna dependência. Nosso mundo circundante se tornará um fenômeno atmosférico que estabelecerá nossos dias ensolarados e os tempestuosos, nossas alegrias e nossas angústias. Isso para não falar da dependência de outras pessoas. As motivações externas são, infelizmente, passageiras e instáveis e não servem de suporte para a vida.

As motivações internas surgem de nossas ideias e sentimentos escolhidos e assumidos por aprendizagem e decisão, pela experiência e perspectivas de futuro.

São estados de consciência que não se baseiam apenas na satisfação de necessidades primárias, mas que vão além dos instintos, dos sentidos, das emoções triviais ou das ideias da moda.

A melhor das motivações é um Ideal de Vida que coloca em jogo todas as nossas capacidades, que ocupa todo o nosso ser e que nos oferece finalidades a curto, médio e longo prazo, dando um sentido útil, poderoso e eficaz às nossas ações.

A filosofia é uma motivação permanente, porque a busca da Sabedoria é um caminho que nunca termina e que, ao contrário, apresenta metas sempre renovadas, oportunidades constantes de correção e renovação, de aprendizado e experiência, de afirmação e felicidade.

Vamos de fora para dentro e convertamos as motivações em causas, as causas em raízes, as raízes em fundamentos, os fundamentos em finalidades, as finalidades em evolução. Este é um verdadeiro caminho filosófico, um excelente motivo para viver. 

Adaptado de Delia Steinberg Guzmán

 

  

 Livro: Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. Clarice Lispector. Lóri, a protagonista deste livro é motivada por uma busca interior por autenticidade e amor verdadeiro. Ela enfrenta uma jornada de autoconhecimento e aceitação, aprendendo a superar a vergonha e a repressão para se conectar com seus sentimentos mais profundos. Esta jornada é facilitada por Ulisses, que serve como um guia, mas a verdadeira transformação vem de dentro de Lóri.

Filme: A felicidade não se compra. 1947. Clássico considerado um dos filmes mais inspiradores da história do cinema. Narra a curiosa vida de George Bailey, um homem que tinha grandiosos sonhos enquanto criança, mas ao crescer foi desistindo de cada um deles e decide se suicidar. Um anjo aparece bem na hora em que o protagonista está prestes a se jogar de uma ponte e o leva a uma realidade paralela que o faz perceber as verdadeiras motivações que devem guiar nossas vidas.

Vídeo-palestra: O poder da vontade. Explore nesta palestra o poder da vontade humana como uma força transformadora em nossas vidas. Descubra como a determinação e o foco podem nos ajudar a superar obstáculos e atingir nossos objetivos. Aprenda a desenvolver e fortalecer sua vontade para criar mudanças duradouras e significativas em sua vida.

Vídeo curtinho: Você age no mundo das causas ou das consequências? Neste trecho a Professora Lúcia Helena Galvão nos orienta e nos guia no sentido de vivermos com base nas causas, das quais participamos e temos responsabilidade, e não com base nas consequências, que são externas a nós e podem nos confundir pelo caminho.

Vídeo-palestra: Vida e obra de Alma-Tadema. Grandes mestres artistas sempre nos inspiram por terem alcançado níveis de técnica e sensibilidade quase inimagináveis para nós. Por isso, para aprender com eles, podemos estudar sobre suas vidas e o que os motivaram a continuar e terminar cada uma de suas diversas obras, como algumas do grande mestre Alma-Tadema que demoraram 4 anos para serem terminadas.

Pintura: A Hearty Welcome. Sir Lawrence Alma-Tadema. Muitas eram as motivações de Alma-Tadema ao pintar suas grandes e longas obras de arte, como a documentação de períodos históricos, retratar belas cenas e expressar a beleza que via em todos os momentos, até após um desastre. No link encontrará uma breve análise deste lindo quadro. 

 

 CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO:  

 

   

 

   

 

Clique aqui para acessar as edições anteriores da Newsletter

 
 

Jornalismo com ética e solidariedade.