Theresa Catharina de Góes Campos

 
     
Santos = Dumont Designer no Museu da Casa Brasileira

São Paulo, 03 de maio a 02 de julho de 2006
 
   
  14-bis
     

O Museu da Casa Brasileira vai se unir às comemorações do centenário do vôo do 14-bis com uma exposição que terá um enfoque inédito: vai mostrar que Alberto Santos Dumont foi um designer completo, pioneiro na atividade em nosso país. Com concepção e montagem do artista Guto Lacaz, a exposição "Santos=Dumont Designer" ocupará o Museu de 2 de maio a 2 de julho.

Conhecido pela maneira multimídia de tratar temas que lidam com a parafernália tecnológica, Guto Lacaz concebeu uma cenografia capaz de traduzir para o público a genialidade e inventividade de Santos Dumont. Modelos em escala dos aviões 14-bis e Demoiselle poderão ser vistos voando dentro de dois túneis de vento. Duas centenas de miniaturas do Demoiselle demonstrarão que este foi um projeto concebido para ser reproduzido. No jardim de 6.600 m2 do Museu, será recriado o ambiente do Campo de Bagatelle, em Paris, com a demonstração animada de vôos do 14-bis. Outro destaque é o modelo em escala do Dirigível nº 6 que estará nas proximidades de uma torre Eiffel estilizada, instalada numa base giratória.

  Demoiselle
     

"A beleza do design de Santos Dumont é o resultado da relação entre economia de meios, leveza de execução e clareza de objetivos. Em suma, da simplicidade", diz Guto Lacaz, que há 14 anos "descobriu" os talentos de Santos Dumont e desde então vem estudando em profundidade a sua obra. "A elegância e a unidade do conjunto da obra de Santos Dumont surpreende ao revelar a multiplicidade de seus talentos, motivo de orgulho e admiração dos brasileiros pelo seu pioneirismo na área tecnológica", acrescenta ele. Lacaz observa que Santos Dumont não só projetou, como também construiu e pilotou cada uma das 22 aeronaves que criou ao longo de 10 anos, "portanto tinha consciência total do produto".

Adélia Borges, diretora do Museu da Casa Brasileira, afirma que "o conhecimento de mecânica, de tecnologia e de materiais habilitava Santos Dumont a materializar soluções para diferentes necessidades em objetos ou mecanismos perfeitamente funcionais. Um raro senso de elegância, por sua vez, permitia-lhe ir além da praticidade para se distinguir também pelo apuro das formas. Somadas, essas habilidades tornam Santos Dumont um designer na mais completa acepção da palavra". É por essa convicção que em 2003, ao assumir a direção da única instituição museológica do país especializada em design, uma de suas primeiras ações foi convidar Guto Lacaz para conceber uma exposição voltada a esse personagem que, na visão de ambos, deveria ser escolhido como "o patrono do design brasileiro".

  Dirigível n° 6 contorna a Torre Eiffel
     

A mostra se tornou realidade com o patrocínio cultural da Aços Villares, empresa que homenageia e valoriza a genialidade de Santos Dumont. Na sua época, o inventor investiu no desenvolvimento tecnológico e na pesquisa, tornando-se pioneiro em várias áreas, características que estabelecem relação direta com a Aços Villares, sempre preocupada em estar à frente de seu tempo, em busca da constante inovação. O projeto conta ainda com o apoio cultural dos Laboratórios Stiefel.

O projeto envolveu nomes como Fernando Martini Catalano, PhD em aerodinâmica, e professor de Engenharia Mecânica da USP – São Carlos, que fará parte das instalações da exposição, e Henrique Lins de Barros, físico e pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro, que prestou consultoria. A empresa Elo3 coordenou toda a produção da exposição e viabilizou sua realização.

A grafia do nome escolhida por Guto Lacaz vem da reprodução de uma assinatura do próprio aviador. Descendente de franceses por parte do pai e de brasileiros por parte da mãe, Alberto gostava de expressar que, em sua visão, ambas as nacionalidades tinham igual peso. Em alguns momentos agregou os dois sobrenomes com um hífen (Santos-Dumont), em outros colocou o sinal de igual (Santos=Dumont).

  Demoiselle em vôo
     

Túneis de vento

Na sala central do MCB, haverá dois túneis de vento.

Num deles, estará o modelo em escala do 14-bis. Como se poderá observar, seu vôo é quase em marcha-ré, exatamente como aconteceu no dia 23 de outubro de 1906 no Campo de Bagatelle, em Paris.

No outro túnel de vento, estará o modelo em escala do Demoiselle, de 1907, o primeiro modelo de aeronave a ser produzido em série, aproximadamente 200 unidades. Santos Dumont não patenteou nenhuma de suas criações, pois achava que a humanidade poderia e deveria se beneficiar com elas. No caso do Demoiselle, foi além e publicou seus desenhos técnicos, deixando assim as pessoas livres para fabricá-lo. O Demoiselle – que recebeu esse nome por sua graciosidade e semelhança com as libélulas - tornou-se, assim, o primeiro avião popular.

Vôos animados no jardim do MCB

Nos 6.600 m2 do jardim do Museu da Casa Brasileira será recriado o ambiente do Campo de Bagatelle, em Paris. Duas vezes ao dia, serão realizadas demonstrações mecânicas dos vôos do 14-bis, com modelos em escala. Serão dois trilhos, nos quais o 14-bis correrá.Um deles reproduz o vôo feito na manhã de 23 de outubro de 1906, quando Santos Dumont não conseguiu vencer a prova. O outro é o vôo realizado no mesmo dia à tarde, quando o 14-bis chegou a voar 60 metros, o primeiro vôo de um objeto mais pesado que o ar.

  Guto Lacaz com modelo do balão do dirigível n° 6
     

Triciclo, dirigíveis e hidroplano

Na exposição também haverá uma simulação da primeira experiência de Santos Dumont com a possibilidade de voar. O modelo em escala de um triciclo movido a petróleo suspenso numa árvore prova que o motor a gasolina poderia ser utilizado em um dirigível.

Haverá, ainda, um modelo em escala do hidroplano construído em 1907 e testado com três flutuadores. Um modelo em escala do Dirigível nº 6 estará nas proximidades de uma torre Eiffel estilizada, instalada numa base giratória, lembrando o momento em que, em 19 de outubro de 1901, Santos Dumont provou que o homem podia controlar o seu deslocamento pelos ares e conquistou o Prêmio Deutsch.

Além dos engenhos aeronáuticos, a exposição exibe outras criações de Santos Dumont. Ele teve a idéia de fazer um hangar com porta de correr, que será mostrado num modelo em escala, e a mesa multifuncional que projetou para trabalhar em sua Casa Encantada (Petrópolis, RJ). Estará na mostra também seu próprio figurino. Como era um esteta, na definição de Guto Lacaz, fazia questão de desenhar as golas de suas camisas, que lhe davam uma elegância impar. A exposição contará ainda com vídeo, painéis, plantas e desenhos técnicos.

  Projeto original do Demoiselle
     

Realização e doação do acervo

"Santos=Dumont Designer" é uma realização da Elo3 Integração Empresarial, que formatou o projeto com a proposta de oferecer cultura de forma inclusiva e duradoura. "Nossa preocupação e convicção é de que os investimentos em cultura devam ser melhor aproveitados. É o que garantimos, neste projeto, com a formação de multiplicadores e a possibilidade de acesso à obra de Santos Dumont a gerações futuras", afirma Soraya Galgane, da Elo3.

Com a preocupação de não deixar que o interesse por Santos Dumont desapareça após as comemorações pelo centenário do vôo do 14-bis, a Elo3 incluiu em seu projeto a doação de todo o acervo produzido a um espaço de visitação pública. "Juntamente com os modelos e maquetes confeccionados, serão disponibilizados os arquivos digitais de todo o material educativo, para que a entidade recebedora do acervo possa continuar o trabalho com jovens e crianças", explica Soraya. Alguns museus já sinalizaram interesse em receber os trabalhos.

  Making-off do modelo do hidroplano
     

Serviço Educativo

A mostra "Santos=Dumont Designer" terá um programa educativo especial para alunos e professores no período da exposição. Serão realizadas visitas orientadas por monitores para escolas públicas e particulares. Haverá capacitação prévia de professores, com material didático impresso para professores e alunos trabalharem o tema Santos Dumont de forma multidisciplinar, em especial nas áreas de história, português e artes. A educadora e artista plástica Vera Barros vai coordenar os trabalhos deste programa educativo, tanto na preparação dos monitores quanto na capacitação de professores.

O material pedagógico estará disponível para cópia digital para que as escolas interessadas possam reproduzi-lo. Este material é destinado a professores e alunos para que sejam realizadas atividades em sala de aula sobre a vida e obra de Santos Dumont. Os interessados podem contatar a Elo3 pelo e-mail elo3@elo3.com.br ou pelo telefone (011) 3841-2520.

Catálogo

A mostra será acompanhada de um catálogo, com edição de Guto Lacaz e texto de Adélia Borges – que, além de diretora do Museu da Casa Brasileira, é também professora de história do design. Adélia vai apresentar um resumo das realizações de Santos Dumont no campo do design e destacar as múltiplas qualidades de Santos Dumont – "arrojo, persistência, sensibilidade, excentricidade, pioneirismo, capacidade de realização, criatividade, disposição de experimentar, engenhosidade e coragem" –, que, a seu ver, o tornam um exemplo para as novas gerações. O catálogo trará ainda um Demoiselle em papel cartão para recortar e montar, peça que vai integrar as atividades educativas, e o mapa astral de Santos Dumont realizado por Oscar Quiroga.

  Modelo do balão
     

Exposição
Santos=Dumont Designer

Data e horário
Abertura só para convidados: 02 de maio, das 19h às 22h
Visitação: 03 de maio a 02 de julho de 2006
Terça a domingo, das 10h às 18h

Conferência de Henrique Lins de Barros
10 de maio, das 19h30 às 21h30, aberta ao público

Local
Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano
São Paulo SP
Fone: 11 3032-3727
Website: www.mcb.sp.gov.br

Ingresso
R$ 4,00
Estudantes: R$ 2,00
Domingo sempre gratuito

Estacionamento com vagas limitadas no local – R$ 10,00

Acesso a portadores de deficiência física

Visitas monitoradas
Fone : 3032-2564 [com Carolina Mestriner]
E-mail agendamento@mcb.sp.gov.br

 
   
   
   
         
      Data da notícia: 11/04/2006 – Fonte: Menezes Comunicação / São Paulo SP Brasil  
     
 

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