Theresa Catharina de Góes Campos

 

 

 
Reynaldo Domingos Ferreira: Noções de Precipícios





De: Reynaldo Ferreira <reydferreira@gmail.com>
Date: qua., 6 de ago. de 2025
Subject: Noções de Precipícios
NOÇÕES DE PRECIPÍCIOS

" A vergonha conserva-se na diferença dos costumes ".
Padre António Vieira, em Sermões.

É triste, repulsivo mesmo, saber que temos um Congresso inoperante, em termos de fazer cumprir, os preceitos da Constituição, o que lhe compete, ficando na dependência de um governo estrangeiro - vergonha, das vergonhas, como diria Bergman - para punir alguns poucos indivíduos, que estão se servindo de suas funções públicas, transitórias, a fim de levarem o país a uma situação insustentável.

É verdade também, nunca negada, que os homens, de uma forma geral, estão mais propensos para o mal do que para o bem, como diria Maquiavel. É o que vem acontecendo, nos últimos tempos, desde o início deste maldito Século XXI, entre nós. Os homens, que nos governam - e uma maldita mulher -, nenhum deles, não se sujeitam, em definitivo, a um juízo moral.

Sentem-se eles impossibilitados de resistirem às suas tendências naturais, primitivas e selvagens. As leis não os civilizam. Ou não os civilizaram. Para eles, se Deus não existe, como diria Dostoiévski, tudo, absolutamente tudo, é permitido, principalmente nas áreas do Executivo e do Judiciário.São eles sementes daninhas de queda, de precipícios, de desgraças, em que iremos, mais cedo, ou mais tarde, nos afundar.

Ah, que saudades nós temos de, pelo menos, um dos governos militares, que não alegava este arremedo de democracia, essa farsa diária, mas que fez o país crescer, entre as taxas de 10 a 12 por cento anuais, criou a vacinação pública, a Transamazônica, construiu a ponte Rio-Niterói, fechou o Congresso, puniu o Judiciário, torturou os terroristas urbanos, os malfeitores, os assaltantes de bancos e conseguiu, mais do que qualquer outro, aprovação popular, superior a 70 por cento.

E esse chefe de governo, saudado, no Maracanã, e mesmo pelo presidente dos EUA, Richard Nixon, no Salão Oval da Casa Branca, deixou suas funções, exatamente como nelas ingressou, isto é, recebendo apenas seus vencimentos da Reserva militar, sem mandar seus dois dignos filhos para o exterior, a fim de esconderem, como os da atualidade, as fortunas de que dispõem, produtos de atividades mais do que ilícitas, como o que vem ocorrendo agora. Esta é a mais pura, triste, trágica, das verdades!... Que Deus, Senhor nosso, nos proteja a todos nós!

REYNALDO DOMINGOS FERREIRA
advogado, jornalista, escritor
Brasília, Agosto de 2025
 

Jornalismo com ética e solidariedade.