Theresa Catharina de Góes Campos

 

 

 

VALOR SENTIMENTAL

- comentários de Reynaldo D. Ferreira e Pablo Villaça



De: Reynaldo Domingos Ferreira <reydferreira@gmail.com>
Date: qui., 1 de jan. de 2026

Repassando:

VALOR SENTIMENTAL

O comentário de Pablo Villaça, em anexo, retrata bem, em termos de enredo, de argumento, o que é esta jóia cinematográfica

“ VALOR SENTIMENTAL “, do cineasta norueguês, Joachim Trier, sem dúvida alguma, um dos melhores filmes do ano, que já passou.

Nele, Trier compõe, antes de tudo, a meu ver, um verdadeiro, comovente, hino de amor ao teatro e ao cinema. Ganhador do Prêmio do Grande Júri do Festival de Cannes, em termos de linguagem cinematográfica, o filme é tocado por discreta influência da do sueco Ingmar Bergman, porém bem menos niilista.

O roteiro também elaborado por Trier, pareceu-me estruturado na obra de Ibsen - a atriz, que sempre surta, antes de pisar no palco, tem o mesmo nome, Nora, da protagonista de " Casa de Bonecas “, e na dramaturgia de Tchekov, principalmente em “ As Três Irmãs “.

Como bem destaca Villaça, em seu comentário, a casa da família ganha, pela narrativa, a característica de verdadeira personagem, na medida em que faz reviver todas as dramáticas recordações da família do cineasta, que a ela volta, depois de se ver frustrado em suas realizações cinematográficas.

Mas, narcisista, ainda assim, ele volta, com um roteiro pronto, que pretende rodar, no qual aparentemente focaliza os tais momentos dramáticos da família, tanto assim, que logo se surpreende com a recusa da filha atriz em aceitar fazer, interpretar, por razões sentimentais, o papel da personagem, que lhe foi destinado.

As atrizes são magníficas, em sua realística interpretação. A trilha sonora sublinha com propriedade a narrativa de Trier, que tirando também efeito da qualidade da fotografia, mantém segura, por todo o tempo, a atenção da plateia, a qual, ao final, não tem como deixar de explodir em fortes aplausos. É ver para conferir.


Pablo Villaça (@pablovillaca) 148 likes · 4 replies

https://share.google/0P7w0v1KHd1LV1caV
 

Jornalismo com ética e solidariedade.