Theresa Catharina de Góes Campos

 

 

 
Reynaldo Domingos Ferreira: LEMBRANÇAS DO CORO SINFÔNICO DA UnB



De: Reynaldo Ferreira <reydferreira@gmail.com>
Date: qui., 5 de fev. de 2026
Subject: Assista a "Maestro David Junker" no YouTube
To: abdiel rocha <abdielrochareis@gmail.com>


LEMBRANÇAS DO CORO SINFÔNICO DA UnB

Ah, meus tempos,
como integrante do Coro Sinfônico da UnB, sob a regência do maestro David Junker!

Vejam o vídeo, no YouTube, de uma de nossas apresentações, de Carmina Burana, no Teatro Nacional, de Brasília.

Na data de 28 de maio, de 1994, às 20,00h, cantamos, no Carnegie Hall, de Nova York - uma das melhores salas de concertos do mundo - a “ Missa de Réquiem “, do Padre José Maurício Nunes Garcia, tido, nos EUA, como o Maior Compositor, do período Clássico, das Américas, sob a regência do maestro David Junker, e o “ Glória “, do maestro, compositor, sacro, britânico, John Rutter, que veio de Londres, para nos reger.

Foi, para mim, uma emoção forte pisar o palco, inaugurado por Piotr Ilitch Tchaikovsky, um dos meus compositores preferidos. Além do Carnegie Hall, cantamos também em duas igrejas de Nova York.

Ah, os tempos passam! Mas as lembranças ficam!… E como ficam!…Pois a nossa luta para chegarmos ao Carnegie Hall foi enorme. Na época, não havia o forte esquema de corrupção, que vige hoje, na área cultural, promovida pela Lei Rouanet.

Éramos 200, os integrantes do Coro. Cada um se encarregava de cobrir o preço, abatido, de sua passagem, em troca da promoção da hoje extinta Transbrasil. Os de menores recursos foram ajudados pela renda de churrascos e rifas, realizados, durante três finais de semana, no campus da UnB.

E para cobrir o preço da hospedagem, em Nova York, o Ministério da Educação liberou uma verba suplementar para a UnB. Em vista disso, o Coro , dois dias antes da viagem, foi ao Palácio do Planalto para cantar um trecho da “ Missa de Réquiem “, do Padre José Maurício, em agradecimento ao presidente da República, Itamar Franco.

A Transbrasil programou a viagem do Coro em três dias seguidos. Como eu fazia parte da comissão organizadora, viajei no último dia.

Quando chegamos ao hotel, já lá se encontrava o maestro inglês, John Rutter, para dar início ao ensaio, sob sua batuta, de sua peça " Glória “. Terminada a audição, Rutter se disse emocionado, afirmando que nunca ouvira antes a sua peça cantada com tanta paixão e perfeição. Valeu! R.D.F.

https://youtube.com/@maestrodavidjunker?si=rTPJ_nsL4wilI2iA
 

Jornalismo com ética e solidariedade.