Theresa Catharina de Góes Campos

  AQUAMARINE
(Divulgação - Fox Filme)
Cinema
http://www.moviecom.com.br/cinema/
 
AQUAMARINE é a história de Claire (Emma Roberts) e Hailey (Joanna 'Jojo' Levesque), duas grandes amigas com 13 anos de idade que embarcam na aventura de suas vidas quando elas descobrem uma sereia (Sara Paxton) chamada Aquamarine numa piscina, perto da praia. Aquamarine veio parar na praia depois que uma grande tempestade se abate sobre o clube de praia de uma pequena cidade na Flórida onde Claire vive com seus avós. Claire e Hailey estão tentando aceitar a partida iminente de Hailey: ela irá se mudar para Austrália com sua mãe, uma bióloga marinha, depois deste último final de semana de verão.

A linda sereia de cabelos azuis e 18 anos fugiu de sua casa um pouco antes de seu casamento arranjado, em busca do verdadeiro amor. Se ela pudesse provar para seu pai que o amor não é um mito, ele vai permitir que ela abandone seu casamento submarino, mas ela só terá 3 dias para provar isso a ele. Aqua então recruta a ajuda de Claire e Hailey, que dizem saber tudo sobre relacionamentos - a partir das páginas de revistas que elas lêem e citam diariamente.

Aqua acaba escolhendo o salva-vidas do clube Capri, Raymond (Jake McDorman). E quando Aqua promete dar a Claire e Hailey o desejo de sua escolha se elas a ajudarem a conquistar Raymond, as garotas aceitam essa oportunidade prontamente - porque a não ser que algo mágico aconteça, Hailey irá se mudar.

Ensinar a Aquamarine todos os detalhes para atrair um homem acaba sendo mais difícil do que parecia a princípio. Com poucos dias até a 'última balada' do clube de Capri, a festa que celebra o final do verão, Raymond deve confessar seu amor por Aquamarine ou, do contrário, as duas amigas não conseguirão o que desejam. As garotas fazem então um esforço para lembrar de tudo que sabem e dão a Aquamarine um curso intensivo em romances terrestres. Esse curso inclui técnicas infalíveis como "A risada e o passeio" e "Elogie e suma". Também temos toda uma transformação no penteado e o guarda-roupa de Aqua - além de enfrentar as intrigas de Cecília, a competidora principal de Aqua pelas afeições de Raymond.

As garotas esperam que contanto que a Aquamarine possa ficar com suas pernas terrestres a maior parte do tempo e assim evitar de mostrar sua enorme cauda mitológica, todos irão conseguir que seus desejos se realizem. Mais importante, elas aprendem algumas lições importantes sobre o poder da amizade, a verdadeira mágica do amor - e a importância de caminharam com as próprias pernas.

A trajetória de AQUAMARINE começou com o elogiado livro da autora Alice Hoffman, cujos outros livros incluem Da Magia À Sedução e Seu Amor, Meu Destino que já haviam sido antes adaptados para o cinema. A Fox 2000, que detinha os direitos do livro de Hoffman, mandou uma cópia deste, junto com um roteiro preliminar, para a diretora Elizabeth Allen. Embora Allen não tivesse dirigido um filme ainda, o estúdio havia ficado impressionado com seu curta premiado Eyeball Eddie, e vinha procurando um projeto no qual pudesse colaborar.

 
 
Elizabeth Allen adorou o material de imediato. "Fiquei tão inspirado pela história, realmente falou comigo", conta Allen. "Eu achei que seria maravilhoso explorar esse relacionamento entre duas grandes amigas, e assistir essas garotas adotarem sua própria individualidade e aprenderem a ter orgulho em quem são".

"Também fiquei entusiasmada pelo potencial visual único da história. É uma chance para fazer algo que não vemos nas telas com muita freqüência, especialmente em filmes dirigidos a garotas e adolescentes. Na verdade, parecia o tipo de filme que eu gostaria de ter visto quando tinha essa idade!".

A produtora Susan Cartsonis, que embarcou no projeto depois que Allen o havia aceito, também se sentiu atraída pelos fortes personagens femininos da história. "Sempre me senti atraída por filmes que mostram mulheres com personalidade", conta Cartsonis, que já foi executiva de produção da Fox. "Quando trabalhava no estúdio, eu defendi filmes que eram sobre mulheres que acabavam tomando conta de suas próprias vidas, de uma maneira de outra - como Feito Cães E Gatos e Buffy, A Caça-Vampiros. Depois que saí, produzi filmes com temas semelhantes como Onde Mora O Coração e Do Que As Mulheres Gostam. AQUAMARINE, ainda que tenha uma história completamente original, reflete um tema que me é muito próximo, e ele tem o potencial para influenciar sutilmente e divertir as jovens de maneiras positiva."

Depois que Elizabeth Allen terminou de desenvolver o roteiro de AQUAMARINE, ela começou a explorar a questão da seleção do elenco, começando com aquelas que interpretariam as grandes amigas Hailey e Claire. As primeiras duas meninas que vieram fazer testes foram Emma Roberts e Joanna 'Jojo' Levesque - e elas foram ideais. "Elas simplesmente arrasaram", lembra Elizabeth. "Todos do processo de seleção de elenco da Fox ficaram incrédulos, porque estão acostumados a passar meses e meses tentando achar as atrizes perfeitas para o papel. De um golpe só, com um teste só, achamos as nossos duas atrizes principais".

Escolher a atriz que iria interpretar Aqua, a sereia sexy que deixa o mundo de Hailey e Claire de cabeça para baixo, foi um processo mais demorado. Foram necessários vários meses para encontrar alguém com a combinação cerca de beleza, originalidade e uma certa habilidade cômica amalucada para interpretar essa mulher mágica dos mares. Mas Sara Paxton valeu a espera. Conta Cartsonis: "Sara Paxton tem essa qualidade maravilhosa e meio espevitada, quase de alguém que veio de outro mundo e isso era perfeito para Aqua. Ela nos lembrou das grandes comediantes cinema que tinham um jeito específico e bastante engraçado de ver o mundo".

Para Raymond, o salva-vidas bonitão que é o interesse romântico de Aqua, Allen e Cartsonis fizeram testes com vários jovens atores até que acabaria escolhendo um que não somente tinha a beleza física necessária, mas também um senso de humor ideal para acompanhar as habilidades cômicas e inusitadas de Sara Paxton. Elizabeth Allen nota: "Quando Jake McDorman entra na sala de testes, ele já estava contando piadas e foi bastante original. Ele encontrou uma abordagem para as falas de Raymond que foi completamente diferente do que tínhamos imaginado, e isso nos impressionou imediatamente".

Os produtores enfrentaram diversos desafios quando tiveram de escolher as locações. A produção acabou limitada para os intervalos das séries de televisão de Emma Roberts e Sara Paxton , de fevereiro a maio, então era impossível rodar essa história que se passa no verão no roteiro final dentro dos Estados Unidos. Locações por todo o país, incluindo locais da Louisiana, Flórida e na Califórnia, foram avaliadas para acomodar o cronograma das filmagens, mas no final o local perfeito foi encontrado do outro lado do mundo, na Austrália.

A Gold Coast daquele continente, por mais bela e flexível que fosse, parecia tropical demais para passar por, digamos, Massachussetts, então os produtores mudaram a locação da história original nos EUA para a baía de Tampa. Isso significou recriar a Flórida na Gold Coast na Austrália, mais especificamente na silenciosa cidade litorânea de Tallebudgera, Queensland, que está localizada mais ou menos a 45 minutos do sul de Brisbane.

 
Essa enorme tarefa acabou caindo nas mãos do desenhista de produção Nelson Coates, que já havia desenhado filmes Voltando a Viver e O Júri, e a minissérie do canal ABC Stephen King's The Stand (pelo qual ele foi indicado ao prêmio Emmy). Sua missão era criar um mundo mágico em que Claire e Hailey pudessem descobrir uma bela sereia. "Nós queríamos dar à história aquela sensação de familiaridade atemporal de uma cidade pequena", explica Nelson Coates. "Nós tínhamos de conseguir uma espécie de energia e um local que pudesse criar a realidade daquele verão idílico".

O local principal das filmagens foi o clube de praia Capri, naquilo que acabou se tornando a cidade fictícia de "Baybridge, Florida" no filme. É lá que Claire mora com seus avós, onde o salva-vidas Raymond trabalha e faz com que as outras garotas da cidade se juntem para vê-lo, e onde a sereia deslocada Aquamarine aparece. A equipe analisou diversos clubes de praia existentes na área, mas nenhum deles servia à trama, que exigia um estilo mais relaxado, um tanto antigo, da costa leste americana. Nenhum dos clubes locais tinha uma piscina, então os produtores tiveram de construir uma, porque a piscina certa era crítica para a história e para o momento de "revelação" da sereia. Nelson Coates acabou desenhando primeira a piscina, e depois recriando todo o clube de praia ao redor dela.

Como o clube de praia foi criado na linha das Grandes Marés da Gold Coast, o set teve de ser construído especialmente para que não fosse arrastado pela água quando ondas grandes o atingissem. Ele teve de ser construído para suportar ventos fortes e a chuva de um ciclone em potencial, que não são incomuns na área. "Estávamos bem ali na praia", explica Nelson Coates, "E com um clima que podia mudar facilmente, os prédios tinham de ser fortes o suficiente não somente para sobreviver à natureza, mas também para suportar os guindastes e o resto do equipamento crucial para as filmagens de cada dia".

Fora essa "questão maior" do desenho de Nelson Coates, ele também tinha de ficar atento para os menores detalhes que pudessem verdadeiramente evocar a costa da Flórida. "Nossos concentramos naqueles detalhes específicos típicos da área da baía de Tampa, tais como sinalização, cercas para areia feitas de pequenos pedaços de madeira e as telas, palmeiras e veículos que tivessem volantes à esquerda", conta Nelson Coates. "Essas coisas são muito comuns na Flórida, mas bastante incomuns Austrália".

Também comuns na Flórida mas virtualmente inexistentes na Austrália são as torres de água como aquela na qual Aquamarine se esconde no decorrer do filme. Nelson Coates e sua equipe tiveram de construir a sua própria, o que não ocoreu sem complicações. "Devido à questões de segurança, nós acabamos construindo seções individuais da torre, ao contrário de uma estrutura completa", lembra Nélson. "Nós construímos uma base de 10 m, incluindo as pernas da torre, então construímos a porção inferior da torre e para cenas de ação".

Para cenas que se passariam dentro do tanque de armazenamento no alto da torre, Nelson Coates construiu uma cisterna enorme num set separado, e então criou a parte interior de um tanque de água num estúdio ao redor. "Nós acabamos combinando as duas para fazer com que elas parecessem somente uma peça completa, e isso exigiu um pouco de logística, um pouco de uso inteligente de geometria para que desse certo", declara o desenhista.

A cor também teve um papel importante na criação dos sets assim como no visual em geral de AQUAMARINE. Dada a significância do oceano em todo o filme - em termos de narrativa, temática, e aspectos físicos - uma fusão de cores típicas do mar, predominantemente azuis e verdes, dominaram o esquema de cores do filme. Nelson Coates e diretor de fotografia Brian Breheny, ACS trabalharam lado a lado para incorporar esse esquema de cores em cada nível do desenho do filme incluindo as tintas, os tecidos, os figurinos, a fotografia, e até mesmo a cauda da sereia.

O diretor de fotografia Breheny estava disposto a dar um visual glamuroso, em tons pastéis, para o filme, algo que lembrasse os filmes americanos clássicos dos anos 40 e 50 passados nesses ambientes de clubes de praia. Para reproduzir essa sensação, ele filtrou a luz através de painéis de madeira para acentuar formas e texturas e iluminou o set por trás sempre que possível.

Também trabalhando dentro do esquema de cores claramente definido filme estava a figurinista Sally Sharpe. "Eu tentei criar um guarda-roupa que fosse crível em termos de EUA numa espécie de 'colorido de Miami', conta Sally Sharpe. "Eu queria que as roupas fossem brilhantes, claras, tropicais, até mesmo com certo toque caribenho".

 
 
"Ao mesmo tempo", continua ela, "Eu tinha que ser um pouco original e prever aquilo que as garotas estariam usando daqui um ano, quando o filme será lançado. O bom disso tudo é que, entretanto, os personagens vivem numa cidade pequena, então as roupas deles não têm de ser completamente de vanguarda".

Sally Sharpe garantiu que o desenvolvimento e personalidade de cada personagem fossem refletidos em suas roupas. "Por exemplo, Claire usa cor-de-rosa claro para representar a sua natureza mais controladora e feminina, enquanto coloquei Hailey em tons de terra porque ela é uma garota um pouco mais prática, pé-no-chão, mais como uma menina que anda de skate. Entretanto, suas roupas vão mudando de alguma forma à medida que a história progride".

A figurinista continua, "Cecília, a 'vilã', usa tons de rosa e coral mais brilhantes - que ficam ainda mais destacados pelo seu carro esporte cor-de-rosa - e essas cores mais fortes, primárias significam perigo". E, enquanto Cecília e o grupo dela geralmente se vestem com roupas e acessórios mais incrementados, a sereia Aqua vai na direção oposta, sem dar muita atenção à moda. "As roupas dela espelham sua vida submarina", conta Sally Sharpe, "O que significou vesti-la em vários tons de azul, verde e até mesmo púrpura". No que diz respeito ao jovem galã Jake McDorman, "Eu o vesti com roupas confortáveis, mas ao mesmo tempo em tons mais claros comuns a surfistas. Na verdade, ele ficava ótimo com qualquer roupa".

Com certeza o maior desafio de figurino foi a criação da cauda de Aquamarine, um problema resolvido pela empresa de Jason Baird, localizada na Gold Coast, o JMB FX Studio,que havia trabalhado anteriormente nas duas seqüências de Matrix; Guerra Nas Estrelas: Episódio 2 - O Ataque dos Clones; e A Casa de Cera. "A cauda tinha de ser muito realista", conta Baird, "uma extensão da própria Aquamarine; elegante e sexy, e ainda assim sutil e delicada quando se movesse".


O estúdio JMB FX Studio criou uma cauda que imitava escamas de peixes verdadeiras com uma linha elegante que se agarrava às curvas naturais do corpo da mulher. Ao contrário de qualquer outra cauda de sereia vista nas telas, mais de 5000 escamas individuais foram pintadas e coladas à mão em cada uma das quatro caudas necessárias para filmagens (incluindo a cauda "heróica", usada somente por Sara Paxton; uma cauda para sua dublês; e uma na altura de uma saia para tomadas feitas com a parte superior do corpo; além de uma cauda mecânica que se movia com mais fluidez e elegância do que a cauda heróica).

Cada cauda foi desenhada para atender às exigências de cenas específicas. Por exemplo, no princípio do filme, Aquamarine dá saltos para trás no mar, o que encanta tanto Claire e Hailey. Para criar tal efeito, a equipe da criou uma estrutura rotatória na qual Sara Paxton, assim como a cauda mecânica, foram presas. A atriz e sua "cauda" foram então filmadas contra uma tela verde sendo que a parte mecânica da cauda era operada remotamente por técnicos.

"Para um filme de orçamento mais modesto, nós temos alguns efeitos especiais visuais de porte, e com certeza um deles é a cauda mecânica fabulosa de Aqua ", observa Susan Cartsonis. "Não estou dizendo que AQUAMARINE é um filme de efeitos especiais, mas ele tem alguns efeitos que você precisa em um filme grande, com a transformação das pernas de Aqua numa cauda, como na cena na qual a sereia é arrastada para dentro do mar.

"Ter a equipe brilhante e talentosa de Jason Baird na nossa equipe foi um grande adendo. Ele é um criador de efeitos especiais de primeira linha".

Claro, a pessoa que estava mais "conectada" - tanto de maneira literal como figurativa - na cauda mecânica era Sara Paxton, que interpreta a sereia de espírito livre Aquamarine. Todos os dias a atriz era "colada" em sua cauda, o que exigia que ela fosse carregada numa maca do ônibus dos prostéticos para o set de filmagens. Isso tudo ainda ocorria depois de várias horas de preparação de seu penteado, maquiagem, e figurinos para se tornar uma sereia.

Ainda que fosse um processo cansativo, Sara Paxton o aceitou sem maiores problemas. "Isso pode parecer estranho, mas quando crescia, eu sempre quis ser uma sereia", conta Sara Paxton. "Eu não sei, talvez isso foi porque eu assisti o filme A Pequena Sereia muitas vezes. Minhas primas e eu brincávamos na piscina e nós fingíamos que nós éramos sereias. Interpretar Aqua, eu acabei tendo cabelo azul e uma cauda azul, e isso não é legal?".

Sara Paxton também adorou os temas de aceitação de sua própria personalidade mostrados no filme. "Ele ensina que você não precisa ser outra pessoa para conseguir que alguém goste de você", nota a atriz. "Apesar de todas as técnicas que Aqua usa para atrair Raymond, ele acaba gostando dela por aquilo que ela realmente é - alguém que é única, espevitada e um tanto amalucada. Essa é uma lição importante para se aprender, especialmente para as jovens".

Emma Roberts, que interpreta a tímida Claire, gostou da mensagem do filme de se viver a vida o máximo. "Claire aprende que ela não pode passar a vida tendo medo de tudo e não confiando nas pessoas", conta Roberts. "Ela acaba percebendo o que ela tem de seguir seus instintos mais e apreciar a vida o máximo que ela pode, porque isso pode acabar a qualquer segundo. Ser capaz de perceber isso na nossa idade é algo muito importante".

A atriz e cantora Joanna 'JoJo' Levesque, que interpreta a melhor amiga de Claire, Hailey, acredita que uma das grandes lições do filme é "que as coisas nem sempre acontecem do jeito que a gente quer; e que ainda assim você pode encontrar alegria e amizade em lugares inesperados". Levesque acredita que a voluntariosa Hailey também aprende "a não ter raiva do mundo, porque o mundo não está com raiva de você. Na verdade, o mundo está lá para você, se você assim deixar".

Elizabeth Allen acredita que os grandes temas do filme se desenvolveram de modo orgânico durante a filmagem. "No começo, eu achei que o filme seria sobre a individualidade e sobre aceitar quem você é como pessoa", conta ela. "Entretanto, talvez por causa do amor verdadeiro e altruísta que se desenvolve no filme entre Sara Paxton, Emma e Joanna 'Jojo' Levesque - e seus personagens na tela - enquanto nós filmávamos, eu percebi que o filme havia evoluído e se tornado uma história sobre a amizade. No final, eu diria que é um filme sobre as pessoas que ficam do lado umas das outras nas situações mais alegres e nas mais difíceis".
 
 
Data de Publicação: 9/5/2006   Fonte: Press Book - Fox Filme
 

 

 

Jornalismo com ética e solidariedade.