Theresa Catharina de Góes Campos

 
PERGUNTE AO PÓ  - Comentário de Reynaldo Domingos Ferreira

Leia também, logo abaixo, a sinopse do site Reserva Cultural

" (...) Robert Towne, ao narrar a história de Arturo Bandini (Colin Farrell) – alter ego de John Fante, que o usa numa trilogia – o faz de maneira um tanto quanto glamourosa, usando câmera com muitos filtros para omitir possíveis deslizes na reconstituição da cidade de Los Angeles da época da depressão, feita na África do Sul. Essa preocupação prejudica principalmente a seqüência do banho na praia de Bandini com Camilla Lopez (Selma Hayek) que, caso não fosse tão escura, dissimulada, poderia repetir, em termos de erotismo e sensualidade, a clássica cena de Burt Lancaster e Deborah Kerr em “A um passo de Eternidade”, de Fred Zinnemann, citada até hoje em filmes publicitários.

Mas não fica só nisso, pois, Towne – autor também do roteiro – reduz o argumento de “Pergunte ao Pó” à questão racial, tocada de leve, embora o problema fundamental da obra seja a depressão norte-americana, retratada de forma magistral, por Ron Howard, em “A Luta pela Esperança”, biografia do boxeador Jim Braddock, filme pouco reconhecido nos EUA, no ano passado, mas enaltecido na Europa, tendo sido selecionado para o Festival de Veneza. E além disso, Towne faz apenas ligeiras insinuações sobre a questão da frustração sexual de Bandini, que no romance é mais do que ressaltada." (...)

(...) o inexpressivo Colin Farrell, intérprete de Arturo Bandini, em “Pergunte ao Pó”. Nesse filme, não se compreende também como um ator da categoria de Donald Sutherland (Hellfrick) tenha sido tão mal aproveitado e Salma Hayek não tenha explorado melhor o papel de Camilla, uma garçonete mexicana analfabeta, que espera subir na vida com um americano rico, mas que muda seus planos depois de conhecer Bandini. (...)"

(Um homem de muitas habilidades - REYNALDO DOMINGOS FERREIRA)

Roteiro/Revista
www.noticiasculturais.com
www.arteculturanews.com
www.theresacatharinacampos.com
 
 

Pergunte ao Pó


Pergunte ao Pó

Durante a Depressão nos EUA, Arturo Bandini tenta sobreviver sem um tostão na cidade de Los Angeles. Pretende ser um escritor famoso. Já Camilla Lopez quer se livrar de seu sobrenome mexicano. Sem inspiração, Bandini fica sem dinheiro incapaz de escrever uma única palavra. Os dois dão início a uma relação baseada em mútuo desejo, desprezo, ciúme e insultos.


- Baseado na aclamada novela de mesmo nome do escritor John Fante.

- Produzido por Tom Cruise, o mesmo de “O Último Samurai”, “Trilogia Missão Impossível”, “Os Outros”, “Vanilla Sky” e “Supeito Zero”.

- Do mesmo diretor de “Conspiração Tequila”, “Tudo Pela Vitória”.

- Roteiro do consagrado Robert Towne. Vencedor do Oscar na categoria roteiro por “Chinatown”. Escreveu também a “Trilogia Missão Impossível”, “A Firma”, “Dias de Trovão”, “Conspiração Tequila”, “Busca Frenética” e “Maratona da Morte”

 

 

 

Jornalismo com ética e solidariedade.