Theresa Catharina de Góes Campos

  Data: Tue, 08 Aug 2006 21:35:22 GMT
De: Cinemateca Brasileira
Para:
theresa.files@gmail.com 
Assunto: Mostra: "Panorama do documentário japonês", de 16 a 27/08


Panorama do documentário japonês

de 16 a 27 de agosto de 2006

http://www.cinemateca.gov.br/programacao.php - o texto "Vozes que conduziam ao sonho", pesquisa realizada por Olga Futemma e José Francisco Mattos acerca do documentário japonês, publicada na Revista USP em 1996.

Construir parcerias com outras instituições e, por meio delas, viabilizar novos projetos, tem sido uma das orientações básicas do trabalho de difusão da Cinemateca Brasileira. Tais iniciativas configuram um esforço coletivo cujo objetivo principal é promover eventos que dificilmente seriam realizados sem uma cooperação conjunta. O resultado benéfico destas parcerias se traduz na feitura de eventos diversificados que reúnem não só a projeção de filmes, que dificilmente chegam ao circuito corrente das salas de cinema, mas também palestras e debates, que acabam por compor um todo orgânico, em que cada atividade se completa. Assim, é através de uma parceria com a Fundação Japão, e com o apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo e no Rio de Janeiro, que a Cinemateca Brasileira, celebrando seus 60 anos de atividades ininterruptas, dá continuidade ao seu trabalho de difusão da cultura cinematográfica mundial com a mostra Panorama do documentário japonês. Trata-se de uma seleção composta por 11 títulos pela qual será possível visualizar um apanhado significativo do documentário japonês em períodos distintos de sua história.

A mostra exibe valiosos retratos biográficos que ajudam a entender a complexidade da obra e o perfil de grandes cineastas japoneses: Kenji Mizoguchi: a vida de um diretor de cinema, de Kaneto Shindo é um deles. Kaneto trabalhou ao lado de Mizoguchi como assistente de direção e arte e também como seu ajudante pessoal. Seu documentário, feito a partir de depoimentos que incluem atores e atrizes, críticos e pessoas não diretamente ligadas ao meio cinematográfico, recupera a carreira de Mizoguchi desde seu início nos anos 20 até o inacabado projeto Osaka Story. Além deste, a mostra exibe também Eu vivi, mas… uma biografia de Yasujiro Ozu, dirigido por Kazuo Inoue, um jovem colega de Ozu e também responsável pela autoria de um livro sobre o mestre. Eu vivi, mas... conta com a participação de artistas que trabalharam com Ozu, o que faz do filme uma homenagem ao mestre que, tal como Mizoguchi, iniciou sua carreira ainda na época do cinema silencioso. Outras biografias de renomados artistas japoneses também serão exibidas: Uma vida dedicada (1994), de Kazuo Hara, sobre a vida e a obra de Mitsuharu Inoue, um dos maiores escritores da esquerda japonesa e Akiko: retrato de uma bailarina, de Sumiko Haneda, sobre a vida e a obra de Akiko Kanda, uma das mais notáveis dançarinas modernas do Japão. Parte importante da história do primeiro cinema japonês ressurge no documentário Bantsuma: a vida de Tsumasaburo Bando, produzido e dirigido por Shunsui Matsuda, um famoso benshi – alcunha dirigida aos narradores do cinema mudo japonês – que, neste filme, trata da carreira de um colega de profissão, Tsumasaburo Bando, famoso ator dramático, que dominou as telas do cinema japonês nos anos 20 – ápice do cinema silencioso.

Afastando-se do universo da arte, teremos Uminchu: o velho e o mar do leste da China, segundo filme de John Junkerman, cineasta norte-americano que dirigiu, entre outros títulos que se debruçam sobre temas do Japão, Hellfire: a journey from Hiroshima (1986), indicado ao Oscar em 1988. Uminchu é uma palavra de origem okinawana que significa literalmente "um homem do mar". O filme de Junkerman focaliza a vida de um velho pescador da pequena ilha de Yonaguni, no extremo sul do Japão – um local raramente retratado na televisão e no cinema do país. A mostra exibe ainda mais dois filmes de Kazuo Hara: O exército nu do imperador continua a marchar, sobre a trajetória de um velho sobrevivente do confronto pela Nova Guiné na Segunda Guerra Mundial e também A extremamente íntima canção de amor de Eros 1974, no qual o diretor acompanha a vida de sua ex-mulher.

A programação de filmes se estende à Fundação Japão. Entre os dias 17 e 25 de agosto, serão exibidos, em versão original sem legendas, Canções das ilhas, milhares de ilhas, de Ken Ito, um road movie poético, com narrações a partir de textos de uma das mais representativas personalidades da literatura moderna japonesa, Gozo Yoshimasu, e dois filmes de Kiju Yoshida: O cinema de Ozu na visão de Kiju Yoshida, uma versão editada de O mundo do cinema de Ozu na visão de Kiju Yoshida, exibido em 1993 pela TV japonesa NHK em comemoração aos 90 anos de nascimento de Yasujiro Ozu e ainda Cinema dos sonhos, sonhos de Tóquio, documentário produzido e exibido pela TV Tokyo MX para celebrar o centenário do cinema, em 1995, e que narra a vida e o trabalho do fotógrafo francês Gabriel Veyre que, a pedido dos irmãos Lumière, inventores do cinematógrafo, viajou pelo mundo para capturar imagens exóticas, passando inclusive pelo Japão, onde registra suas primeiras imagens em movimento.

Na Fundação Japão, Lúcia Nagib ministrará palestra sobre a relação entre Kiju Yoshida e a obra de Yasujiro Ozu a partir do filme O cinema de Ozu na visão de Kiju Yoshida, no dia 22 de agosto. Aproveitando a vinda do poeta Gozo Yoshimasu, que estará em São Paulo durante o evento, duas leituras dramáticas serão protagonizadas por ele tanto na Fundação Japão quanto na Cinemateca Brasileira.

Complementando o documentário Bantsuma: a vida de Tsumasaburo Bando, a Cinemateca Brasileira apresenta a Sessão Benshi, na qual um narrador e dois músicos acompanham a projeção do filme A feiticeira das águas de Kenji Mizoguchi. Os benshi eram tão populares entre os anos 20 e 30 que a chegada do cinema sonoro no Japão ocorreu quase dez anos depois do resto do mundo. Desta forma, a mostra apresenta não só uma obra-prima da fase silenciosa do cinema de Kenji Mizoguchi mas também reproduz parte significativa da história do cinema japonês.

Para os interessados e fãs do cinema japonês, a Cinemateca Brasileira disponibiliza em seu site -

Núcleo de Programação

Serviço:

Sala Cinemateca

Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana - São Paulo

próxima ao Metrô Vila Mariana

Outras informações: 5084-2177 (ramal 210) ou 5081-2954

Entrada gratuita

Fundação Japão – Assessoria Cultural do Consulado Geral do Japão

Av. Paulista, 37 – Cerqueira César

Outras informações: 3141-0843

Entrada gratuita

Fichas técnicas e sinopses:(Akiko aru dansa no shozo), de Sumiko Haneda

Akiko: retrato de uma bailarina

Japão, 1985, 16mm, cor, 107’ – legendas em inglês; legendas eletrônicas em português

Sinopse: Uma das mais importantes bailarinas da dança moderna, Akiko Kanda iniciou sua carreira aos sete anos de idade. Ainda estudante, decidiu ser bailarina após assistir à Companhia de Dança Martha Graham. O filme apresenta a trajetória artística de Akiko, permeado por cenas de sua vida cotidiana e familiar.

Bantsuma: a vida de Tsumasaburo Bando

Japão, 1979, 16mm, pb, 91’ – legendas em inglês; legendas eletrônicas em português

Sinopse: A vida de Tsumasaburo Bando, famoso ator dramático que dominou as telas do cinema japonês nos anos 20 – ápice do cinema silencioso. Entremeando o filme, há entrevistas com os diretores que trabalharam com Bando, tais como Taisuke Ito e Hiroshi Inagaki.

Canções das ilhas, milhares de ilhas

Japão, 2004, dvd, cor, 93’ – versão original sem legendas

Elenco: Gozo Yoshimasu, Miho Shimao

Sinopse: Um road movie poético, com narrações a partir de textos do mais representativo poeta do Japão, Gozo Yoshimasu. Há mais de 20 anos, o poeta caminha pelas ilhas ao Sul do país, como Amami e Okinawa, lugares que receberam forte influência da cultura chinesa, coreana, do Sudeste asiático e, posteriormente, dos Estados Unidos. Canções autênticas, compostas pelos habitantes mesclam-se ao dia a dia das ilhas. Yoshimasu faz uma imersão no tempo e na vida dessas ilhas, na fonte de onde emergem as "canções das ilhas", compondo a sua própria canção do arquipélago, o Japão.

O cinema de Ozu na visão de Kiju Yoshida

Japão, 1993, dvd, cor, 59’ – versão original sem legendas

Sinopse: Versão editada de O mundo do cinema de Ozu na visão de Kiju Yoshida (180’), exibido em 1993 pela TV japonesa NHK em comemoração aos 90 anos de nascimento de Yasujiro Ozu. Apresentando trechos de representativos filmes de Ozu como Era uma vez um pai, Era uma vez em Tóquio, entre outros, Kiju Yoshida, com sua própria narração, mostra inúmeras características do diretor homenageado. Rotinas e deslocamentos, interpretação da vida, espaço de ausência são algumas delas.

Cinema dos sonhos, sonhos de Tóquio

Japão, 1995, dvd, cor, 51’ – versão original sem legendas

Sinopse: Documentário produzido e exibido pela TV Tokyo MX para celebrar o centenário do cinema, em 1995. Narra a vida e o trabalho do fotógrafo francês Gabriel Veyre que, a pedido dos irmãos Lumière, inventores do cinematógrafo, viajou pelo mundo para capturar imagens exóticas, passando inclusive pelo Japão, onde registra suas primeiras imagens em movimento. Yoshida, no momento em que se reporta à gênese do cinema, fala de seu próprio fim, ao questionar as intransponíveis discussões éticas quando se captura imagens.

Seleção de curtas japoneses do Short Shorts Film Festival

Zero

Japão, 2003, vídeo, pb, 16’

Sinopse: Um vendedor deve cumprir a cota de fechar pelo menos um pedido por dia. Com apenas 15 minutos faltando para seu deadline, ele finalmente consegue encontrar um comprador potencial.

O show secreto

Japão, 2005, video, cor, 21’’

Sinopse: Hotta, um jovem ciclista entregador, está com muita pressa. Contratado pela namorada de um famoso apresentador de TV, ele encontra "segredos" e obstáculos.

Shirotaku

Japão, 2004, vídeo, cor, 15’

Sinopse: Ao pegar uma passageira, um motorista de táxi sem licença se vê numa situação assustadora com a qual nunca poderia imaginar.

Tokyo Tenshi

Japão, 2006, vídeo, cor, 16’

Sinopse: Num futuro próximo no escritório de táxis motocicletas, um motorista chamado Leo encontra um passageiro que diz ser um anjo. Juntos eles rodam por Tóquio a noite inteira.

Eu vivi, mas… uma biografia de Yasujiro Ozu

Japão, 1983, 16mm, cor/pb, 123’ – legendas em inglês; legendas eletrônicas em português

Sinopse: Biografia que traz entrevistas com os mais famosos atores, atrizes, diretores, roteiristas, críticos e pessoas que trabalharam ou conviveram com Yasujiro Ozu ao longo dos muitos anos de sua carreira. Também são entrevistados familiares e ex-alunos do período em que Ozu lecionava como professor substituto de uma escola infantil, em um pequeno vilarejo na montanha.

O exército nu do imperador continua a marchar

Japão, 1987, 16mm, cor, 122’ – legendas em inglês; legendas eletrônicas em português

Sinopse: A história de Okuzaki Kenzo, 62 anos, fugitivo de um campo de batalha. Sobrevivente de um confronto pela Nova Guiné na Segunda Guerra Mundial, Kenzo conquistou notoriedade em 1969 por disparar tiros de aço com um estilingue contra o imperador Showa para protestar pelo o que considerava os "crimes do Império".

A extremamente íntima canção de amor de Eros 1974

Japão, 1974, 16mm, pb, 95’ – legendas em inglês; legendas eletrônicas em português

Sinopse: Miyuki Takeda é a ex-namorada e mãe de um filho do diretor Kazuo Hara. Ao fim do relacionamento, ela decide viajar para Okinawa com a criança. Depois de muito ponderar, Hara, que ainda se encontra envolvido por ela, decide segui-la e documentar sua vida num filme.

A feiticeira das águas

Japão, 1933, 16mm, pb, 96’ – silencioso; narração ao vivo em português

Elenco: Takako Irie, Tokihiko Okada, Ichirô Sugai, Nobuo Kosaka

Sinopse: Uma seqüência de incidentes no trajeto de uma viagem favorece o encontro entre Kinya Murakoshi, estudante de Direito, e Taki no Shiraito, artista das águas. Shiraito passa a assumir os problemas financeiros de Kinya, para que ele possa continuar seus estudos em Tóquio. Anos depois, em dificuldades, Shiraito pede emprestado 300 ienes ao agiota Iwabuchi para enviar a Kinya. No caminho para casa, é atacada por um ladrão manipulador de facas, a mando de Iwabuchi. No confronto, ela o esfaqueia acidentalmente. Agora uma criminosa, foge para Tóquio ao encontro de Kinya, mas, é capturada e, então, o dramático reencontro acontece. Uma obra-prima da fase silenciosa do cinema de Mizoguchi.

Kenji Mizoguchi: a vida de um diretor de cinema

Japão, 1975, 16mm, cor, 150’ – legendas em inglês; legendas eletrônicas em português

Sinopse: Biografia do famoso cineasta Kenji Mizoguchi, diretor de filmes consagrados, tais como As irmãs de Gion (1936), Contos da lua vaga depois da chuva (1953) e Crisântemos tardios (1939). O filme acompanha a vida de Mizoguchi desde sua juventude e trata também das transformações estéticas pelas quais passou sua obra.

A rotina tem seu encanto

Japão, 1962, 16mm, cor, 113’ – legendas em português

Elenco: Chishu Ryu, Shima Iwashita, Keiji Sada, Mariko Okada.

Sinopse: O viúvo Hirayama mora com dois filhos, entre eles, a jovem Michiko. Um dia, encontra-se com seu ex-professor de escola e, numa conversa, o velho lhe diz que sua filha não se casou porque, depois da morte da mãe, teve que ajudar o pai a dirigir seu negócio nos arredores de Tóquio. Impressionado com o estado patético em que caíra o velho professor, apegando-se desesperadamente à filha, Hirayama pede a Michiko que pense num casamento. Com o apoio de parentes, procura um bom partido para a filha.

Uminchu: o velho e o mar do leste da China

Japão, 1993, 16mm, cor, 101’ – legendas em inglês; legendas eletrônicas em português

Sinopse: Retrato da vida no extremo sul do Japão, uma região rara de ser vista na televisão e no cinema do país. Uminchu focaliza a vida de Shigeru Itokazu, 82 anos, o mais velho pescador da pequena Ilha de Yonaguni.

Uma vida dedicada

Japão, 1994, 35mm, cor/pb, 157’ – legendas em inglês; legendas eletrônicas em português

Sinopse: Retrato da vida e da obra de Mitsuharu Inoue, um dos maiores romancistas da esquerda japonesa. Fez sua carreira trabalhando com os limites entre realidade e ficção. Durante 15 anos, cativou jovens escritores com seu carisma e personalidade agressiva, ministrando cursos pelo Japão, encorajando e criticando seus trabalhos.

(Zenshin shosetsuka), de Kazuo Hara(Rojin to umi), de John Junkerman(Samma no aji), de Yasujiro Ozu(Aru eiga kantoku no shogai: Mizoguchi Kenjino Kiroku), de Kaneto Shindô(Taki no shiraito), de Kenji Mizoguchi(Gokushiteki erosu: Renka 1974), de Kazuo Hara(Yuki yukite shingun), de Kazuo Hara(Ikite wa mita keredo - Ozu Yasujirô den), de Kazuo Inoue , de Toshiro Sonoda, de Toshiro Sonoda, de Hiroyuki Nakao
, de Hiroyuki Nakao(Yume no shinema Tokyo no yume), de Kiju Yoshida(Yoshida Kiju ga kataru Ozusan no eiga), de Kiju Yoshida (Shima no uta), de Ken Ito
(Bantsuma – Bando Tsumasaburo no shogai), de Shunsui Matsuda
 

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