Theresa Catharina de Góes Campos

  De: Casa Park-embracine entretenimento S/A
Enviada: sex 4/7/2008 18:18
Assunto: Fotograma 2008 - Embracine/CasaPark


FOTOGRAMA 2008

No próximo dia 09 de julho, às 20h30, o Embracine CasaPark apresentará para o público a edição 2008 do projeto FOTOGRAMA. O projeto Fotograma abre espaço na Galeria do Embracine CasaPark aos artistas em suas mais diversas linguagens, para suas criações a partir de obras cinematográficas. O projeto Fotograma é constituído de duas primícias: em toda exposição o suporte é constituído de 24 partes como num minuto cinematográfico e o tema sempre será o cinema, em qualquer dos seus aspectos: filmes, personagens, histórias e afins.
Fotogramas são imagens impressas, que projetadas a uma freqüência de 24 quadros por segundo produzem a ilusão de que estão em movimento. É o cinema servindo como fonte de inspiração para artes plásticas e vice-versa, uma contínua troca, uma arte servindo a outra. A idéia principal é de promover e reforçar essa convergência das artes. O Fotograma contribui para despertar e sensibilizar o público cinéfilo para apreciação de obras de arte. O objetivo é de tornar o Embracine CasaPark como um aglutinador de diversas formas de expressões artísticas.

Em sua primeira edição o Fotograma abrigou o trabalho do artista mineiro Fernando Fiúza. Nesta edição, o Fotograma apresenta o trabalho do renomado artista plástico Galeno, que produziu 24 imagens inspiradas no filme “O Caçador de Pipas”.

Francisco Galeno nasceu em Parnaíba, Piauí em 1957. Reside e trabalha em Braslândia, cidade satélite de Brasília, Distrito Federal, desde 1975. Freqüentou o ateliê-escola do pintor Moreira Azevedo, artista português radicado em Brasília. Fez curso-livre com Maria Pacca no Centro de Criatividade da Fundação Cultural do DF, sob a direção de Luís Áquila.

"O artista Galeno nasceu de uma cálida confluência no seu meio familiar, propícia ao seu temperamento sensível. Introvertido e inquieto, foi o herdeiro natural por vias transversas das habilidades de sua "tribo"; estava fadado à criação artística. Um bisavô era exímio canoeiro, um design primitivo no delta do Parnaíba com o Igarassu. O avô, artesão de couro, ajaezando cavalos e cavaleiros com maestria; o pai, marceneiro da Ilha Grande de Santa Isabel, é o velho Artur Pereira, fazedor dos suportes para as telas do filho. E, por fim, a fonte mais uterina e mais imantadora da sua arte – a mãe rendeira, urdindo o mundo na almofada redonda presa entre as pernas, e em volta de quem o menino gravitava no chão batido com os outros satélites-irmãos. Ali, junto aos animais miúdos e domésticos disputavam os carretéis de linha que se iam esvaziando e, ato contínuo e mágico, se transformando em brinquedo. Esse bafejo materno é uma sombra inarredável nas telas e objetos do artista. Galeno, mesmo de coração, é a virtude original, e, na sua pureza, é fiel a esse momento primordial, do nascedouro, vendo o mundo todo dia como se fosse a primeira vez”, afirma o cineasta Wladimir Carvalho.

O Fotograma tem o patrocínio do Ministério da Cultura, através da lei Rouanet. Durante 12 semanas os trabalhos ficarão expostos no Embracine CasaPark para apreciação do público, com entrada Franca.

Fotograma 2008
Exposição: "O Caçador de Pipas"
Artista: Francisco Galeno
Local: Embracine CasaPark - SGCV/Sul - Lote 22 - Loja 4 - 2º Pavimento - Brasília - DF
Duração: Julho a Setembro de 2008
Horário: 14:00 às 23:00
Entrada Franca
Mais informações: (61) 3462-1339 - Patrícia Marjorie
 

Jornalismo com ética e solidariedade.