Theresa Catharina de Góes Campos

  From: Kaki Net
Date: 2008/8/4
Subject: [KIGO] Um depoimento


Haicaístas:

Eis o importante depoimento do professor João Toloi, nosso companheiro no Grêmio Haicai Ipê.

Abraços,
Edson

===

São Paulo, 10 de junho de 2008

Aos Prezados Haicaístas
do Grêmio Haicai Ipê,
A/C.: Teruko Oda.

Este caminho
Ninguém já o percorre
Salvo a Lua cheia.

Matsuo Bashô

É com grande satisfação que a nossa escola, EMEF Prof. José Bento de Assis - CE São Miguel Paulista, está participando do 7o Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-Juvenil/ 2008 - tema flores, pelo terceiro ano consecutivo.

Para este ano tivemos a participação de 10 professores que se empenharam para a produção das poesias para o concurso nacional e para o nosso 3o Encontro de Haicai Bento/2008, este ano, em especial, por ocasião das comemorações dos 100 anos da imigração japonesa ao Brasil.

A produção final dos trabalhos se aproxima de 400 poemas haicais com dezenas de flores como inspiração para os kigos. Antes dos trabalhos constatamos que os nossos alunos conheciam apenas as flores mais comuns e procuradas , como: rosa, girassol, azaléía, cravo, etc. Depois das orientações dos trabalhos e das pesquisas em livros, informática educativa na escola, fotos e desenhos de flores, caminhadas pela escola e pelo bairro para observá-las, percebemos que no final dos trabalhos passaram a conhecer e incorporar como conhecimento muitas outras espécies de flores, como: açucena, alamanda, hortênsía, madressilva, manacá, cipó-de-
são-joão, espatódea, sibipiruna, espirradeira, quaresmeira etc., observadas e analisadas a partir de suas floradas ao longo das estações do ano.

Nossa escola está localizada numa área densamente povoada na zona leste de São Paulo, Vila Mara-São Miguel. É um bairro dormitório com áreas de casas de autoconstrução com poucas áreas verdes. Durante os 02 meses do nosso trabalho (Abril/Maio) , os alunos perceberam que por aqui há muitas flores escondidas ou não observadas. Em nossa escola, por exemplo, constatamos a presença de algumas como 02 grandes espatódeas, ipê, flor-de-são-josé, buganvília, maria-sem-vergonha e helicônia. O tempo todo traziam dúvidas sobre flores encontradas em áreas próximas a favelas, canal de esgoto, trinca nas calçadas, pracinhas acanhadas, floreiras em sobrados ou nos pequenos quintais.

Terminados os trabalhos, fizemos nossa festa do Haicai em 05/06, com premiação e entrega de medalhas e certificados com a presença dos pais ou responsáveis.

Nestes 03 anos de trabalho contínuo, incluso nos conteúdos curriculares, percebemos que nossos alunos passaram a ter um olhar mais sensível em seu entorno para as pequenas coisas que os cercam e para o meio ambiente, pois a poesia haicai remete o aluno a enxergar as pequenas coisas da natureza que o rodeia e apreciar a beleza das coisas simples, ver as coisas nas pequenas formas naturais presentes no dia-a-dia e não no emaranhado de formas "macros" a que é submetido em seu dia a dia e que não ajudam a dar significado. "A realidade vale mais do que qualquer fantasia" - Fiódor Dostoievski.

Pudemos constatar, também , os benefícios e o remédio para a alma que o haicai traz para todos, principalmente para eles, crianças e adolescentes que estão em formação intelectual. É importante ouvir em sala de aula relatos como: "... professor, fui com minha mãe até o centro de São Miguel e no caminho vi uma linda quaresmeira, escrevi um haicai na hora...", "... tem um nínho de joão-de-barro lá na árvore da quadra... ", " ... qual é o nome dessa flor, desse pássaro?..." "... nunca mais vou chutar as plantas ...", ou ouvir relatos de que ao lado da janela da sala de aula há pássaros nidificando ou se alimentando em pequenos arbustos, etc. É muito importante estar próximo dessas coisas, enxergar essas coisas efêmeras e entender a essência das manifestações da natureza contidas nas quatro estações do ano. "A poesia haicai humaniza as pessoas."

O mais importante de tudo, além da participação neste conceituado concurso de Haicai, é o fato de eles estarem escrevendo, desenhando e gostando de Haicai, isso é muito gratificante para toda nossa escola.

Um grande abraço de todos - EMEF. Prof. José Bento de Assis - CE São Miguel/SP

Atenciosamente,
Prof. João B. Toloi

From: Tereza Lúcia Halliday
Date: 2008/8/9
Subject: Re: HAICAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL - Depoimento de um Professor
To: Theresa Catharina de Goes Campos


Que belo depoimento, Theresita!
Que extraordinária ferramenta é o haicai!
Você, como sempre, envolvida em nobres causas!
Um abraço,
Tereza Lúcia

 

Jornalismo com ética e solidariedade.