Theresa Catharina de Góes Campos

  DEMAIS!

(*) João Eurípedes Sabino.

Estamos em novos tempos; entramos na lei seca. Ufa, que absurdo!
Atacam os que não abrem mão da mistura do álcool e o automóvel, ou vice-versa.
Quando falamos que o álcool ingerido além do limite dá cadeia com direito a algemas, cassação de carteira e exposição na mídia, isso lá nos Estados Unidos da América, aí batemos palmas. Aqui ,não! Aqui é absurdo!
Ora essa! Por que não avançarmos nos moldes dos países de primeiro mundo se reconhecemos todos os dias que o nosso povo (com raríssimas e honrosas exceções) não tem jeito...
Quantas vidas ceifadas, quantos destinos mudados só por causa do álcool usado em excesso ou tomado na hora errada. "Se dirigir não beba e se beber não dirija". Nasci e virei adulto ouvindo essa máxima que os bebuns ironizam e passam por cima.
É agora ou nunca. Façamos uma cruzada em prol do volante sem o álcool ou continuaremos assistindo a toda sorte de desatinos. O jeitinho brasileiro combinado com o poder sem pudor já se manifestam: "A lei é rigorosa demais", dizem. Haja interesses econômicos por trás dessa reclamação!
"Demais" é ver um sujeito tresloucado descer do carro, achar-se um rei e descarregar uma arma em alguém. "Demais" é ver uma família ser colhida na calçada por um veículo e o assassino pagar fiança, sendo liberado em seguida. "Demais" é ver um "nouveau riche" embriagado esnobar o policial e perguntar: "Você... s-a-b-e... com... quem... está... f-a-l-a-n-d-o?"
"Demais" é ver um órfão ao relento; um paraplégico discriminado; um atropelado para sempre numa cama ou no cemitério. Tudo, tudo por causa
do álcool! Isso sim é demais, e não a lei. Na mesma esteira da embriaguês no trânsito estão os crimes domésticos que tentamos combater pelo desarmamento da população. Não deu bons resultados. Infelizmente.
Um carro ou uma arma nas mãos de um sujeito pacato não passam de objetos inertes. Só que, com o álcool, esse pacato vira valente, fica inconseqüente e faz a desgraça. Sem mais delongas: abaixo o álcool ao volante!

(*) PRESIDENTE - FÓRUM PERMANENTE DOS ARTICULISTAS DE UBERABA E REGIÃO.

E-mail: forumarticulistas@hotmail.com
 

Jornalismo com ética e solidariedade.