Theresa Catharina de Góes Campos

  O JOVEM LEITOR DE JORNAIS

Vítor está agitado, ansioso. Porque seu pai está lendo os jornais rapidamente, como faz todos os dias, depois do almoço, antes de retornar ao trabalho.

O menino de 3 anos fica embevecido quando vê o papai, já sem rir nem brincar com ele, olhando as letras, as figuras...dobrando as páginas enormes daquele "livro" chamado jornal...que chega todas as manhãs, bem cedinho.

Vítor acompanha a saída do pai, nesse momento bem apressado. A mãe e ele são beijados...o pai segurando a pasta de trabalho em uma das
mãos.

Alguns minutos mais tarde, o menino está sentado na poltrona há pouco ocupada por seu pai. Vítor tenta segurar com firmeza o jornal que seu pai estava lendo. A babá vem à sala, onde encontra o garoto com os óculos escuros da mãe, fingindo compreender o que aquelas páginas imensas e soltas estão contando silenciosamente. A mãe aparece e, assim como a babá, dá uma boa risada.

Em seguida, ela vai até o filho, lhe faz um carinho...mas recupera seus óculos. Explica a Vítor que ele não precisa usar óculos para enxergar. Mostra , ainda, que a tinta do jornal sujou as suas mãos. A babá leva o garoto para lavar as mãos.

Aqueles poucos minutos de "leitura" fizeram Vítor se sentir importante, um pouquinho igual a seu pai.

Theresa Catharina de Góes Campos
Aljubarrota-Portugal, setembro de 1960

From: Faustino Vicente
Date: 2009/3/21
Subject: RES: JOVEM LEITOR DE JORNAIS
To: Theresa Catharina de Goes Campos

Dra. Theresa Catharina de Góes Campos:

Parabéns, e obrigado, pelas suas (sempre) bem-vindas mensagens.Um
excelente fim de semana pra senhora e para os seus familiares.
Fraternalmente em Cristo.

Faustino Vicente


From: Luci Tiho Ikari
Date: 2009/3/22
Subject: Re: JOVEM LEITOR DE JORNAIS
To: Theresa Catharina de Goes Campos


Bom dia, Theresa Catharina:

Achei linda, essa cronica. Aliás, muito bem escrita. Parece que vejo a cena, que se torna difícil nos tempos atuais, pois os pais não têm tempo para os filhos, nem de ler um jornaI. As prioridades são outras, infelizmente. Luci
 

 

Jornalismo com ética e solidariedade.