Theresa Catharina de Góes Campos

 
REFLEXÕES PARA DOMINGO DE RAMOS E PÁSCOA

From: lmaikol <lmaikol@uol.com.br>
Date: 2009/3/22
Subject: Reflexões Homiléticas para Abril de 2009

Reflexões Homiléticas para Abril de 2009:

DOMINGO DE RAMOS (5 de abril de 2009)

Mc 11, 1-11

“Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor!”

Quase não existe comunidade católica no Brasil que não
comemore hoje, com muita alegria e entusiasmo, a entrada de Jesus em
Jerusalém. Organizam-se procissões, o povo abana ramos, e pessoas que
dificilmente pisam numa igreja num domingo comum, hoje fazem questão
de não perder a celebração. Mas acredito que, para não reduzirmos a
comemoração a mero folclore ou teatro, seja importante estudar mais de
perto o que significava esta entrada em Jerusalém para Jesus, e para o
evangelista.

Uma das coisas que dificultam o nosso entendimento da
passagem - como de outros textos - é a nossa pouca familiaridade com o
Antigo Testamento. Cumpre relembrar hoje um trecho do profeta
Zacarias: “Dance de alegria, cidade de Sião; grite de alegria, cidade
de Jerusalém, pois agora o seu rei está chegando, justo e vitorioso.
Ele é pobre, vem montado num jumento, num jumentinho, filho duma
jumenta... Anunciará a paz a todas as nações, e o seu domínio irá de
mar a mar, do rio Eufrates até os confins da terra” (Zc 9, 9-10). Esse
era um trecho muito importante na espiritualidade do grupo conhecido
como os “Anawim”, ou “os pobres de Javé”, que esperavam ansiosamente a
chegada do Messias libertador. Entre este grupo seguramente estavam
Maria e José, e os discípulos de Jesus. Jesus foi educado dentro dessa
espiritualidade. Zacarias traçava as características do verdadeiro
messias - seria um rei, mas um rei “justo e pobre”; não um rei de
guerra, mas de paz! Estabeleceria uma sociedade diferente da sociedade
opressora do tempo de Zacarias (e de Jesus, e de nós) - onde poderosos
e ricos oprimiam os pobres e pacíficos! Um rei jamais entraria numa
cidade montado num jumento - o animal do pobre camponês, mas num
cavalo branco de raça! Então Jesus, fazendo a sua entrada assim, faz
uma releitura do profeta Zacarias, e se identifica com o rei pobre, da
paz, da esperança dos pobres e oprimidos!

Por isso, muitas vezes perdemos totalmente o sentido da
entrada de Jesus em Jerusalém. Celebramos o evento como se fosse a
entrada de um Presidente ou Governador dos nossos tempos, - de pompa,
imponência e demonstração de poder e força. Parece muito mais ligado à
prepotência de um déspota ou imperialista do que à figura de Jesus! O
contrário do que significava o que Jesus fez! Chamamos o evento da
“entrada triunfal de Jesus em Jerusalém” - e realmente foi uma entrada
triunfal, mas como triunfo de Deus, que se encarnou entre nós como o
Servo Sofredor, o triunfo da vida, morte e ressurreição de Jesus! Nada
mais longe do sentido original deste evento do que manifestações de
poderio e pompa, mesmo - ou especialmente - quando feitas em nome da
Igreja e do Evangelho de Jesus! O texto de hoje convida a todos nós a
revermos as nossas atitudes. Seguimos Jesus - mas, será que é o Jesus
real, o Jesus de Nazaré, o Jesus rei dos pobres e humildes, o Jesus
cumpridor da profecia de Zacarias? Ou inventamos um outro Jesus -
poderoso nos moldes da nossa sociedade, com força, poder e prestígio,
conforme o mundo entende estes termos? É valiosa a advertência contida
num canto muito usado nas celebrações de hoje: “Eles queriam um grande
rei, que fosse forte, dominador. E por isso não creram nele e mataram
o salvador!”

Realmente, acreditamos no rei dos pobres e oprimidos, ou só fazemos um
folclore bonito no Dia de Ramos, totalmente desvinculado da mensagem
verídica e profunda do profeta Zacarias e do Evangelho de hoje?
Acreditamos na força do direito (Jesus e o seu projeto de vida) ou no
direito da força (George Bush, Osama-bin-Laden e os tantos aliados
deles com o seu projeto de morte?)

DOMINGO DE PÁSCOA (12 de abril de 2009)

Jo 20, 1-9

“Ele viu e acreditou”

Os quatro evangelhos relatam os acontecimentos do Dia da
Ressurreição, cada um de acordo com as suas tradições. Mas, certos
elementos são comuns a todos: o fato do túmulo vazio, de que as
primeiras testemunhas eram as mulheres (embora divirjam quanto ao seu
número e identidade e o motivo da sua ida ao túmulo - para ungir o
corpo, ou para vigiar e lamentar), que uma delas era Maria Madalena.
Podemos tirar disso a conclusão que as mulheres tinham lugar muito
importante entre o grupo dos discípulos de Jesus, e que elas eram mais
fiéis do que os homens, seguindo Jesus até a Cruz e além dela!
Infelizmente, outras gerações fizeram questão de diminuir a
importância das discípulas na tradição - e a Igreja sofre até hoje as
conseqüências.

Lendo os relatos, um fato salta aos olhos - ninguém
esperava a Ressurreição! Para os discípulos, a Cruz era o fim da
esperança, a maior desilusão possível. Se somamos a isso o fato que
todos eles traíram Jesus (ou por dinheiro, ou por covardia), podemos
imaginar o ambiente pesado entre eles na manhã do Domingo. Nesse meio
chega a Maria com a notícia de que o túmulo estava vazio - e ela,
naturalmente, pensa que o corpo tinha sido roubado. Ressurreição - nem
pensar!

No nosso texto, Pedro (que tem um papel importante nos textos
pós-ressurreicionais) e o Discípulo Amado (anônimo, mas quase
certamente não um dos Doze) correm até o túmulo. O texto deixa
entrever a tensão histórica que existia entre a comunidade do
Discípulo Amado e a comunidade apostólica (representada por Pedro).
Pois o Discípulo Amado espera por Pedro (reconhece a sua primazia),
mas enquanto Pedro vê sem acreditar, o Discípulo Amado acredita. No
Quarto Evangelho, Pedro só realmente vai conseguir amar Jesus no
Capítulo 21, enquanto o Discípulo Amado é o tal desde Capítulo 13. Só
quem olha com os olhos do coração, do amor, penetra além das
aparências!

Como em Lucas 24, na história dos Discípulos de Emaús, o
texto demonstra que a nossa fé não está baseada num túmulo vazio! Não
é o túmulo vazio que fundamenta a nossa fé na Ressurreição, mas o
contrário - é a experiência da presença de Jesus Ressuscitado que
explica porque o túmulo está vazio! Cuidemos de não procurar bases
falsas para a nossa fé no Ressuscitado!

Hoje em dia, quando olhamos para o mundo ao nosso redor, é fácil não
acreditar na vitória da vida sobre a morte. Há tanto sofrimento e
injustiça - guerra, violência, corrupção endêmica, miséria, a saúde e
a educação sucateadas! Só uma experiência profunda da presença de
Jesus libertador no meio da comunidade poderá nos sustentar na luta
por um mundo melhor, com fé na vitória final do bem sobre o mal, da
luz sobre as trevas, da graça sobre o pecado! Nós todos somos
discípulos/as amados/as, pois “nada nos separa do amor e Deus em Jesus
Cristo” (Rm 8), mas será que somos discípulos amantes? Será que amamos
a Jesus e ao próximo? E lembramos que o ágape, o amor proposto pelo
evangelho, não é um sentimento, mas uma atitude de vida, de
solidariedade, de partilha, de justiça. “O amor consiste no seguinte:
não fomos nós que amamos a Deus, mas foi Ele que nos amou, e nos
enviou o seu Filho como vítima expiatória por nossos pecados. Se Deus
nos amou a tal ponto, também nós devemos amar-nos uns aos outros” (1Jo
4, 10-11).

Que a mensagem da Ressurreição, da vitória da vida sobre a morte, nos
anime e dê força, nesses dias da aparente (mas somente aparente!)
vitória da arrogância e prepotência dos países hegemônicos, e
especialmente quando a Cruz pesar muito em nossas vidas.


SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA (19 de abril de 2009)

Jo 20, 19-31

“A paz esteja com vocês!”

No texto anterior ao de hoje, a Maria Madalena trouxe a notícia da
Ressurreição aos discípulos incrédulos. Agora é o próprio Jesus que
aparece a eles. Não há reprovação nem queixa nas suas palavras, apesar
da infidelidade de todos eles, mas somente a alegria e a paz, que já
tinha prometido no último discurso. Duas vezes Jesus proclama o seu
desejo para a comunidade dos seus discípulos - “A paz esteja com
vocês”. O tema da paz, do shalom, é importante na vida de Jesus..

No Discurso de Despedida, na tradição da Comunidade do Discípulo
Amado, no contexto de uma certa angústia humana e da insegurança,
junto como a promessa do dom do Paráclito, Jesus deixa com os seus o
seu grande dom da paz: “Eu deixo para vocês a paz, eu lhes dou a minha
paz. A paz que eu dou para vocês não a paz que o mundo dá” (Jo 14,
27). Ele usou a palavra tradicional dos judeus para a paz, “Shalom”. É
uma paz baseada na vinda do Espírito, que será atualizada no texto de
hoje: “A paz esteja com vocês! Recebam o Espírito Santo” (Jo 20,
21-22). Enfatiza que não é a paz como o mundo a entende - muitas vezes
simplesmente como a ausência de briga. Frequentemente a paz que o
mundo dá é aquela falsa, que depende da força das armas para reprimir
as legítimas aspirações do povo sofrido - como tantos países
experimentaram, e continuam a experimentar hoje, durante as ditaduras
de direita e da esquerda. Assim, a Campanha da Fraternidade deste ano
quis nos conscientizar que a segurança e a paz não se alcançam
simplesmente com maior repressão policial, mas com a construção de uma
sociedade justa, solidária e fraterna, como Deus quer. Lembremo-nos
que o tema da Campanha não foi “Segurança Pública”, mas “Fraternidade
e Segurança Pública”. O “shalom” é tudo o que o Pai quer para o seu
povo. Só existe quando reina o projeto de vida de Deus. Implica a
satisfação de todas as necessidades básicas da pessoa humana, da
libertação da humanidade do pecado e das suas consequências. Como
dizia o saudoso Papa Paulo VI, “Justiça é o novo nome da paz!”. O
“shalom” dos discípulos não pode ser perturbado pelo fato da partida
de Jesus, pois é através da volta do Filho para o Pai que o Shalom vai
se instalar.

O “shalom”, a verdadeira paz, é um dom de Deus - mas também um desafio
para nós, os seus discípulos/as. Pede a colaboração humana! Diante de
tantas barbaridades hoje, de tanta violência no campo, da exploração
do latifúndio, do tráfico de drogas e das pessoas, da impunidade, qual
deve ser a atitude do cristão? Se nós acreditamos no shalom, nunca
podemos compactuar com sistemas repressivos ou elitistas que tiram da
maioria (ou mesmo de uma minoria) os direitos básicos que pertencem a
todos os filhos de Deus. Às vezes, este shalom convive ao lado do
sofrimento e perseguição por causa do Reino; mas, quem experimenta na
intimidade a presença da Trindade, também experimenta a verdade da
frase de Jesus, “não fiquem perturbados, nem tenham medo” (Jo 14, 27),
pois disse ele, “eu venci o mundo” (Jo 16, 33). Frequentemente, uma
leitura fundamentalista do Evangelho, fortemente influenciada por
ideologias da direita, insistia que Jesus veio trazer a “paz”,
entendido como “ordem e progresso” na visão positivista das elites
dominantes. Mas, o próprio texto do Evangelho indica que esse tipo de
paz estava longe da mente de Jesus. Ele mesmo diz com todas as letras
em Mt 10, 34: “Não pensem que eu vim trazer paz à terra; eu não vim
trazer a paz, e sim a espada”.

Obviamente, Jesus não diz que veio trazer a violência, pelo contrário,
veio desmascarar uma paz imposta pela força, com base ideológica numa
falsa imagem de Deus, e que essa ação profética d’Ele revelaria as
divisões já existentes na sociedade, nas religiões, no coração das
pessoas. Pois, a sua prática e pregação exigiram uma tomada de posição
diante da violência, ostensiva ou ocultada. A não violência não é
sinônima com não-ação. Pelo contrário, levou Jesus a lançar-se numa
vida dedicada aos valores do Reino, entre os quais o Shalom tinha
lugar premente; e por isso, Ele foi morto pelos interesses ameaçados
por esta pregação do verdadeiro shalom - uma aliança de poderes
religiosos, políticos, judiciais e econômicos. Por isso devemos sempre
“fazer a memória de Jesus” - da sua pessoa e do seu projeto, para que
tenhamos critérios certos para verificar a presença - ou ausência - do
“shalom” na nossa sociedade, e nos comprometermos com a criação do
mundo mais justo que Deus quer.

O Reino de Deus não é algo escrito numa tábua rasa. Já existe a força
contrária, a do anti-Reino. Assim também, o shalom não nasce num vácuo
- cria-se em oposição à realidade dura da violência, mesmo quando
disfarçada como paz. Por isso será sempre conflituoso - pois
necessariamente provocará a reação dos que oprimem e violentam. A
dedicação a ele exigirá uma mística profunda! Uma vida dedicada à
construção do Shalom tem como fundamento uma profunda experiência de
Deus. A luta pela paz, pelos oprimidos, por um mundo de igualdade e
solidariedade para nós cristãos não pode nascer de uma simples análise
de conjuntura, nem de uma indignação ética, por tão necessárias que
esses elementos possam ser. A inspiração última da nossa luta pelo
shalom tem que ser enraizada na nossa fé - por ser coerente com o Deus
em que nós acreditamos, o Deus que vê a miséria do seu povo, vítima da
violência, que ouve o seu clamor em favor da verdadeira paz, que
conhece os seus sofrimentos, e que desce para libertá-lo de todas as
formas da violência que atentam contra a vida (Êx 3, 7-10). É
coerência com o seguimento de Jesus, o Verbo Divino que se fez carne e
armou sua tenda no meio de nós, (Jo 1, 1.14) vindo para que todos
tenham a vida e a tenham plenamente (Jo 10, 10). Por isso, devemos
ouvir de novo a voz profética de Jesus que conclama a todos nós à
conversão: “Convertam-se e acreditem na Boa Notícia” (Mc 1, 14).

As raízes da violência, do anti-Reino, estão dentro de todos nós,
como indivíduos e comunidade. Quando compactuamos com qualquer
discriminação, quando defendemos a violência contra qualquer pessoa ou
grupo, quando aplaudimos os maus tratos contra quem quer que seja,
quando interpretamos a vida a partir dos opressores, quando nos
entregamos à inveja e ao ciúme, ao ódio e raiva, ao racismo, machismo,
classismo, ou a qualquer outro "ismo" que nos divide - estamos nos
opondo ao shalom de Deus. Quando colocamos a propriedade particular
como um valor em cima da vida humana, quando defendemos a pena da
morte, quando apoiamos politicamente estruturas que acumulam bens nas
mãos de poucos, quando aceitamos a ideologia do neoliberalismo, com o
seu Deus do lucro, o seu evangelho de competitividade que faz do irmão
e irmã os meus rivais, estamos contribuindo para que o shalom não
aconteça. A batalha - e é batalha - contra a violência em favor da paz
se travará em muitas frentes - dentro de cada um de nós, nas
instâncias de poder político, religioso, eclesial, social e cultural.
Os cristãos de todas as igrejas terão uma responsabilidade muito
grande de ser tornarem arautos do shalom, protagonistas de uma nova
ordem social, seguindo as pegadas do Mestre que desmascarava a
violência sofrida pelo seu povo - muitas vezes em nome de Deus - e
trouxe a proposta de um mundo diferente, baseado nos valores do Reino.

Jesus soprou sobre os discípulos, como Deus fez (é o mesmo
termo) sobre Adão quando infundiu nele o espírito de vida; Jesus os
recria com o Espírito Santo.

Normalmente, imaginamos o Espírito Santo descendo sobre os discípulos
em Pentecostes, como Lucas descreve em Atos, mas aquilo era a descida
oficial e pública do Espírito para dirigir a missão da Igreja no
mundo. Para João, o dom do Espírito, que da sua natureza é invisível,
flui da glorificação de Jesus, da sua volta ao Pai. O dom do Espírito
neste texto tem a ver com o perdão dos pecados.

Mais uma vez, num domingo, Jesus aparece aos discípulos (notem a
ênfase sobre o Domingo - duas vezes). Esta vez, Tomé está presente.
Ele representa os discípulos da comunidade joanina do fim do século,
que estavam vacilando na sua fé na Ressuscitado, diante dos
sofrimentos e tribulações da vida. Assim nos representa, quando nós
vacilamos e duvidamos. Jesus nos fortalece com as palavras “Felizes os
que acreditaram sem ter visto!”. Essa muitas vezes será a realidade da
nossa fé - acreditar contra todas as aparências que o bem é mais forte
do que o mal, a vida do que a morte, o Shalom do que a prepotência!
Somente uma fé profunda e uma experiência da presença do Ressuscitado
vai nos dar essa firmeza.

Tomé confessa Jesus nas palavras que o Salmista usa para
Javé (Sl 35, 23). No primeiro capítulo do Evangelho de João, os
discípulos deram a Jesus uma série de títulos que indicaram um
conhecimento crescente de quem Ele era; aqui Tomé lhe dá o título
final e definitivo - Jesus é Senhor e Deus!

Nessa proclamação triunfante da divindade de Jesus, o
evangelho terminava (o Capítulo 21 é um epílogo, adicionado mais
tarde). No início, João nos informou que “o Verbo era Deus”. Agora ele
repete essa afirmação e abençoa todos os que O aceitam baseados na fé!
A meta do Evangelho foi alcançada - mostrar a divindade de Jesus, para
que acreditando, todos pudessem ter a vida n’Ele.


TERCEIRO DOMINGO DE PÁSCOA (26 de abril de 2009)

Lc 24, 35-48

“E vocês são testemunhas disso.”

O evangelho de hoje é a segunda parte do capítulo 24 de Lucas, que
relata primeiro a história das mulheres diante do túmulo de Jesus, e
agora o incidente do encontro de Jesus Ressuscitado com os dois
discípulos na estrada de Emaús. Devemos recordar que Lucas estava
escrevendo a sua obra em vista dos problemas da sua comunidade pelo
ano 85 d.C. Já não estamos mais com a primeira geração de discípulos -
já se passou mais de meio século desde os eventos pascais. A
comunidade já está vacilando na sua fé - as perseguições estão no
horizonte, ou até acontecendo; o primeiro entusiasmo diminuiu, os
membros estão cansados da caminhada e perdendo de vista a mensagem
vitoriosa da Páscoa. Parece mais forte a morte do que a vida, a
opressão do que a libertação, o pecado do que a graça.

Neste cenário, Lucas escreve este capítulo. Traz uma
mensagem de ânimo e coragem aos desanimados e vacilantes da sua época
- e da nossa! Para as mulheres, os dois anjos perguntam “por que estão
procurando entre os mortos aquele que está vivo?” E afirmam: “Ele não
está aqui! Ressuscitou!” Mensagem atual para os nossos tempos - diante
da péssima situação da maioria do nosso povo que enfrenta a dura luta
pela sobrevivência, com desemprego, baixo salário, falta de terra e
moradia, uma herança de décadas de descaso dos governantes com a saúde
pública e a educação, é muito fácil perder esperança e coragem. Mas,
Jesus venceu o mal, não foi derrotado pela morte, e está no meio de
nós!

Os dois discípulos no caminho de Emaús são imagem viva da comunidade
lucana - e de muitas hoje! Já sabem do túmulo vazio, mas estão
desanimados, desiludidos, sem forças - pois ainda não fizeram a
experiência da presença de Jesus Ressuscitado. Pois, a nossa fé não se
baseia no túmulo vazio, mas pelo contrário, a nossa experiência do
Ressuscitado explica porque ele ficou vazio. Os dois só fazem esta
experiência quando partilham o pão! A Escritura fez com que os seus
corações “ardessem pelo caminho” (v. 32), mas não lhes abriu os olhos
- para isso era necessário formar uma comunidade celebrativa de fé e
partilha: “contaram... como tinham reconhecido Jesus quando ele partiu
o pão” (v. 35).

Finalmente, o grupo dos discípulos reunidos em Jerusalém é símbolo das
comunidades confusas e vacilantes. Tinham dificuldade em acreditar -
pois a mensagem da Ressurreição é realmente espantosa! Mas, uma vez
feita essa experiência, eles se transformam e se tornam testemunhas
vivas do que sentiram, experimentaram e vivenciaram: “E vocês são
testemunhas disso” (v. 48). Um grupo de derrotados, desesperançados e
desunidos (vv. 20-21) se transformam num grupo de missionários
corajosos e convictos, assumindo a tarefa de anunciar “no seu nome a
conversão e o perdão dos pecados a todas as nações” (v. 47).

Hoje em dia, quando muitos cristãos se desanimam, ou restringem a sua
fé à esfera particular, sem que tenha qualquer influência sobre a sua
vivência social, a mensagem de Lucas nos convida a redescobrirmos a
realidade da presença do Ressuscitado entre nós. Mas, essa experiência
não serve somente para o nosso consolo pessoal - somos comandados a
imitar os dois de Emaús, que, feita a experiência do Ressuscitado,
“levantaram na mesma hora e voltaram para Jerusalém” (v. 33). Pois, a
nossa experiência religiosa não é algo intimista e individualista, mas
algo que nos deve propulsionar para a missão, para a construção de um
mundo conforme a vontade de Deus, um mundo de justiça, paz e
integridade da criação, sem excluídos e marginalizados!


UMA REFLEXÃO SOBRE A HISTÓRIA DOS DISCÍPULOS DE EMAÚS

Talvez, um dos relatos mais conhecidos de Lucas seja a
história dos dois discípulos na estrada de Emaús. Aqui temos o retrato
das suas comunidades - vacilando na fé, descrentes, desanimadas, sem
sentir a presença do Ressuscitado entre elas. Lucas procura reanimar o
seu pessoal, mostrando que eles não estão abandonados - muito pelo
contrário, estão caminhando junto com a presença do Senhor que venceu
a morte.

Essa história também nos pode ajudar bastante hoje, pois
nos indica como devemos usar a Bíblia para animar a nossa caminhada.
Jesus é o mestre da Bíblia; e aqui Ele ensina como aproveitar a
Escritura para iluminar os problemas práticos da nossa caminhada, e
nos dar coragem na nossa missão de evangelizadores.

O que temos aqui é realmente um pequeno drama em cinco atos - um drama
que nos mostra a pedagogia de Jesus. Vejamos mais de perto:

Primeiro ato: vv 13 -19a: “Introdução”

O relato começa com as palavras “nesse mesmo dia”. Devemos
já fazer uma parada e nos perguntar “que dia”? Para nós seria o dia da
Ressurreição, mas para os dois discípulos era simplesmente o terceiro
dia da morte de Jesus! Dia de desânimo, de tristeza. “Os dois iam para
um povoado chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém”.

Aqui é bom lembrar que o bom judeu não podia caminhar mais
do que um quilômetro no dia de sábado. Portanto, era impossível que
eles viajassem no dia anterior. Domingo é a sua primeira oportunidade
de sair de Jerusalém, e aproveitaram bem - já estão voltando para sua
casa. A cena começa com a desintegração da comunidade cristã. Tudo
acabou, a comunidade se dispersa, não há nem alegria nem esperança.

Quem eram eles? Sabemos do relato que um se chamava
Cléofas. E o outro? O Evangelho de João nos conta que a irmã de Maria,
mãe do Senhor, chamada Maria de Cléofas, estava junto à cruz (Jo 19,
25). Não seria demais acreditar que os dois discípulos fossem um
casal, Cléofas e a sua esposa, voltando depois da peregrinação pascal
à Jerusalém. Nunca saberemos com certeza, mas é uma hipótese agradável
e possível.

De repente, no caminho surge Jesus, sem que seja
reconhecido. Com isso, Lucas quer dizer que o Ressuscitado não é um
defunto que voltou a viver - mas, Ele tem uma nova maneira de ser, um
corpo glorificado. É importante notar como Jesus se comporta, através
dos verbos que Lucas usa. Ele “aproximou-se”, “caminhou com eles” e
“perguntou”. Ele não veio “dando de dedo”, nem dando explicações
bíblicas. Ele criou um ambiente de fraternidade onde seria possível
explicar tanto a vida como a Bíblia! Quantas vezes isso falta em
nossos grupos, nossas comunidades - não nos aproximamos uns aos
outros, mantemos distância! Não caminhamos juntos, queremos dar
soluções sem conhecer a realidade dos nossos irmãos e irmãs! Por isso
mesmo, muitas vezes não tem efeito as nossas reuniões, os nossos
encontros bíblicos.

O “ato” termina com a pergunta d’Ele: “O que é que vocês
andam discutindo pelo caminho” (v. 17), ou seja, Ele dá uma
oportunidade para que eles exponham a sua realidade, sem julgamento,
sem moralismo. Ele parte da realidade dos dois.

Segundo Ato: vv 19b -24: “Os discípulos falam”

Diante da oportunidade de explicitar a sua realidade,
Cléofas não titubeia. Ele expõe com clareza a sua situação. Diante da
morte de Jesus ele frisa uma coisa importante: “nós esperávamos que
Ele fosse o libertador de Israel” (v. 21). Eles “esperavam”, portanto
não esperam mais nada. Aqui ressoam traços de decepção, desilusão,
desânimo, até de uma certa revolta contra Jesus, pois todas as suas
esperanças tinham sido desfeitas. Os seus sentimentos vão muito além
de uma simples tristeza!

É importante notar também que Lucas explicita bem quem foi
quem matou Jesus - não foi o povo, foram grupos de interesse bem
definidos: “Nossos chefes dos sacerdotes e nossos chefes o entregaram
para ser condenado à morte, e o crucificaram” (v. 20)

Para não reduzir a morte de Jesus a uma fatalidade
qualquer, ou a algo desejado pelo Pai, é bom examinar mais
profundamente esta afirmação do Cléofas: Jesus foi morto, assassinado
judicialmente pelos “chefes dos sacerdotes” - um grupo de sacerdotes
saduceus, que dominavam o comércio do Templo, lucrando muito com a
exploração do povo através da religião, e que viu a sua hegemonia
ameaçada pela pregação e pelo profetismo de Jesus.

Também foi morto pelos “chefes” ou “magistrados”, ou seja, os membros
do Sinédrio, que governava os judeus nos assuntos internos, onde a
maioria pertencia ao partido elitista dos saduceus (não dos fariseus),
colaboradores com o poder Romano, lucrando bastante com isso. Então
Jesus foi morto não por acaso, mas porque ameaçava os privilégios da
elite dominante! A cruz era a consequência lógica da vida de Jesus!

Outro elemento importante é o fato de que eles sabiam do
túmulo vazio - dois dos apóstolos já tinham verificado a história das
mulheres. Mas isso não dizia nada para eles! Aqui se destaca que a
nossa fé não se baseia no túmulo vazio! É a nossa fé na Ressurreição
que explica por que o túmulo estava vazio, e não o túmulo que dá
consistência à nossa fé!

Terceiro Ato: VV 25-27: a Bíblia

Agora, e só agora, depois de ter criado o ambiente e
escutado a realidade, é que Jesus usa a Escritura. Ele frisa que eles
“custam para entender e demoram para acreditar em tudo o que os
profetas falaram” (v. 25). Notemos bem - não custaram para “saber”,
mas para “entender e acreditar”. Pois eram judeus piedosos, que, mesmo
sendo analfabetos, conheciam de cor os salmos e as profecias. O seu
problema era que embora conhecessem o livro da Bíblia, e também o
livro da vida, eles não conseguiam ligar as duas coisas. Então Jesus
“explica” as Escrituras - isto é, Ele não dá uma aula de exegese, mas
faz a ligação entre a vida deles e a Bíblia, iluminando a sua
realidade com a Palavra de Deus.

Quarto Ato: vv 28-32: a partilha

Chegando em Emaús, os discípulos convidam Jesus para
entrar a e jantar com eles. Se realmente se trata de um casal, então
seria entrar na sua casa, no aconchego do seu lar, e não numa
hospedaria, como normalmente a gente supõe. Aqui temos o ponto central
da história - pois até agora a explicação bíblica, por tão bonita que
pudesse ter sido, não mudou a vida deles. Mas agora sim. Jesus se põe
à mesa e: “tomou o pão e abençoou, depois o partiu e deu a eles” (v.
30). De propósito, Lucas usa as palavras que recordam a Última Ceia. É
a experiência da partilha, da comunidade! Agora o milagre acontece:
“Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus”
(v. 31).

Neste mesmo momento, Jesus desaparece da frente deles! Por
que? Porque, uma vez feita a experiência da presença do Ressuscitado
no meio deles, eles não precisavam mais da “muleta” da sua presença
física. Agora eles caem dentro de si e reconhecem que “estava o nosso
coração ardendo quando Ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as
Escrituras?” ( v. 32)

A Bíblia é capaz de fazer “arder o coração”, mas para
“abrir os olhos” é necessária também a experiência de comunidade, de
celebração, de partilha!

Quinto Ato: vv 33-36: a missão

Se a história terminasse aqui, seria a história de uma
experiência bonita feita por duas pessoas. Isso não basta. Tal
experiência da presença do Senhor Ressuscitado exige a formação de uma
comunidade fraterna de missão. Os mesmos dois que de manha fugiam de
Jerusalém, lugar da morte, da perseguição, do fracasso, de tardezinha
se põem no caminho de volta! O que mudou em Jerusalém durante o dia?
Nada! Continua sendo o lugar de perigo, de morte, de perseguição. Mas,
mudou a cabeça dos dois. Em lugar de uma fé pré-pascal, eles agora têm
uma fé pós-pascal. Em lugar de desânimo, há entusiasmo e coragem, pois
experimentaram a presença de Jesus Ressuscitado. A história que
começou com a comunidade se desintegrando, termina com a comunidade se
reintegrando, se unindo, na paz e na alegria, pois puderam confirmar:
“Realmente o Senhor ressuscitou, e apareceu a Simão” (v. 34).

E os dois de Emaús puderam contar: “O que tinha acontecido no
caminho, e como tinham reconhecido Jesus quando ele partiu o pão”
(v. 36).

Essa história pode servir para nós como paradigma de um
círculo bíblico, grupo de reflexão, ou seja qual for o nome que nós
damos às nossas pequenas comunidades. Jesus liga quatro elementos
essenciais - a realidade, a Bíblia, a celebração partilhada e a
comunidade. É na união entre estes elementos que se revela a presença
do Ressuscitado e a vontade de Deus. É na interação destes aspectos da
vida cristã que a Bíblia se torna “Lâmpada para os meus pés, e luz
para o meu caminho” (Sl 119, 105). Procuremos unir estes elementos nas
nossas reuniões e encontros, e descobriremos como se concretiza o
desejo do Salmista: “Oxalá vocês escutem hoje o que Ele diz” (Sl 95,
7).

Pe. Tomaz Hughes, SVD
E-mail: thughes@netpar.com.br
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