Theresa Catharina de Góes Campos

  NOVA EDIÇÃO DA PEÇA HISTÓRICA "DONA BÁRBARA"
de Reynaldo Domingos Ferreira

From: REYNALDO FERREIRA
Date: 2009/8/3
Subject: Capa: Dona Bárbara
To: Theresa Catharina Campos


Amigos,

Quando setembro vier, estará nas livrarias a nova (e definitiva?) versão da minha peça "Dona Bárbara", apresentada pela primeira vez em abril de 1983, no Teatro Nacional (Sala Martins Penna), em Brasília.

A concepção da capa do livro é de Vivian Valli, capista da Gizeditorial, de São Paulo. RDF

NOTAS SOBRE O PRÓXIMO LANÇAMENTO DA NOVA VERSÃO DE "DONA BÁRBARA", de Reynaldo Domingos Ferreira

Em abril de 1983, também estava na platéia e aplaudi com entusiasmo a estréia da peça histórica " Dona Bárbara " , que além de todos os seus méritos como texto de dramaturgia, teve a excelente direção do autor e representou, ainda, uma visão pioneira, de pesquisa e testemunho sobre a participação feminina no movimento da Inconfidência Mineira. Na realidade, personagens e acontecimentos que mereciam ser ressaltados, mas eram desconhecidos até nos círculos de professores universitários. Como se insignificantes fossem !... No mínimo, uma lacuna que " Dona Bárbara " preencheu desde o início. A publicação da primeira versão cumpriu uma das missões fundamentais da literatura escrita, que torna a obra mais universal e permanente do que as condições efêmeras específicas da encenação teatral.

Na época, já recomendei " Dona Bárbara " a meus alunos do curso superior de Artes Cênicas, para os quais eu ministrava, na Faculdade Brasileira de Teatro (F.B.T. - conhecida por Faculdade Dulcina de Moraes), as disciplinas: História do Teatro; Teatro Brasileiro; e Evolução do Teatro e da Dança.

Quanto à capa desta nova edição de " Dona Bárbara " , como se pode ver, é mesmo um projeto artístico lindíssimo, refinado e clássico. Na verdade, era de se esperar, pois todos os empreendimentos em que o escritor Reynaldo Domingos Ferreira se envolve buscam a excelência dos instrumentos e resultados. Apreciei as cores, os tipos para as letras e as imagens, inclusive o
fundo verde que lembram "estamparias" dos tecidos utilizados na decoração tradicional da época... O laço de fita parece uma figura de objeto concreto, real, detalhe de uma escultura, destacando-se como objeto que se sobressai no espaço, e não, uma ilustração sem relevo nem espessura.

Como leitora da primeira edição, continuo recomendando, com o entusiasmo de sempre, a peça de Reynaldo Domingos Ferreira, aplaudindo com justificada antecipação o lançamento, em setembro próximo, da nova versão de "Dona Bárbara".

Theresa Catharina de Góes Campos
São Paulo, 03 de agosto de 2009.

 

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