Theresa Catharina de Góes Campos

  ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY:UMA VIDA DE MUITAS REALIZAÇÕES

Exposição O PEQUENO PRÍNCIPE - São Paulo

www.opequenoprincipe.com

Querida irmã Victória:

Hoje passei muitas horas de grande emoção, na Oca do Ibirapuera, em São Paulo, visitando sem pressa a exposição completíssima, atraente para todas as idades, O Pequeno Príncipe, com documentos e informações ilustradas sobre a vida e as realizações de Saint-Exupéry.

O aviador é apresentado ao público em detalhes, com registros de filmes, fotos, depoimentos os mais diversos. Há também cópias de suas reportagens como jornalista, correspondente especial na Guerra Civil da Espanha, e na Rússia...E ainda sobre os roteiros que fez para o cinema, sua atuação como cineasta! Incrível! Quanta criatividade!

Quando voou pela primeira vez, escreveu seu primeiro poema - versos de 3 longas linhas - um conjunto harmônico perfeito na intensidade das palavras - uma beleza, uma jóia lírica, essa poesia.
Desculpe - mas não consigo deixar o ponto de exclamação de lado, tal o meu entusiasmo de admiradora, desde o início de minha adolescência, quando papai me entregou para ler os seus livros preferidos, sublinhados alguns textos: obras de Saint-Exupéry (Terra dos Homens, Piloto de Guerra, Vôo Noturno, Correio Sul, O Pequeno Príncipe).

Incluídas na exposição , igualmente, informações sobre os filmes que até hoje são produzidos sobre as suas obras, as peças teatrais, os balés, etc.

Foram apenas 44 anos de vida, de 1900 a 1944 ! Uma existência marcada por duas guerras mundiais, além de outros conflitos militares.

Ele perdeu o pai aos 4 anos, ficando viúva a sua mãe, com cinco filhos para criar. Saint-Exupéry tocava violino e, com seus irmãos, escrevia e representava peças teatrais para familiares e amigos.

Na primeira guerra mundial, sua mãe transformou uma estação de trem local num hospital de campanha para os feridos que ali chegavam.

A morte do único irmão, François, aos 14 anos de idade, levou-o a se recolher no silêncio...

Algumas páginas de seu romance "Vôo Noturno" foram escritas por Saint-Exupéry no Rio de Janeiro.

Outro documento impressionante: a foto, de sua autoria, registrando a beleza de nossas Cataratas do Iguaçu.

Bem realizada, a exposição O Pequeno Príncipe situa as informações do escritor e herói francês no contexto histórico do Brasil e do mundo.

Como diria Reynaldo: magnífico! Confesso que percorri chorando todos os andares da mostra interativa, que tem visualizações do deserto e diversas paisagens das regiões nas quais Saint-Exupéry viveu experiências inesquecíveis.

Com afeto e gratidão, sua irmã
Therezita

From: VICTORIA ELIZABETH BARROS
Date: 2009/11/27
Subject: Agradecer suas noticias e desejar um ótimo fim de semana em SP
To: theresa.files@



Querida irmã Therezita,

Eu imagino sua grande emoção ao visitar esta rica e atual exposição sobre a vida e carreira do escritor e piloto francês Antoine de Saint-Exupéry. Obrigada pelo material
enviado, pois assim eu conheci mais um pouco deste grande homem que até hoje continua dando exemplos e enriquecendo nossas vidas.
(...)

Victoria

 

Jornalismo com ética e solidariedade.