Theresa Catharina de Góes Campos

  DE JARDINS, POMARES E HORTAS... DAS ÁGUAS E FLORESTAS TAMBÉM, PARA AUMENTAR IMUNIDADE E PREVENIR DESÂNIMO

Encerrada a temporada de exames e consultas médicas, nesta avaliação semestral rotineira, comecei a preparar um texto informativo sobre a minha lista pessoal para, juntamente com ATIVIDADES FÍSICAS REGULARES,

AUMENTAR A IMUNIDADE E PREVENIR O DESÂNIMO.

O título demonstra o meu interesse na prática, já iniciada por mim, diariamente, de uma programação preventiva, inclusive porque venho acompanhando o drama de inúmeros amigos lutando contra a baixa imunidade, a depressão e o desânimo, entre outros males que dificultam a nossa existência.

Em primeira mão, eis a minha lista de saúde: os alimentos, nutrientes e as ervas que agora estão presentes em minha vida... agrião, alecrim, hortelã, gengibre, orégano, sálvia, cheiro verde, pimentão,cebolinha, gergelim, alho e cebola, pimenta-do-reino, pimenta, páprica, suco de limão - todos, ótimos condimentos, demonstrando substituir o sal com vantagem; cenoura, beterraba, couve, espinafre; banana-prata, laranja mexerica, castanha-do-pará, fruta-do-conde; guaraná; chás de: erva-cidreira, erva-doce, camomila, eucalipto, hortelã; levedo de cerveja, soja, mel de abelhas, melado de cana; óleo de linhaça, óleo de peixe.

Para dar sabor a qualquer receita de prato "salgado" (aqui, essa palavra se refere a comida que não seja uma sobremesa, pois, se for absolutamente "necessário", a recomendação é colocar o mínimo de sal...), a sugestão que adoto valoriza o uso regular de: salsa, cebolinha, cebola, hortelã, sálvia, cebolinha, gergelim, alecrim e gengibre, condimentos citados acima, além do tomate ( com pele ou sem pele, ou na forma de molho ou suco ).

Evite ou rejeite por completo os enlatados!

Ao invés de recorrer a molhos calóricos para dar sabor às saladas, use iogurte desnatado.

Saiba apreciar as frutas ( maçã, banana ), sucos e água de coco.

Aumente a ingestão de água, várias vezes ao dia.

Para as receitas "doces" (a advertência, para o preparo desses pratos, é evitar o açúcar, substituindo por mel, com atenção para a quantidade), adicionar canela, gergelim, gengibre e hortelã.

Os cremes e queijos com muitas calorias ("chantilly" e "cream cheese") têm a possibilidade de substituição igualmente saborosa: requeijão ou queijo branco, iogurte zero caloria, iogurte desnatado, diet ou "light".
Se deixarmos a doença da depressão se instalar em nós, nessa circunstância, então, a gravidade do caso exigirá os cuidados especializados de um médico psiquiatra e, talvez, o uso de remédios específicos. Por isso a importância da prevenção!

Aos que se queixam porque sofrem de insônia, lembro, por exemplo, que antes de recorrerem a calmantes ou sedativos, e a outros remédios nos quais poderão se tornar viciados, sem necessidade, adotem recursos bem simples, como os chás de camomila e erva-cidreira (assim como o chá das folhas e talos de alface, de alho, de cebola, de folhas da laranjeira), o suco natural de maracujá, ou o chá de maçã com maracujá, adoçado com mel de abelhas.

São ensinamentos a nós transmitidos pela sabedoria popular, lições que passam de gerações a gerações, como experiências tradicionais valiosas.

Uma opção, quando acordar antes da hora, é não se deixar dominar pelo nervosismo, porque agitação vai piorar a situação. Tente continuar deitado, relaxando, aproveitando a oportunidade para descansar, assim se preparando para quando precisar realmente se levantar, iniciando o cumprimento da agenda do dia.

Meditar, fazer orações (se tiver fé...), programar-se mentalmente, ou em nada pensar, até o relógio lhe indicar o início inadiável da jornada.

O relaxamento, o tempo reservado para o sono, as atividades físicas regulares ...são hábitos saudáveis que, conforme repetem os especialistas, contribuem para aumentar a imunidade de nosso corpo e prevenir o desânimo.

Todos nós, afinal, almejamos saúde e qualidade de vida!

Theresa Catharina de Góes Campos
Brasília, 12 de maio de 2010.

De: aureo Cesar do Valle
Data: 12 de maio de 2010 18:52
Assunto: Re: DE JARDINS, POMARES E HORTAS...DAS ÁGUAS E FLORESTAS TAMBÉM, PARA AUMENTAR IMUNIDADE E PREVENIR DESÂNIMO
Para: Theresa Catharina de Goes Campos


Theresita, gostaria de acrescentar à tua lista, na 1ª linha, duas hortaliças importantíssimas: repolho, tanto roxo como o verde; alho; alho-porro (alho-poró); gengibre. E mais, cúrcuma ( curcuma longa )ou açafrão (compre no setor de condimentos. Vem num recipiente plástico, marca Masterfoods). A cúrcuma é importantíssima para a prevenção do câncer. Pode misturá-la na sopa e no arroz. Abraços. ACCV


De: Suzana Katzenstein
Data: 29 de julho de 2016

Ótimas dicas!
Suzana


De: Elizabeth Barros
Data: 1 de agosto de 2016

Tia, eu li e achei muito bom este texto escrito pela senhora em 2010.
Realmente perfeito. Ficará ótimo no livro de receitas que minha mãe vai editar.

Um beijo, sobrinha
Elizabeth


Artigo publicado também em 2017 - (p.139 - 141) - no livro "Criar, Cozinhar & Receber", coletânea organizada por Victoria Elizabeth de Campos Barros para fins beneficentes.


De: Milza Guidi
Data: 21 de abril de 2017

Muito bom, o seu artigo. Dá dicas valiosas para melhorar nossa saúde e bem estar.
Milza Guidi


De: Patrícia Gomes
Data: 25 de abril de 2017

D. Theresa,

(...) Gostei demais de seu artigo, falando sobre as dicas para prevenção da depressão e do desânimo. Uma linguagem simples e cativante, com as explicações na medida certa, como sempre! Dicas valiosas para nossas vidas! Gostei demais! (...)

Um beijo carinhoso,
Patrícia

 

Jornalismo com ética e solidariedade.