Theresa Catharina de Góes Campos

  O HÁBITO DA CONVERSA INTELIGENTE


A jornalista Tereza Halliday, Ph.D em Comunicação, agrada a seu público leitor por lhe oferecer artigos de excelente qualidade. Por isso não foi surpresa, para nós, o lançamento de "EITA, MENINA SABIDA!", pelas Edições Bagaço.

Professora de universidade , autora de livros de estudos e pesquisas na sua área de conhecimento, publicou pela editora recifense
"A Caixa Azul-Madrugada" e "Misteriosa Cor".

Com a experiência de Artesã de Textos, na vida profissional e acadêmica, Tereza Halliday ainda nos traz, com certeza, os frutos de sua rotina literária na infância do filho, para quem costumava ler muitas histórias.

Com atraentes ilustrações em cor de Alessandra Cavalcanti, em todas as páginas, na capa e contracapa, "EITA, MENINA SABIDA!" demonstra apuro estético na apresentação visual da obra.

"Elita gostava de derramar carinhos, chamando as pessoas pelo diminutivo." (p.13)

As duas personagens de "EITA, MENINA SABIDA!", encantadoras porque dotadas de uma graça e simpatia genuínas, são de gerações bem diferentes.

"Elita não perdia a oportunidade de experimentar com as palavras." (p.13)

A garotinha esperta e sua Tia Filó nos convidam a partilhar de um processo de aprendizado natural - a criança pergunta...o adulto experiente logo responde, respeitando a curiosidade infantil, lhe enriquecendo a mente com informações sobre a realidade.
No entanto, as respostas chegam vestidas de uma objetividade que não dispensa imagens quase poéticas.

- "Esta menina vai longe, tão miudinha e já cheia de raciocínio - dizia, orgulhosa, Tia Filó." (p.14)


Tereza Halliday, escritora que foi mãe-leitora, consegue dar, no livro "EITA, MENINA SABIDA!", uma pequena-grande aula sobre o panorama da evolução histórica dos instrumentos da comunicação escrita. Vem de encontro àquela necessidade intelectual das crianças, que aparece desde cedo, quando começam a falar : querem saber a origem, o "porquê" e o "como é" das coisas e até das situações que não compreendem, nem a elas parecem fáceis de entender ou "lógicas", segundo os parâmetros infantis.

O texto aborda, inclusive, os inúmeros problemas na postura física, se ficarem tempo demais utilizando os computadores.

"(...), precisa levantar da cadeira, espichar-se, ir brincar lá fora um pouco. Senão o computador se transforma em máquina de dor." (p.17)

A literatura infantil assinada por Tereza Halliday não somente agrada às crianças, como também aos leitores adolescentes e adultos, de modo especial os pais que procuram livros inteligentes, com assuntos instrutivos.

Ressalto, ainda, que "EITA, MENINA SABIDA!" pode ser uma sugestão de leitura escolar, destacando o conteúdo informativo e a linguagem correta para recomendar o livro como de interesse para alunos e professores.

"E até mesmo dormindo, quando o Anjo da Imaginação vinha soprar-lhe novas ideias, que seriam discutidas na próxima conversa com Tia Filó." (p.22)

Com essas palavras termina o nosso encontro com "EITA, MENINA SABIDA!", o que nos deixa um tanto saudosas... As duas simpáticas personagens se mostraram uma ótima companhia.

Todos nós apreciamos uma obra literária que nos conduz a dialogar sobre o tema das ideias e palavras se transformando em objetos comunicadores.

Theresa Catharina de Góes Campos
Recife-Pernambuco, 03 de janeiro de 2011

---------------------------------------------------------------
Para adquirir o livro "EITA , MENINA SABIDA!", de Tereza Halliday, entrar em contato com as

Edições Bagaço
e-mail: bagaco@bagaco.com.br

www.bagaco.com.br

Rua dos Arcos, 150 - Poço da Panela - Recife/PE - CEP 52061-180

telefax: (81) 3205.0132 e 3205.0133

De: Tereza Lúcia Halliday
Data: 4 de janeiro de 2011 18:39
Assunto: GRATA POR TUDO
Para: Theresa Catharina de Goes Campos


Querida Therezita:

(...)
Que enorme surpresa receber a resenha que você fez do livro "Eita, menina sabida!". Didática,
"insightful" (perceptiva), generosa.
Sou-lhe grata pela importância que você conferiu ao meu livrinho.
A "Menina Sabida" pode até virar celebridade, divulgada em seus prestigiosos sites!
(...)
Um carinhoso abraço,
Tereza Lúcia


De: se fariasdemenezes
Data: 7 de janeiro de 2011 17:13
Assunto: RE: O HÁBITO DA CONVERSA INTELIGENTE
Para: "theresa.files


Therezita, gostei do comentário seu a respeito do livro de Tereza Halliday. Irei comprá-lo.(...) Um beijão . Estou começando a ler o seu livro. Sé.

 

Jornalismo com ética e solidariedade.