Theresa Catharina de Góes Campos

 

ALÉM DA VIDA

 

         O impacto que algumas pessoas sofrem pela inesperada perda de alguém que lhes é próximo dá argumento a Além da Vida, de Clint Eastwood, que, apesar de elaborar algumas boas sequências não emblemáticas, porém, de seu estilo seco e austero, naufraga numa melodramática e tediosa narrativa.

 

         O roteiro, de Peter Morgan (Frost/Nixon), mostra como se comportam três pessoas, de lugares diferentes do mundo, em relação à morte. A primeira é um operário americano, George Lonegan (Matt Damon), que deseja se livrar da sua fama de vidente. A segunda é uma jornalista da televisão francesa, Marie Lelay (Cécile de France), que sobrevive a um tsunami na Tailândia. E a terceira é um garoto britânico, Marcus (George McLaren), que ao perder o irmão Jason (Frankie McLaren), acidentado nas ruas de Londres, quer saber como continuará vivendo sem a companhia dele.

 

         Por ter como produtor executivo Steven Spielberg (O Resgate do Soldado Ryan), o filme se inicia, à sua maneira, isto é, com uma estupenda cena de efeitos especiais na reconstituição do que pode ter sido o tsunami que se formou no Oceano Indico em dezembro de 2004, vitimando 230 mil pessoas. É nessa oportunidade que Marie Lelay, prestigiada âncora da televisão francesa, se prepara para deixar uma pequena cidade litorânea do sudeste asiático, onde passou as férias com o namorado Didier (Thierry Neuvic). Ao ser levada pelas ondas violentas vindas do mar, ela passa por uma experiência que vai deixá-la abalada a ponto de comprometer, daí por diante, o seu desempenho profissional.

 

         Em São Francisco, na Califórnia, George Lonegan, que tem o dom de se comunicar com os mortos – tornou-se sensitivo após uma doença que sofreu na infância -, não quer continuar com essa missão por aspirar a ter uma vida normal e por compreender que, nesse meio mediúnico, há muitos impostores e pseudocientistas. Mas, o irmão Billy (Jay Mohr) insiste para que ele atenda a um empresário, Christos (Richard Kind), o que ele faz, revelando-lhe que sua esposa, falecida recentemente, lhe fala de alguma coisa que teria acontecido em junho. Christos não confirma, mas, para Billy, confidencia que a morta estaria lhe cobrando o fato de haver sido ele amante da enfermeira que cuidava dela, chamada June.

 

         Em Londres, os gêmeos Marcus e Jason, de 12 anos, procuram meios de evitar que o serviço social os retire da guarda da mãe, Jackie (Lyndsey Marshal), uma alcoólatra. Quando Jason vai a uma farmácia comprar  medicamento para desintoxicar a mãe do alcoolismo, ele é atacado por garotos de rua, que lhe querem roubar o celular com o qual se comunicava com o irmão. Na fuga desesperada, que, pelo telefone Marcus acompanha, Jason é atropelado por um veículo e morre. Além de perder o irmão, Marcus é também separado da mãe pelo serviço social, que o entrega a um casal (Niamh Cusack e George Costigan) para educá-lo. Marcus, porém, não se detém. Ele quer procurar alguém que o ajude a se comunicar com Jason.

 

         Até a apresentação das personagens e dos seus respectivos problemas, Clint Eastwood consegue manter sua linguagem num ritmo envolvente, sem conotação religiosa, e marcada, como sempre, por uma trilha sonora de boa qualidade, composta por algumas peças líricas e pelo tema principal de sua autoria. Depois, porém, quando as personagens se reúnem em Londres, onde deverá ter lugar a previsível e pouco convincente cena final, a narrativa vai a pique, não se segurando nem mesmo pela atuação do elenco, até a de Matt Damon, o melhor ator em cena, o qual, entretanto, em momento algum repete sua magnífica interpretação como o jogador de rugby François Pienaar em Invictus sob a direção também de Eastwood.

REYNALDO DOMINGOS FERREIRA
ROTEIRO, Brasília, Revista
www.theresacatharinacampos.com
www.arteculturanews.com
www.noticiasculturais.com
www.politicaparapoliticos.com.br
www.cafenapolitica.com.br

 

FICHA TÉCNICA

ALÉM DA VIDA

HEREAFTER

EUA/2010

Duração – 129 minutos

Direção – Clint Eastwood

Roteiro – Peter Morgan

Produção – Clint Eastwood, Kathleen Kennedy, Robert Lorens e Steven Spielberg.

Fotografia – Tom Stern

Trilha Sonora – Clint Eastwood

Edição – Joel Cox e Gary D. Roach

Elenco – Matt Damon (George Lonegan), Cecile de France (Marie Lelay),

George McLaren (Marcus), Frankie McLaren (Jason), Lyndsay Marshal (Jackie), Thierry Neuvic (Didier), Niamh Cusack e George Costigan (Pais adotivos de Marcus).

 

Jornalismo com ética e solidariedade.