Theresa Catharina de Góes Campos

  O DESAFIO DE FORTALECER A NOSSA PROFISSÃO - SJPDF

De: SJPDF
Data: 8 de abril de 2011 01:11
Assunto: :: NR especial - Carta aos jornalistas do DF ::
Para: Theresa Catharina de Góes theresa.files



O desafio de fortalecer a nossa profissão

Carta da diretoria do SJPDF em razão do dia do jornalista


Datas comemorativas muitas vezes podem se tornar uma formalidade dispensável. Não é o caso desta. O dia 7 de abril é dedicado a nós, jornalistas. Somos responsáveis por uma atividade vital à democracia, que tenta traduzir a realidade e colocar à sociedade seus mais variados aspectos, de modo que as pessoas possam, de forma livre e coletiva, decidir seu futuro.
Para que ela seja desempenhada da melhor forma possível, devemos aproveitar a oportunidade do 7 de abril para pensar sobre a nossa situação e sobre o que podemos fazer para melhorar a qualidade do nosso trabalho e das nossas vidas. Um primeiro desafio diz respeito à essência da nossa profissão: retomar as conquistas históricas da nossa regulamentação, como a obrigatoriedade do diploma, e avançar nas leis que nos protegem no exercício diário do jornalismo.
Sofremos um duro golpe com a decisão do Supremo Tribunal Federal de anular a exigência da formação específica. Mas reagimos, e já temos duas propostas de emenda à Constituição em fase avançada no Congresso. Pressionar os parlamentares para aprová-las é uma tarefa que deve ser abraçada por todos. Mas é preciso ir além. A norma que nos disciplina é de 1969 e precisa de atualizações que impeçam a precarização das relações de trabalho, protejam contra a super exploração das práticas multimídia e institucionalizem requisitos éticos para o fazer jornalístico.
Tão importante quanto a disputa na arena legal é combater diuturnamente esses males que afligem a nossa categoria. Jornadas extenuantes, sem direito a descanso e horas extras. Contratações precárias aparentemente mais vantajosas mas que alijam o trabalhador da possibilidade de exigir os direitos que a CLT assegura. Pressões e tratamentos abusivos que transformam o dia-a-dia em um sofrimento e que atingem diretamente a saúde dos profissionais. Imposições que ignoram nosso código de ética e colocam os interesses privados, comerciais ou de autoridades acima daqueles da população. Essa realidade só vai mudar se nos colocarmos contra ela.
Outro desafio que precisamos superar é aumentar nossa mobilização e fortalecer nosso Sindicato. A nova diretoria tem recebido muito apoio dos jornalistas que já perceberam a mudança de atuação desde o resultado da última eleição. Prova disso é que a cada dia mais jornalistas voltam a ser sindicalizados e fortalecem o processo de renovação em curso. Mas sabemos que muito ainda precisa ser feito e que mais vitórias conseguiremos com a participação de todos nas mobilizações em seus locais de trabalho.
Celebramos o dia do jornalista e reconhecemos o suado trabalho de cada um e cada uma que, com afinco e dedicação, buscam a informação correta e relevante socialmente para a população. Parabenizamos todos aqueles que lutam diariamente para combater as injustiças da sociedade e dentro da nossa atividade, pois é apenas com essa disposição que conseguiremos fortalecer nossa profissão e defender os interesses dos jornalistas e do conjunto da classe trabalhadora.
Brasília, 7 de abril de 2011,
Diretoria do Sindicato dos Jornalistas do DF
 

Jornalismo com ética e solidariedade.