Theresa Catharina de Góes Campos

 
Os Agentes do Destino

Título Original: The Adjustment Bureau
Gênero: Romance, Ficção Científica
Diretor: George Nolfi
Produção: Estados Unidos
Distribuição: Paramount
Classificação Indicativa: 12 anos
Duração: 106 min.
Elenco: Matt Damon, Emily Bunt, John Slattery, Daniel Dae Kim

Sinopse: Quem controla o destino? Esta é a questão que vai atravessar a vida do político David Norris. Perto de se eleger senador nos Estados Unidos, ele se apaixona pela dançarina Elise Sellas. Quando descobre esse amor e decide vivê-lo, David começa a enfrentar homens misteriosos, determinados a mantê-los afastados: são os Agentes do Destino.

http://www.cinemasunibanco.com.br/filmes/filme?id=1488/Os-Agentes-do-Destino.html

NOTAS DA EDITORA:

Com ação e suspense, além de várias metáforas, Os Agentes do Destino caracteriza-se, em termos de conteúdo, principalmente pelas reflexões, do início ao fim, sobre o livre arbítrio e a importância do amor para direcionar e influenciar decisões capazes de transformar uma existência. Vale a pena se prestar atenção aos diálogos do roteiro.

Como está registrado nos créditos finais, o filme foi inspirado em um conto de Philip K. Dick. Aliás, recomendo a leitura de meu comentário sobre "Blade Runner: O Caçador de Andróides" (Blade Runner), filme também baseado em obra do autor. Ressalto que, muitas vezes, em textos de ficção científica, logo identificamos tendências e situações, sejam apenas delineadas ou já presentes, instaladas na sociedade, sobretudo aos olhares mais atentos, às mentes sensíveis para realidades que tantos negligenciam perceber no cotidiano das relações humanas.

Enfim, para aqueles que enxergam os detalhes, as sombras nos acontecimentos aparentemente rotineiros, as leituras filosóficas podem traduzir os símbolos, inclusive em palavras metafóricas, como portas, obstáculos, até nas coincidências inexplicáveis e surpreendentes.

Theresa Catharina de Góes Campos
Brasília-DF, 14 de maio de 2011

 

Jornalismo com ética e solidariedade.