| |
SOBRE A
RECOMENDAÇÃO DE
BEBER 2 LITROS
DE ÁGUA POR DIA
De: Vera Farias
Data: 13 de
julho de 2011
21:27
Assunto:
Recomendação de
beber 2 litros
de água por dia
é falha, diz
estudo
Recomendação de
beber 2 litros
de água por dia
é falha, diz
estudo
Deixe de lado a
obrigação de
beber oito copos
de água por dia
e a
culpa que
aparecer quando
essa "missão"
não for
cumprida.
Segundo texto
publicado ontem
no "British
Medical Journal",
escrito
pela médica
Margaret
McCartney, de
Glasgow, na
Escócia, o
conselho de
beber cerca de 2
litros de água
por dia é "nonsense".
"Não há
evidências
científicas dos
benefícios de
beber
quantidades
grandes de água,
mas o mito de
que não bebemos
água o
suficiente tem
vários
defensores",
diz.
Ela cita o site
do National
Health Institute
(organização de
saúde do
Reino Unido),
que recomenda
ingerir de seis
a oito copos de
água por
dia para evitar
a desidratação,
e organizações
como a Hydration
for
Health, criada
pela empresa
Danone,
fabricante de
garrafas de
água,
que dão
conselhos
semelhantes.
Os únicos
benefícios já
provados da alta
ingestão de água
são
dirigidos para
pacientes que
têm histórico de
pedras nos rins,
mas não
há evidências
suficientes de
que o líquido
possa impedir
que elas
apareçam em quem
nunca teve o
problema.
Fora isso, essa
imposição corre
o risco de ser
até prejudicial
porque
pode causar
deficiência de
sódio no sangue
e fazer as
pessoas se
sentirem
culpadas por não
beberem água o
suficiente.
Daniel Rinaldi,
presidente da
Sociedade
Brasileira de
Nefrologia,
afirma que a
ingestão de água
deve estar
relacionada à
sede, como um
mecanismo de
reposição de
líquidos do
corpo.
"Nosso organismo
se autorregula.
Não há mesmo
evidências de
que as
pessoas precisam
beber 2 litros
de água
diariamente."
As exceções
valem para
crianças e
idosos, que
podem não sentir
sede.
Regiões muito
secas ou épocas
com calor
excessivo também
pedem mais
líquidos. Mas o
nefrologista
afirma que a
água não é a
única fonte de
hidratação do
corpo.
"Muitos
alimentos têm
água e podem
suprir essa
necessidade",
afirma.
De: aureo Cesar
do Valle
Data: 20 de
julho de 2011
12:23
Assunto: Re:
SOBRE A
RECOMENDAÇÃO DE
BEBER 2 LITROS
DE ÁGUA POR DIA
Para: Theresa
Catharina de
Goes Campos
Theresita, estou
de acordo com o
artigo,
ressalvo,
contudo, que
devemos beber
líquidos, quais
sejam: lêvedo,
sucos (laranja,
caju, melancia,
uva, morango,
guaraná, couve,
limão, abóbora
crua, cenoura e
hortelã etc),
leite de soja
com canela em
pó, chocolate
(agora no
inverno, mas
chocolate
amargo). Abraços
, Aureo Cesar.
Concordo
plenamente com
você, estimado
Áureo,
aproveitando
para registrar
que eu mesma
tive problemas
de sódio
insuficiente no
resultado de meu
exame de sangue,
com a ingestão
de quantidade
excessiva de
água e outros
líquidos, quando
eu tentava me
livrar de uma
forte gripe...
Muito obrigada
por seu
instrutivo
comentário, que
vai complementar
a matéria sobre
o assunto ,
exibida em
seções de meus
sites.
Abraços da amiga
Therezita |
|