Theresa Catharina de Góes Campos

  PARA ENFRENTAR A VELOCIDADE DA INTERNET


É bastante comum acontecer o envio de nossos e-mails antes que nós
tenhamos finalizado a mensagem ainda sendo elaborada, preparada por
nós.

Para evitar tal contratempo, aconselho a seguinte precaução: formar o hábito de sempre teclar "encaminhar" (ao invés de "responder") o e-mail, deixando por último para preencher o "destinatário" ( Para : ............... .............. ), que foi o remetente ( De: ............ ) da mensagem original.

Demora um pouquinho mais de tempo para nós realizarmos o procedimento, entretanto, o que perdermos em velocidade, por não teclar "responder", e o destinatário aparecer de forma automática, terá a vantagem de não deixar a internet enviar o nosso e-mail inacabado, sem o texto/a imagem pretendidos. Assim, enquanto não aparecer o destinatário, nossa mensagem não seguirá ...porque precisaremos dar a ordem, ou melhor, registrar o endereço para onde deverá ser enviado o e-mail.

Penso que vale a pena não deixar que a rapidez da internet nos cause o problema de nossa mensagem seguir sem estar concluída, chegando ao destinatário sem todas as palavras e/ou imagens.

Ressalto ainda que, às vezes, o texto precisa de uma revisão ou de um cuidado maior no uso correto do idioma. Ou se trata de uma decisão. Não nos esqueçamos de que e-mails também são registros e documentos. O que dizemos conta. Nossas palavras têm significado, importância e valor. Tanto na área pessoal , como na profissional. O que escrevemos pode ter efeitos imediatos, ou consequências a longo prazo. Caberá unicamente ao destinatário a decisão posterior de "deletar" o que lhe remetemos.

Pressa não serve de argumentação, nem justifica todos os erros. Tanto na área pessoal como na profissional.

Como seres humanos conscientes, a realidade, inclusive no contexto dos avanços tecnológicos atuais, jamais nos exime de opções.

Porque a velocidade de nossa comunicação pela internet não nos absolve de escolhas individuais independentes, pelas quais devemos assumir responsabilidade.

Theresa Catharina de Góes Campos
São Paulo- SP, 25 de julho de 2011
 

Jornalismo com ética e solidariedade.