Theresa Catharina de Góes Campos

  UMA MULHER CONTRA HITLER
(Sophie Scholl - Die letzten Tage, ALE, 2005, Cor, 117')
Imovision – Cinema Europeu – 10 anos
De: Marc Rothemund
Com: Julia Jentsch, Fabian Hinrichs, Gerald Alexander Held

Em Munique, um grupo de jovens universitários apela para a resistência como forma de conter a máquina de guerra nazista. Assim, nasce o Rosa Branca e a única mulher que participa do grupo, Sophie Scholl, é presa junto com o irmão.

Comentário: A principal intenção do diretor do filme, segundo ele mesmo, era tocar as pessoas e assim fazer com que elas pensassem sobre a marca do nazismo na alma e história alemãs. Nem todo alemão é nazista e nem todo nazista assassino. O filme mostra as articulações de membros do Rosa Branca, grupo de resistência ao Reich de Hitler, e a prisão e interrogatório dos irmãos Scholl. Uma Mulher Contra Hitler prende-se nos últimos seis dias na vida da corajosa Sophie (Julia Jentsch, de Edukators), período de intenso embate ideológico sobre o que era ser um alemão em 1943. O filme foi rodado em sua ordem cronológica e, no final, são exibidas fotos reais dos irmãos Hans e Sophie Scholl e de Chritoph Probst.

* Indicado ao Oscar® de melhor filme estrangeiro * Prêmio ecumênico do júri, Urso de Prata de melhor atriz e melhor diretor no Festival de Berlim

www.2001video.com.br
 
 

Jornalismo com ética e solidariedade.