Theresa Catharina de Góes Campos

  TITANIC

O cinema volta a reconstituir, com muita emoção e competência, uma tragédia... que poderia ter sido evitada! "Titanic" (EUA, 1997- 194 min.), filme dirigido por James Cameron (roteirista, produtor, e também fotografou), é reconstituição de fatos, além de romance, ficção, paixão, crítica de costumes.

Elenco: Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Billy Zane, Kathy Bates, Frances Fisher, Gloria Stuart, Bill Paxton, Suzy Amis, David Warner.

O público entende, logo nas primeiras cenas - contemporâneas-, estar diante de uma obra bastante elaborada, difícil de ser realizada, criativa. Sabemos o que vai acontecer com o navio, chamado antes de "infundável", mas compreendemos que o roteiro nos conduzirá ao coração dos personagens principais, divididos por sua classe social.

Quanto aos números, são impressionantes: das 2.327 pessoas que estariam no Titanic, somente 705 sobreviveram, enquanto 1.522 encontraram a morte. O índice de sobrevivência, portanto, foi de apenas 32% (passageiros e tripulantes). A maioria das mulheres que morreram não foram salvas porque escolheram ficar ao lado de seus maridos.

Cumprindo-se o princípio humanístico "mulheres e crianças têm preferência para o resgate", 74% das mulheres e 52% das crianças a bordo conseguiram sobreviver. Lamentavelmente, vários botes salva-vidas foram lançados ao mar com um número mínimo de pessoas (abaixo de sua capacidade!).

A trama une o passado à atualidade..., em nome do amor que salva, de muitas formas, os seres humanos, apesar dos momentos de desespero. Inclusive na memória fiel da pessoa que ama com paixão, e tem certeza de que também é amada.

Destaque para: a produção, a direção, a interpretação; o roteiro, a fotografia, os efeitos especiais; a reconstituição de época (são quatro dias no Titanic: de 10 a 14 de abril de 1912); a trilha sonora de James Horner.

Theresa Catharina de Góes Campos

Visite:
www.titanicmovie.com
http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/225171
 

Jornalismo com ética e solidariedade.