Theresa Catharina de Góes Campos

  UNIVERSITÁRIO EXPRESSA GRATIDÃO À PROFESSORA

Carta de Marcelo Arcelino de Magalhães:

À minha querida e dedicada Mestra
Theresa Catharina de Góes Campos
Faculdades Integradas da Católica de Brasília

Professora Theresa Catharina:

Este foi um semestre particularmente importante, marcante mesmo.
Inicialmente, procurei um horário especial para fazer a disciplina “Língua Portuguesa”, que estava devendo no meu currículo do Curso de Economia (só possível, aliás, neste semestre, no curso de Administração), apenas para cumprir a obrigatoriedade em cursá-la.
 
Qual não foi a minha surpresa, ao iniciar as aulas, que exatamente esta matéria viria a se transformar naquela motivação maior do meu Curso. Foram situações importantíssimas, acontecidas em sala de aula. A didática especial adotada, onde “prova” não representava uma barreira para a aprendizagem, mas, ao contrário, seria a dinâmica do interesse em não perder a próxima sessão, pois, não se sabia como o tema da aula seria ensinado; tinha-se, isto sim, a certeza de se tratar de algo atual e interessante, porque a presença quase de toda a turma, em cada aula, confirmava isso.

Assim, querida professora Theresa, não poderia, jamais, deixar de registrar o meu mais profundo agradecimento pela oportunidade rara que tive de aprender tanto e poder despertar o interesse de voltar a escrever, hábito que havia abandonado, jazia num tumular esquecimento.
Foram assuntos bem distintos e motivantes, analisados com os colegas: teatro (meu ponto fraco), literatura, conhecimentos gerais, as dificuldades da gramática bem exemplificadas, curiosidades, cinema (depois de conhecer as suas críticas de filmes, não perco uma sessão sequer de um filme interessante, principalmente aqueles exibidos no Cine Brasília), e também, formas de correspondência e muitos outros temas e gêneros literários.

É contagiante a maneira como você consegue vencer os obstáculos do dia a dia, encontrando sempre soluções serenas e harmoniosas para todas as situações criadas, até mesmo, para aquelas provocadas intencionalmente por alunos menos interessados na aprendizagem.

Professora Theresa Catharina, continue assim como você é: mestra dedicada, no sentido mais amplo do termo.

Quisera eu poder continuar a merecer a sua atenção para os meus modestos escritos. A sua leitura e crítica representam um incentivo para que continue a perseguir aquele ideal do encontro esperado com a certeza do aprimoramento cultural desejado, através da leitura constante de bons textos, bem como do registro de idéias que surgem do cotidiano da vida, refletidas no espelho da boa vontade da consciência vivida, pois, somos de uma mesma geração, aprendizes da cultuação do belo, sabendo encarar a vida pelo seu lado mais sublime – o poético.

Parabéns pela pessoa que você é. Nos dias de hoje é muito difícil “levar o barco” com tanto dinamismo, e com tanto interesse e garra! Isso chega a inspirar aqueles que têm o privilégio de conviver ou conhecer esta realidade, a luz tão esperada e procurada nos túneis de nossas incertezas.

É engraçado como a vida nos apresenta um leque enorme de caminhos para a caminhada rumo ao futuro. Conheci vários, por opção; outros, por imposição das circunstâncias do destino, já traçados, planejados e elaborados pelo sopro divino do Criador, desde a fase embrionária da nossa existência. Um deles, agora, me fez conhecer você. Fico feliz e grato ao destino pela oportunidade vivida. Você haverá de estar sempre presente, quiçá, naqueles meus pensamentos mais sublimes e atuais, no que se refere à arte, à criação literária e à observação permanente da cultura em geral.

Obrigado, de coração, professora Theresa Catharina.

Felicidades!
Seu aluno

Marcelo Arcelino de Magalhães
(Brasilia - DF, dezembro, 1987)

NOTA DA EDITORA:

O poema DIDÁTICA PARA A VIDA, de minha autoria, exemplifica o conteúdo das aulas - e os instrumentos pedagógicos - que sempre me esforcei para utilizar , da melhor forma possível, no ensino aos meus estudantes universitários e pós-graduados.Theresa Catharina de Góes Campos
São Paulo, 25 de julho de 2012

http://www.arteculturanews.com/poesia006.htm


From: bere bahia
Date: Fri, 27 Jul 2012 04:21:53 -0700 (PDT)
Subject: Re: UNIVERSITÁRIO EXPRESSA GRATIDÃO À PROFESSORA - Carta de
Marcelo Arcelino de Magalhães
To: Theresa Catharina de Goes Campos


Amiga,

São estes pequenos gestos que às vezes nos motivam a continuar na luta...
(...)
Abração, Berê


De: artemis coelho
Data: 29 de julho de 2012 17:15
Assunto: RE: UNIVERSITÁRIO EXPRESSA GRATIDÃO À PROFESSORA - Carta de Marcelo Arcelino de Magalhães
Para: "theresa.files

Maravilhoso...

 

Jornalismo com ética e solidariedade.