Theresa Catharina de Góes Campos

  Uso de celulares durante o abastecimento de veículos

Circula um mail dizendo de um alerta da Schell sobre accidentes.

Consultada sobre o assunto, a Shell informou o seguinte:

- A área de abastecimento de veículos em um posto de gasolina é uma área de risco, dado que durante o abastecimento são liberados gases inflamáveis pela abertura do bocal do veiculo, causados pela passagem do combustível do bico da bomba para o tanque do automóvel.

- Estas áreas deixam de ser perigosas, a partir de 5 metros de distancia da cobertura da pista.

- Estes gases são mais pesados que o ar, assim, ao serem liberados, terão a tendência de permanecer entre uma altura pouco acima do bocal e o solo, até se dissiparem.

- Estes gases, desde que tenham uma mistura adequada com o ar, poderão se inflamar expostos a uma fonte de ignição (calor, faíscas elétricas ou chama).

- Os celulares, embora tenham melhorado na qualidade de construção e de encaixes da caixa com a bateria, não são adequados para uso nestas áreas, uma vez que existem frestas na caixa do aparelho, que podem possibilitar contato de alguma centelha interna com a atmosfera externa. A razão disto é que qualquer faísca que os contatos elétricos do aparelho possam gerar poderá inflamar a mistura mencionada acima que possa existir no momento da liberação.

- Celulares em postos de serviço NUNCA poderão ser utilizados na área embaixo da cobertura onde existem as bombas de abastecimento. Caso haja extrema necessidade de utilização de celulares em postos, estes deverão ser utilizados dentro das lojas de conveniência ou a, no mínimo, 5 metros distante do limite da cobertura e da área de descarga de produto onde existem os bocais de tanques (tampas redondas) no solo, para recebimento de combustível pelo posto.

- No manual de aparelhos celulares consta o alerta de não utilização durante o abastecimento de automóveis.

- Nos nossos postos, constam avisos de não utilização fixados nas pilastras da cobertura.

Agradecemos sua visita ao nosso site.

Shell Brasil Ltda.
 

Jornalismo com ética e solidariedade.