Theresa Catharina de Góes Campos

  Memórias

(The Neon Bible – de Terence Davies - Inglaterra, 1995 - 92 min.)

Roteiro: Terence Davies, John Kennedy Toole (romance)

Fotografia: Michael Coulter
Elenco: Gena Rowlands, Denis Leary, Diana Scarwid, Jacob Tierney, Drake Bell, Peter McCrobbie
Montagem: Charles Rees

Inspirado na obra do escritor John Kennedy Toole (autor de "Confraria dos Tolos"), este drama acompanha David, que no sul dos EUA, na década de 1930, leva uma vida solitária e disciplinada, até que a família hospeda uma tia de espírito alegre, ex-cantora, que fascina o menino com suas histórias. A convocação do pai para a guerra muda a rotina de David.

Que ausência emocional ou abandono traumático se torna uma experiência mais dolorosa, com o passar do tempo: o afastamento do pai ou a ausência do marido? Essas perguntas, nenhuma fácil de responder, com diferentes graus de intensidade para cada pessoa, incomodam no dia a dia, e ao logo da existência vão se transformando...para compor dramas individuais e familiares.

Como impedir que levem a traumas existenciais? É possível curar alguém de suas carências sentimentais? O afeto rejeitado encontrará um processo de amadurecimento, um crescimento independente? Em tais situações, a vitória da resiliência seria uma possibilidade?

A dificuldade para os relacionamentos serem mensurados, inclusive numa avaliação cuidadosa, significaria um obstáculo para estabelecer soluções afetivas?

Destaque para: a direção de Terence Davies, a interpretação (Gena Rowlands, sobretudo); a direção de arte; a fotografia (Michael Coulter) e a trilha sonora.

“Pode-se sentir a luz (da música) atravessando nosso corpo.”

São memórias melancólicas, pungentes e trágicas. Que dor produz mais devastação no ser humano: a que é experimentada no íntimo, silenciosamente.... ou a que se observa nas pessoas ao nosso lado, sem que, em nenhum momento, possamos ou tenhamos condições de ajudá-las?

Theresa Catharina de Góes Campos
Brasília-DF, 22 de fevereiro de 1996
 

Jornalismo com ética e solidariedade.