Theresa Catharina de Góes Campos

 

EMPREENDEDORISMO VICENTINO

 

Faustino Vicente

 

Como ex-Diretor (sem remuneração) do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo – HSV - não poderia deixar de, no mês do Bicentenário do nascimento do Beato Antônio Frederico Ozanam (1813-1853), enaltecer o espírito empreendedor dos vicentinos que criaram esse hospital, em 1902.

 

Ozanam foi um dos fundadores da Sociedade São Vicente de Paulo – SSVP – que, depois de 180 anos de exemplar gestão, encontra-se em 148 países, com cerca de 700 mil membros, 51 mil Conferências (célula mater da SSVP) e 1.500.000 colaboradores.

 

A primeira Conferência ( N. S. do Desterro ) em Jundiaí, foi fundada em 05 de outubro de 1897, dando aos  vicentinos o pioneirismo em projetos de Responsabilidade Social.

 

Quantas empresas há, em nossa cidade, com 116 anos de eficaz longevidade?

 

Desprovidos de formação científica e técnica, sem experiência, distantes do elevado grau de desenvolvimento da medicina de hoje e sem o  avanço tecnológico dos nossos dias, os fundadores do HSV  se alicerçaram na Fé, Esperança e Caridade, virtudes da trilogia  teologal.

 

Os desafios foram enormes, mas graças à  obstinação pelo acolhimento dos menos favorecidos pela sorte, a colaboração de funcionários e da população, as conquistas foram maiores. Um dos fatores do excelente atendimento do HSV, por várias décadas, tem nome e sobrenome: Irmãs Franciscanas.

 

Na década de 70 foi celebrado um comodato com a Prefeitura de Jundiaí, sendo delegada toda autoridade e responsabilidade pela Gestão do hospital. Recentemente, foi feita a doação do imóvel.

 

Os Vicentinos esperam que o nosso Prefeito, dono de um dos melhores orçamentos (per capita) do Brasil, de modelos altamente sofisticados sofre Gestão Hospitalar, tecnologia que permite procedimentos de  alta complexidade, disponibilidade de recursos financeiros externos e de um quadro de excelentes profissionais, não permita que, por motivações menores, o HSV seja alvo de manchetes que possam ofuscar o brilho indelével que a SSVP deu ao hospital.

 

Concluímos que o HSV, com papel Regional, é o mais antigo patrimônio sóciocultural da nossa cidade, “tombado” pelos milhões de atendimentos que  ocorreram ao longo de seus 111 anos de singular história.

 

Faustino Vicente – Consultor de Empresas e de Órgãos Públicos, Professor e Advogado – e-mail: faustino.vicente@uol.com.br– Jundiaí (Terra da Uva)

 

Jornalismo com ética e solidariedade.