Theresa Catharina de Góes Campos

  FUSÕES, INCORPORAÇÕES E...DEMISSÕES
Faustino Vicente

O acirramento da competitividade internacional, que a globalização trouxe para o mundo dos negócios, levou as empresas a empreenderem novas estratégias que objetivassem minimizar custos e maximizar o lucro.

Para que essa meta seja atingida as organizações melhoram a qualidade, aprimoram o atendimento ao cliente, celebram patrocínios, participam de projetos sociais e, como caminho mais curto, partiram para fusões, incorporações e aquisições.

Vários dos “monstros sagrados” da economia mundial de hoje, num passado não muito distante, nada mais eram do que duas ferozes concorrentes.

A concentração da oferta de produtos e serviços, encontra-se em todos os segmentos, sendo mais visível no sistema bancário.

Sempre que ocorre esse fenômeno surgem duas vertentes. Executivos da nova organização afirmam que não haverá demissões e os sindicatos, não acreditando, exigem que essa manifestação seja ratificada através de um acordo por escrito.

Apesar das declarações dos dirigentes e da pressão sindical, as demissões são inevitáveis, principalmente nas áreas administrativas e nas sedes das empresas.

Não haverá espaço para dois Presidentes, dois Diretores nacionais de vendas, de marketing, de recursos humanos, por exemplo, nem o mesmo número de funcionários nessas áreas.Vale lembrar que há 200 milhões de desempregados no mundo e que a concentração de negócios reduz as alternativas do consumidor.

Quando bancário, a minha Jundiaí tinha apenas 10 bancos, cada um com denominação jurídica diferente, hoje, um número menor do que esse domina o mercado financeiro brasileiro.

Como Gerente Administrativo de uma Unidade, de um dos maiores grupos econômicos do país, vivenciamos duas incorporações e as transformações que essa operação mercantil provoca.

Outro fator que tem provocado demissões de chefia é o “achatamento” da pirâmide organizacional, com a redução de cargos gerencias.

Como consultor de empresas já tivemos a oportunidade de entregar certificados de conclusão de curso com seis assinaturas de níveis “gerenciais”, hoje, após uma “lipoaspiração”, esse número caiu para três.

Ao consumidor resta exigir qualidade dos produtos e serviços, excelência no atendimento e...pesquisar preços.
Faustino Vicente – Consultor Organizacional, Professor e Advogado – e-mail: faustino.vicente@uol.com.br – Jundiaí (Terra da Uva) – São Paulo - Brasil
 

Jornalismo com ética e solidariedade.