Theresa Catharina de Góes Campos

 
O CAPITAL

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/noticia/2013/10/gad-elmaleh-vive-inescrupuloso-banqueiro-em-o-capital-novo-filme-do-diretor-costa-gavras-4289223.html

---------------

De: instituto lamounier Lamounier
Data: 19 de dezembro de 2014 12:18
Assunto: CINEMA EUROPEU - 13 – FRANÇA - O CAPITAL – COSTA GAVRAS



(CINEMA EUROPEU) - O CAPITAL – COSTA GAVRAS, Ano produção 2012 - Dirigido por Costa-Gavras - Duração 114 minutos, Gênero:Drama, Suspense - País de Origem:França - Elenco:Gad Elmaleh, Gabriel Byrne, Liya , Kebede, Jordana DePaula, Céline Sallette, Hippolyte Girardot, Natacha Régnier, Paul Barrett, Bernard Le Coq, Eric Naggar.

O título do filme é uma referência à obra mais conhecida de Karl Marx.
"O capital é um cachorro que não necessita de afago."

– O que você sabe fazer? – Tudo. Desde que seja legal. – E se for ilegal? – Tudo. Só muda o preço.

“Meus amigos, sou seu Robin Hood moderno, continuarei roubando dos pobres para dar aos ricos.”

O filme é do diretor grego/francês Constantin Costa Gavras (1933). Profissional de cinema que todo cinéfilo ama de paixão. E comigo não poderia ser diferente. Gavras ficou inicialmente conhecido por nós por apresentar thriller políticos e fazer críticas tanto à direita, com o filme Z (1969), como à esquerda, com o filme Estado de Sítio (1972). E ele faz um thriller sobre o sistema capitalista. Seu filme começa com uma frase perfeita. Diz que o capital é um cachorro que não necessita de afago. A gente, com isso, já sabe o que vamos ter na tela pelos próximos 113 minutos. A obra mostra o carácter não reto. A mesquinhez, a desfaçatez e, sem escrúpulos, de um homem que é guindado à presidência de um grande banco europeu. Ele começa sua gestão dizendo que prega a máxima de Robin Hood às avessas, ou seja, ... "Continuamos a roubar aos pobres para dar aos ricos..." Frase absolutamente perfeita, pois todo o filme é assim e termina assim. Todo o elenco é elogiável. Mas sem dúvida tenho que citar, até então um ator que sempre assisti a fazer comédias. Falo do marroquino/francês Gad Elmaleh, que faz o papel do novo presidente. Um intérprete simplesmente sensacional. Filme inteligente! De um sarcasmo pouco visto em obras cinematográficas. E quem assiste a este filme, tenho certeza, vai enriquecer seu lado cultural!
 
 

Jornalismo com ética e solidariedade.