Theresa Catharina de Góes Campos

 
VIOLÊNCIA É AGRESSÃO, NÃO PODE SER TOLERADA NO ESPORTE!

Sem coerência, os juízes desta Copa do Mundo vêm demonstrando uma tolerância rotineira com os atos de violência durante as partidas.
A omissão, uma atitude negligente que se repete - seria incompetência?, indicaria parcialidade? - é chocante, pois entendo que, entre os deveres dos árbitros, não está unicamente obedecer às regras técnicas e disciplinares. Cabe a eles, também, zelar pela integridade física dos jogadores.

Como foi o processo de seleção desses juízes? Quais os critérios de qualidade exigidos pela FIFA? Que orientação lhes foi transmitida?

O colombiano Zuñiga, com as travas de sua chuteira, atingiu o joelho do atacante Hulk, jogada que poderia ter causado uma lesão ao brasileiro. Depois, quase no fim da partida, o mesmo Zuñiga não hesitou em recorrer a outra jogada criminosa: aplicou uma joelhada violenta e covarde nas costas de um dos melhores jogadores da seleção brasileira.

Neymar caiu se contorcendo de dor ... sofreu fratura na coluna e não disputará mais a Copa do Mundo.

Nenhuma das ações violentas acima descritas como exemplos de truculência em uma partida de futebol receberam a devida atenção disciplinar do juiz.

VIOLÊNCIA É AGRESSÃO, NÃO PODE SER TOLERADA NO ESPORTE!

Theresa Catharina de Góes Campos
Brasília - DF, 04 de julho de 2014

De: Angela
Data: 7 de julho de 2014

Theresa, é tudo verdade! E essa tolerância à violência gera mais e mais violência. Estamos assistindo a essa exacerbação nos campos e fora deles, no nosso dia-dia. Obrigada pelos comentários, sempre enriquecedores. Forte abraço. Angela

 

 

Jornalismo com ética e solidariedade.