Theresa Catharina de Góes Campos

 
Em abril de 1991, o CPAC/EMBRAPA apresentou a VARIEDADE DE SOJA "ITIQUIRA-BR -40".


A seguir, o texto escrito especialmente para divulgação da cultivar ITIQUIRA.

----

CPAC LANÇA VARIEDADE DE SOJA MAIS PRODUTIVA

A cultivar ITIQUIRA, bem mais produtiva que outras variedades de soja de ciclo semelhante, será apresentada no próximo dia 15 de abril, pelo Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados- CPAC/EMBRAPA, a partir das 8h30, em dia de campo com programação especial.

Deve-se à pesquisa agrícola brasileira e ao Sistema Cooperativo de Pesquisa em Soja, coordenado pela EMBRAPA, a criação de cultivares e outras tecnologias, com a finalidade de introdução do cultivo da soja na Região, pois se trata de uma cultura que ocorre naturalmente em latitudes distantes do equador e, portanto, em regiões de clima temperado.
O CPAC/EMBRAPA exerceu papel fundamental no lançamento de cultivares de soja, como: Doko, Savana, Mato Grosso, Numbaira; e no lançamento atual, a ITIQUIRA, em trabalho desenvolvido em conjunto com o CNPSoja e que foi testada para os cerrados de Goiás e Distrito Federal, em experimentos de competição nos quais também participaram variedades da EMGOPA e FT-Sementes.

Apesar da precocidade da ITIQUIRA-BR -40, ela pode ser plantada, em condições normais de chuva, desde o início de novembro até meados de dezembro. Isto porque, devido a seu ciclo curto, pode escapar da ausência de chuvas, a partir de meados de abril, sem perda acentuada no porte. Encontra-se aí a vantagem desta variedade, quando comparada com as variedades de ciclo longo, como Cristalina, Doko, Savana e outras que, plantadas tardiamente, somente poderão ser colhidas a partir de maio e, conseqüentemente, sofrerão deficiências hídricas na fase de enchimento de grãos. Outra diferença marcante está na produtividade, pois a ITIQUIRA mostrou, nos testes de campo, ser bem mais produtiva que todas as cultivares mais precoces com as quais foi comparada, tais como: Eureka, Paraná, EMGOPA 309 e FT-II Alvorada.

OUTRAS CULTIVARES E TECNOLOGIAS GERADAS PELO CPAC

A cultivar Doko foi lançada pelo CPAC para áreas de primeiro ano de cultivo nos Cerrados, devido à sua rusticidade e ao grande potencial de adaptação. Por estas razões, tem sido a variedade mais usada na abertura de novas áreas para a agricultura na Região dos Cerrados.

O CPAC também participou da criação de cultivares lançadas por outras instituições de pesquisa e praticamente definiu e continua aperfeiçoando as técnicas básicas de correção e utilização dos solos dos Cerrados para o cultivo de soja. Nas áreas de fixação de nitrogênio e controle biológico de pragas da soja, o CPAC já selecionou estirpes de bactérias mais eficientes na fixação de nitrogênio para a cultura, além de estar aperfeiçoando o controle biológico das principais pragas, tais como o percevejo e a lagarta da soja.


Através da programação Circular de Pesquisa de soja da EMBRAPA, o CPAC mantém contatos permanentes com participantes das instituições de pesquisa da Região dos Cerrados - orientando, coordenando ou trabalhando em conjunto na busca permanente de tecnologias mais simples e eficientes para o produtor agrícola dos Cerrados.

OBJETIVOS DO LANÇAMENTO DA BR-40 "ITIQUIRA"

O lançamento da BR-40 "ITIQUIRA” tem por objetivo principal colocar à disposição dos produtores uma cultivar de ciclo semi-precoce e médio, que permita um melhor planejamento da lavoura, uso mais eficiente de máquinas (como as colheitadeiras) e redução da perda pela incidência de veranicos, devido aos diferentes estágios de desenvolvimento de cada cultivar, em um mesmo período de estiagem.

Avaliou-se o comportamento da BR-40 "ITIQUIRA", durante os dois últimos anos de teste, em 15 situações diferentes de Goiás e Distrito Federal, onde essa cultivar foi comparada com as cultivares mais precoces da região, como EMGOPA 309 e FT - Eureka.
No PAD-DF, por exemplo, a produtividade da BR-40 “ITIQUIRA" foi 27% superior à produção de grãos (Kg/ha) da FT - "Eureka".

Com 21,30% de teor de óleo, e 42,08% de teor de proteína, a BR-40 "ITIQUIRA" tem uma altura média de planta de 76cm e 14cm de altura média de inserções das primeiras vargens, podendo, no entanto, apresentar alguma variação em função das condições ambientais proporcionadas para a época de plantio ou pela região.

Sendo a cultura de soja relativamente nova na Região dos Cerrados, em comparação com as regiões tradicionais, observa-se uma grande carência de cultivares mais precoces e com boas produções. Daí a importância deste lançamento do CPAC: a BR-40 "ITIQUIRA"

Theresa Catharina de Góes Campos
CPAC/EMBRAPA - Planaltina - DF
Em 05 de abril de 1991.
 
 

Jornalismo com ética e solidariedade.