Theresa Catharina de Góes Campos

     

Nostalgia da luz

(Nostalgia for the Light - França-Chile, 2010 - de Patricio Guzmán, 90min.) 

 
Legendado
Grande Prêmio da Academia Europeia de Cinema 2010 ,melhor documentário nos festivais de Guadalajara- México, Toronto -Canadá e Yamagata -Japão.
Prêmio da Crítica de Nova York.
Em outubro de 2010, o diretor do documentário, Patricio Guzmán recebeu, no Festival do Rio, o prêmio Fipresci pelo conjunto da obra.
Menção Especial no Festival de Cannes 2010. 

 
Sinopse:
Em Atacama, lado a lado, os grandes observatórios que examinam o universo e os abandonados acampamentos de mineiros de cobre na época de Pinochet transformados em cárcere para presos políticos. Em Atacama, o tão distante, que quase escapa à vista e só pode ser visto pela lente do telescópio, e o tão perto, que igualmente quase escapa à vista e só pode ser visto por quem se dispõe a examinar cada grão da areia do deserto. Alexander Kluge criou, certa vez, no final da década de 1970, no filme A patriota(Die Patriotin), uma imagem da relação do indivíduo com a história: uma professora insatisfeita com a história da Alemanha no século 20 decide, com uma pá, abrir um buraco no meio do Congresso e escavar até encontrar a verdadeira história de seu país. Guzmán encontrou, no deserto de Atacama, uma imagem real ainda mais forte: com pequenas pás de jardinagem, parentes de presos políticos que morreram nos cárceres que a ditadura de Pinochet montou ali, vasculham a areia em busca de fragmentos de ossos para, por meio de um exame de dna, comprovarem que o filho ou o marido ou o irmão do familiar desaparecido morreu nas prisões do deserto de Atacama.

 
Nostalgia da luz        

No deserto do Atacama, no Chile, a três mil metros de altitude, astrônomos tiram proveito da transparência do céu para explorar galáxias longínquas em busca de vida extra-terrestre. Paralelamente, aproveitando a secura do solo do local, que conserva intactos os restos de seres vivos, arqueólogos estudam múmias e outras relíquias pré-colombianas, enquanto um grupo de mulheres procura os corpos de seus parentes desaparecidos durante o período da ditadura militar no país sob o regime de Pinochet.    

(Divulgação)

 

 

Jornalismo com ética e solidariedade.