Theresa Catharina de Góes Campos

     

043967.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxxO DANÇARINO DO DESERTO
(DESERT DANCER)

Reino Unido (2013) – 98 minutos.


043967.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxxGênero: Biografia, Drama.
Classificação Etária: 14 anos.
Direção: Richard Raymond.
Elenco: Reece Ritchie, Freida Pinto, Nazanin Boniadi.

Temas: Dança moderna, expressionista. Violência, perseguição política e policial; manifestações públicas; uso de drogas.

Sinopse:

Afshin Ghaffarian (Reece Ritchie) é um iraniano rebelde que desafia as leis e ignora o clima constantemente tenso fazendo aquilo de que mais gosta: dançar. Ele forma uma companhia clandestina com amigos próximos e ensaia em casa, assistindo a vídeos de Michael Jackson, Pina Bausch e Gene Kelly na internet. Como dançar em público é proibido no país, ele planeja uma performance do grupo no meio do deserto.

Três boas razões para assistir ao filme:

- Baseado em uma incrível história real, conta no elenco com a indiana Freida Pinto (Quem Quer Ser Um Milionário – 2008), Nazanin Boniadi (Homem de Ferro), Tom Cullen (da série Downton Abbey) e o astro britânico Reece Ritchie (Hércules – 2014).
– Ambientado em Teerã durante o ano de 2009, em meio ao clima volátil das eleições presidenciais e ao “Movimento Verde”, um grupo de dançarinos arriscam suas vidas e formam uma companhia de dança clandestina.

– ” O filme demonstra surpreendente sensibilidade”. Chicago Sun Times


De: Suzana Katzenstein
Data: 24 de abril de 2015

Gostei muuuuito do filme- só me incomodou um pouco ser falado em inglês, e não, em árabe. Pena que os críticos do jornal Folha de São Pauli deram a nota bola preta (muito ruim) para esse filme. Às vezes eu não entendo essas notas dadas pelos críticos. Um abraço, Suzana

 

Jornalismo com ética e solidariedade.