Theresa Catharina de Góes Campos

     
Machuca

Tendo como pano de fundo o Chile de 1973, o filme aborda a relação entre dois meninos de classes sociais diferentes. Gonzalo Infante (Matías Quer) estuda no Colégio Saint Patrick, tradicional instituição, pertence a uma família burguesa e mora em um bairro na área nobre da cidade. O padre McEnroe (Ernesto Malbran), diretor do colégio, é favorável ao governo de Salvador Allende e decide integrar os alunos pobres no Saint Patrick. Um deles é Pedro Machuca (Ariel Mateluna) que, assim como os demais, fica deslocado em meio aos antigos alunos da escola. Com muita sensibilidade, o diretor apresenta a amizade dos dois garotos, ao mesmo tempo em que, em meio aos acontecimentos do golpe militar de Pinochet, mostra os limites desse relacionamento, em função das diferenças de classe.
O filme faz uma importante denúncia do caráter fascista do governo de Pinochet, ao reprimir violentamente os trabalhadores que viviam nas favelas chilenas.


Recebeu uma indicação ao Goya de Melhor Filme Estrangeiro em Língua Espanhola e ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Bogotá.


Título Original: Machuca
Tempo de Duração:
120 minutos
Ano de Lançamento
(Chile / Espanha): 2004
Direção: Andrés Wood
Roteiro: Andrés Wood
e Mamoun Hassan

 www.cecac.org.br
 
 

Jornalismo com ética e solidariedade.