Theresa Catharina de Góes Campos

     
‘Evereste’

Site Oficial de ‘Evereste’

http://www.everesteoficial.com.br/trailer



Jason Clarke comenta sobre o montanhista Rob Hall
e as filmagens de ‘Evereste’ em vídeo promocional

DIRIGIDO POR BALTASAR KORMÁKUR, LONGA QUE FOI DESTAQUE
NO FESTIVAL DE VENEZA ESTREIA EM 24 DE SETEMBRO

Inspirado nos acontecimentos relatados nos livros “No Ar Rarefeito”, de Jon Krakauer, e “Deixado para Morrer”, de Beck Weathers, “Evereste” (Everest). A estreia do filme está marcada para 24 de setembro.

Para o protagonista, Rob nutria um sentimento muito forte pelas montanhas.“Ele amava o que fazia e amava compartilhar”, comenta. No filme, Rob é o responsável por guiar os novos montanhistas durante uma expedição ao Monte Evereste: “Acho que ele sentia uma grande alegria em levar as pessoas ao topo destes lugares e ajudá-las a ver o que ele via e a realizar suas metas”, diz o ator.

Com distribuição da Universal Pictures e direção de Baltasar Kormákur (de “Dose Dupla”), “Evereste” conta a trajetória de dois grupos de montanhistas que são desafiados além de seus limites ao serem acometidos por uma forte avalanche em sua expedição ao ponto mais alto do Monte Evereste.

Filmada na base do Evereste, no Nepal, a produção é dirigida por Tim Bevan & Eric Fellner, da Working Title, e conta com os atores Jason Clarke, Josh Brolin, John Hawkes, Robin Wright, Michael Kelly, Sam Worthington, Keira Knightley, Emily Watson e Jake Gyllenhaal no elenco.

Diretor e elenco comentam sobre ‘Evereste’
na abertura do Festival de Veneza

BASEADA EM FATOS REAIS, AVENTURA ÉPICA ESTREIA
24 DE SETEMBRO NOS CINEMAS BRASILEIROS

Destaque na abertura da 72ª edição do Festival de Veneza, o longa “Evereste” (Everest), de Baltasar Kormákur, é a próxima estreia da Universal Pictures nos cinemas brasileiros, em 24 de setembro. Em coletiva à imprensa, os atores e o diretor comentaram sobre as filmagens, em parte realizadas na base do Evereste, no Nepal: “Acho que seria impossível fazer essa história sem ir até lá. Porque o sofrimento é por terem ido até lá e tentado voltar para casa”, diz Jason Clarke.

Para o diretor, Baltasar Kormárkur, quanto mais perto estivessem da montanha, maior a probabilidade de terem um resultado real. Já o ator Josh Brolin confessa que não imaginava que filmaria boa parte da história no próprio Evereste: “Muitos diretores dizem: queremos fazer de verdade, queremos expor vocês ao clima. E a maioria deles não está dizendo a verdade”, comenta.

Inspirado nos acontecimentos relatados no livro “No Ar Rarefeito”, de Jon Krakauer, o longa retrata a aventura de dois grupos de alpinistas que lutam pela sobrevivência ao tentar alcançar o topo da montanha mais alta do mundo - o Monte Evereste. Com produção de Tim Bevan & Eric Fellner, da Working Title, o longa conta com Jason Clarke, Josh Brolin, John Hawkes, Robin Wright, Michael Kelly, Sam Worthington, Keira Knightley, Emily Watson e Jake Gyllenhaal no elenco.

Jake Gyllenhaal fala sobre o montanhista
Scott Fischer, seu personagem em ‘Evereste’

DIRIGIDA POR BALTASAR KORMÁKUR, AVENTURA ÉPICA ABRIU O FESTIVAL
DE VENEZA E CHEGA AOS CINEMAS BRASILEROS EM 24 DE SETEMBRO

Em novo vídeo promocional de “Evereste” (Everest), o ator Jake Gyllenhaal apresenta Scott Fischer, um dos chefes de expedição da jornada ao Evereste retratada no filme. O ator comenta sobre como foi interpretar o personagem e destaca as diferenças de personalidade entre Fischer e o outro guia da viagem, Rob Hall - interpretado por Jason Clarke.

“Alguém disse que Scott Fischer era o tipo de pessoa que um astro de cinema tenta ser, um tipo de herói”, comenta Jake. Segundo ele, Rob Hall era muito paternalista com seus clientes e essa era a maior diferença entre os dois chefes de expedição: “O ponto de vista de Scott Fischer e da equipe Mountain Madness era o de deixar as pessoas escalarem sozinhas, encontrarem seu caminho”, conclui.
Baseado na história real de dois grupos de expedição que tentaram alcançar o topo do Evereste em 1996, o filme chega aos cinemas brasileiros em 24 de setembro e é inspirado em relatos dos livros “No Ar Rarefeito”, de Jon Krakauer, e “Deixado para Morrer”, de Beck Weathers.

Segundo o alpinista Guy Cotter, consultor chefe de alpinismo do filme, muitos perguntam a razão pela qual as pessoas arriscam suas vidas no Evereste. Para ele, uma das respostas é que durante a jornada até o topo, todas as preocupações e ansiedades da vida são esquecidas: “Você percebe que toda a bagagem que levamos é deixada para trás. Você se renova, é como um renascimento”, comenta. Já o coprodutor do longa, David Breashears – a 137ª pessoa a escalar o Evereste -, diz que nada se compara à primeira vez. “Nós éramos os únicos cinco na montanha acima de 6.500 metros e parecia tudo intocado e remoto, e a montanha pareceu muito grande”, conclui.

Filmado em partes na base do Evereste, no Nepal, o filme é uma adaptação de William Nicholson e do ganhador do Oscar Simon Beaufoy para os cinemas.

 

Jornalismo com ética e solidariedade.