Theresa Catharina de Góes Campos

     
MACARRÃO AO ALHO E ÓLEO considerado, por nutricionistas e cardiologistas italianos, o prato mais saudável do mundo.

Revista Roteiro 246 de Revista Roteiro Brasília


De: Reynaldo Ferreira
Data: 21 de dezembro de 2015

A revista Roteiro, Brasília, nesta caprichada edição de final de ano, levanta a questão - em bela matéria de Lúcia Leão - para os bons restaurantes de massa da Capital da República: Cadê o alho e óleo?

Como a pauta da reportagem foi sugerida por mim, nela citado, logo recebi a sugestão para ir à Cantina da Massa, da Famíglia Bressan (302 Sul ) - citada, por sinal, no expediente da revista - para encontrar, no cardápio, como recomendara, o prato que procurava.

E que alho e óleo achei!... Magnífico.

O macarrão ao alho e óleo é considerado, por nutricionistas e cardiologistas italianos, o prato mais saudável do mundo, mas, por ser simples, no geral, é desprezado pelos restaurantes de massa no Brasil, o que não acontece na Itália, de onde se origina. Em Roma, por exemplo, há um concurso anual de chefes de cozinha para apurar quem consegue fazer o melhor alho e óleo. É uma festa, como só os italianos sabem fazer.

UM MUSEU, em CONGONHAS DO CAMPO, para informar aos turistas sobre o acervo das obras máximas de mestre ALEIJADINHO - Os Profetas:

A revista - exibida aqui na íntegra - tem outras reportagens excelentes, como a de Maria Teresa Fernandes, que mostra: depois de mais de duzentos anos, o acomodado povo das Alterosas descobriu ser necessária a construção de um museu, em Congonhas do Campo, para melhor esclarecer os turistas, que visitam a cidade, sobre o acervo das obras máximas de mestre Aleijadinho - Os Profetas -, que adornam a entrada do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos.

"Dona Bárbara", peça cuja ação se passa em plena conjuração mineira:

Ao contrário do que acontece nos países europeus, onde se procura atrair turistas com elementos de divulgação cultural, os mineiros não se preocupam nada com isso. Há anos, venho tentando motivar os museus de Ouro Preto a ofertar aos turistas o livro contendo a minha peça, " Dona Bárbara ", cuja ação se passa naquela cidade, em plena conjuração mineira, ou o Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto a encená-la no belo teatro local, mas nada consigo nesse sentido.

AMAZÔNIA: ALTER DO CHÃO nas margens do Tapajós:

Outra reportagem, que recomendo, é a de Ana Vilela, que descortina para o leitor um dos paraísos da terra brasileira, em plena Amazônia, Alter do Chão, situado nas margens do Tapajós.

Vejam agora a revista, deslizando as páginas para a direita.

Boa semana.

Reynaldo Ferreira

--------

Revista Roteiro 246 de Revista Roteiro Brasília
http://issuu.com/revistaroteirobrasilia/docs/revista_roteiro_246
 
 

Jornalismo com ética e solidariedade.