Theresa Catharina de Góes Campos

     
CONSPIRAÇÃO E PODER
 
( Truth - Austrália, EUA/2015 - de James Vanderbilt - 125 min.)

Em 2004, a produtora da CBS Mary Mapes (Cate Blanchett), juntamente com o âncora Dan Rather (Robert Redford), suspeitam que o presidente George W. Bush foi um dos jovens beneficiados por seus contatos para não servir no Vietnã. Os dois jornalistas e a equipe do programa jornalístico 60 Minutes conseguem documentos importantes. Investigam e produzem uma reportagem que, divulgada, desencadeia uma reação vigorosa, na tentativa de tirar o crédito das informações, o que ameaça o emprego dos dois contratados da CBS, quase altera as eleições e quase leva toda a CBS News abaixo.

As evidências provariam que o presidente americano George W. Bush teve tratamento especial nos anos 1970, quando servia na Guarda Nacional do Texas. Isso teria garantido ao político a chance de não prestar serviço na Guerra do Vietnã.
A reportagem é exibida, dando origem a uma crise de credibilidade midiática, pois os tais documentos não foram checados com eficiência e depois se confirmaria que as informações não eram verdadeiras, o que levou à saída de Dan Rather, Mapes e de outros funcionários da empresa.
 
Direção:
James Vanderbilt   
 
    Gênero: Biografia, drama, jornalismo investigativo, política e poder, interesses econômicos.
   Elenco:
Cate Blanchett, Robert Redford, Topher Grace, Dennis Quaid, Elisabeth Moss, Bruce Greenwood, Stacy Keach, John Benjamin Hickey, David Lyons.

Roteiro: James Vanderbilt

Produção Executiva:
Mikkel Bondesen, James Packer, Steven Silver, Neil Tabatznik.

Produção:
Brad Fischer, Doug Mankoff, Brett Ratner, William Sherak, Andrew Spaulding, James Vanderbilt    
 
Recomendação de faixa etária: 14 anos. 
Lançamento Nacional: 24/03/2016

Distribuidor: Mares Filmes  

Site oficial:

http://sonyclassics.com/truth
 

As filmagens foram realizadas na Austrália, terra natal da atriz Cate Blanchett, que pediu isso para poder ficar perto da família.

O filme é baseado em fatos reais, narrados no livro Truth and Duty: The Press, the President, and the Privilege of Power, de Mary Mapes.

 A reportagem foi exibida pouco antes da eleição que rendeu a George W. Bush o seu segundo mandato.

Após a descoberta da inverdade das informações, o canal CBS divulgou um comunicado lamentando profundamente o ocorrido, dizendo que as informações não deveriam ter sido usadas, pois não foi possível provar a autenticidade dos documentos.

Dan Rather deixou o programa 60 Minutes em 2005. Por 24 anos ele foi âncora da atração, tornando-se o jornalista americano que mais tempo exerceu a função.

  -----------

Ler:

http://dalenogare.com/2016/01/truth-2015/

http://veja.abril.com.br/noticia/entretenimento/cate-blanchett-brilha-em-truth

 

Jornalismo com ética e solidariedade.