Theresa Catharina de Góes Campos

     

De: Nívea Linhares
Data: 6 de maio de 2016 
Assunto: História do lendário corredor Jesse Owens chega aos cinemas em junho
História do lendário corredor Jesse Owens (lançamento cinematográfico em junho/2016)

head


História do lendário corredor Jesse Owens

chega aos cinemas em junho

Com Stephan James, Jeremy Irons e William Hurt, longa ganha pôster oficial e imagens.

Raça (Race, Canadá/2016), drama biográfico dirigido por Stephen Hopkins (Colheita do Mal), chega aos cinemas no mês de junho e ganha pôster oficial e imagens de cenas. Confira nos links abaixo. Estrelado por Stephan James (Selma: Uma Luta Pela Igualdade) e os vencedores do Oscar Jeremy Irons (O Reverso da Fortuna, Batman x Superman: A Origem da Justiça) e William Hurt (Capitão América: Guerra Civil), o longa conta a inspiradora trajetória de Jesse Owens, um dos maiores atletas da história revelado nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, Alemanha.

Raça é um filme sobre coragem, determinação, tolerância e amizade. Nele, Jesse Owens (Stephan James), o primeiro da família a ir para a faculdade, demonstra extraordinário talento para corrida. Com o apoio do treinador Larry Snyder (Jason Sudeikis, de Dormindo com Outras Pessoas), enfrenta dificuldades por ser um atleta negro em uma América ainda inundada pelo preconceito racial.

Ao cenário, juntam-se as questões nazistas que chegaram a colocar em cheque a participação dos Estados Unidos nos jogos, problema resolvido pelo emissário Avery Brundage (Jeremy Irons). Owens parte então para a concretização do seu sonho, conquistando quatro medalhas de ouro: nos 100 e 200 metros rasos, no salto em distância e no revezamento 4x100 metros.

Jesse Owens nasceu em 1913 em Oakville, Alabama.  Filho mais novo entre 10 irmãos, mudou-se com a família para Ohio, onde concluiu seus estudos e iniciou a carreira no atletismo. Com a conquista nas Olimpíadas de Berlim, se tornou um dos símbolos contra o racismo nos Estados Unidos. Owens faleceu em 1980 e se tornou uma lenda no mundo dos esportes, com seu nome destacado no Hall da Fama da Associação Internacional de Atletismo (IAAF).

Pôster oficial:
http://bit.ly/1TuHMiH
Imagens:
http://bit.ly/1SwcjCb

http://www.focusfeatures.com/race


Assunto: Filme Raça retrata também a força feminina de uma das primeiras cineastas do mundo


head


Filme Raça retrata também a força feminina de uma das primeiras

cineastas do mundo
 

Com estreia prevista para o dia 16 de junho no Brasil, o longa-metragem da trajetória do atleta Jesse Owens é dirigido por Stephen Hopkins

 

Raça (Race, Canadá/2016), filme que estreia no dia 16 de junho nos cinemas brasileiros, revela a luta de Jesse Owens (Stephan James) para tornar-se uma lenda olímpica em meio ao racismo que imperava durante os Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, Alemanha.  Mas há outro personagem que também lida com questões profissionais e patrióticas: a cineasta Leni Riefenstahl, interpretada por Carice Van Houten (Game of Thrones).

No longa-metragem, dirigido por Stephen Hopkins (A Colheita do Mal), Leni, uma das primeiras mulheres diretoras, não está diretamente ligada ao contexto do atleta, mas impacta diretamente no registro de sua trajetória. A roteirista, Anna Waterhouse, revela, “Leni Riefenstahl convenceu Hitler que filmar os Jogos iria imortalizar o movimento nazista de uma maneira comparável a seu trabalho anterior “Triumph of the Will”.  Assim, juntamente com uma pequena equipe e câmeras, ela passou a fazer parte do evento.

No entanto, para criar um dos maiores documentários de esporte de todos os tempos, batizado de “Olympia”, Riefenstahl precisou enfrentar o conservadorismo e preconceito nazista, principalmente os conflitos sobre as gravações com o ministro de propaganda alemão,  Joseph Goebbels.

A inquestionável criatividade e força da profissional é retratada a partir de sua forma sagaz de lidar com Goebbels e até mesmo com Hitler para atingir seus objetivos. Para a atriz holandesa Carice Van Houten, “o foco de meu trabalho tinha que ser no lado artístico de Leni.  Ela era tão brilhante, muito ambiciosa e com um lindo olho para estética.  Ter acesso ilimitado à Olimpíada era uma oportunidade artística e um desafio que ela não poderia resistir. Mas, nós nunca saberemos exatamente o quanto ela sabia sobre as políticas de Hitler ou quanto ela sabia do que estava acontecendo”.

O desempenho sem precedentes de Jesse Owens nas Olimpíadas tornou a produção do vídeo “Olympia”, uma obra-prima documental de duas partes, já que as imagens de Owens foram inicialmente cortadas do filme, e depois restauradas apenas por insistência de Leni. 

O esportista foi o primeiro atleta afro-americano a ganhar quatro medalhas de ouro no atletismo em uma única edição dos Jogos Olímpicos.

Materiais:

Fotos, Pôster, Pressbook e Trailer p/ download:
http://bit.ly/250hBse


RAÇA (Race):  A  OUSADIA  DE  Larry Snyder, TREINADOR  do atleta Jesse Owens

De: Nívea Linhares
Data: 20 de junho de 2016 
Assunto: "A história de Jesse Owens passa meio despercebida nos dias de hoje", diz Jason Sudeikis

head


“A história de Jesse Owens passa meio despercebida nos dias de hoje”, diz Jason Sudeikis
 

O ator compartilha suas impressões sobre a relevância histórica da relação do seu personagem, o treinador Larry Snyder, com o atleta recordista

O envolvente drama biográfico Raça (Race, Canadá/2016) revela a jornada de Jesse Owens, atleta que enfrentou a supremacia ariana nas Olimpíadas de 1936, em Berlim, Alemanha.  Em entrevista, o ator, dublador, roteirista e comediante Jason Sudeikis (Andry Birds: O Filme) fala sobre a relação do atleta e seu personagem, o treinador Larry Snyder. 

O que mais impressionou Sudeikis, quando começou a trabalhar em Raça, foi sentir a profunda relação que existiu entre o seu personagem, um ousado treinador, e o jovem Jesse Owens, interpretado por Stephan James (Selma - Uma Luta Pela Igualdade). “Eu tive treinadores, professores, diretores e produtores em minha vida, que desempenharam o mesmo papel que Snyder exerceu na de Owen, mas os laços que esses dois homens criaram é muito bonito, especialmente para a época, sendo um atleta negro e um treinador branco”, comenta o ator.

Além de ser a primeira produção cinematográfica sobre o recordista, Raça é um filme sobre coragem, determinação, tolerância e amizade. Como estudante e atleta na América da depressão, Jesse Owens – vencedor de quatro medalhas de Ouro nos Jogos Olímpicos de 1936 -, carregou o fardo das expectativas da família, da tensão racial na Universidade do Estado de Ohio onde estudava, além de seus altos padrões de exigência quando competia.

Na Universidade, Owens encontrou, em Larry Snyder (Jason Sudeikis), um treinador experiente e amigo, que não teve medo de levá-lo ao limite para garantir uma vaga nos jogos olímpicos. No entanto, a participação americana nas Olimpíadas daquele ano foi ameaçada por um boicote contra Adolf Hitler. Graças à influência do milionário Avery Brundage (Jeremy Irons, vencedor do Oscar por O Reverso da Fortuna), a comitiva é confirmada, fato que abriu um novo campo minado racial e político com a presença de Owens.

 

Jornalismo com ética e solidariedade.