Theresa Catharina de Góes Campos

     
A IMPORTÂNCIA  DO  HUMANISMO

De: Reynaldo Domingos Ferreira
Data: 18 de julho de 2017 
Assunto: Fwd: Texto encontrado após a Segunda Guerra Mundial, num campo de concentração nazista.

A propósito desse valioso texto encontrado, num campo de concentração nazista, após o término da Segunda Guerra Mundial, vale a pena aqui lembrar a sábia recomendação do Dr. Aloysio Campos da Paz de que o Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek, por ele criado, em Brasília, tivesse, em sua biblioteca, não só obras científicas, mas também literárias, para que os médicos, ali atuantes, não perdessem a noção de humanismo. Hoje, de cinco médicos consultados, apenas um tem costume de ler, de vez em quando, obras literárias. Os demais, por esse tipo de leitura, confessam não ter nenhum interesse.

O humanismo pareceria estar, de fato, acabando, se não tivéssemos tido, nestes últimos dias, a tocante manifestação do jovem e promissor presidente francês, Emmanuel Macron, que, de voz embargada, e lágrimas nos olhos, proferiu breves palavras, na solenidade do Mea Culpa da França.*
 
Ainda há chefes de Estados que não perderam a noção de humanismo!... É uma esperança.
Reynaldo Domingos Ferreira

----------------
*
Nos dias 16 e 17 de julho de 1942, 13.152 judeus foram detidos em Paris e seus subúrbios por 9.000 policiais e gendarmes franceses destacados para a operação. Detidos em condições desumanas durante quatro dias, foram colocados no Velódromo de Inverno (demolido em 1959), antes de serem levados aos campos de Loiret. Lá, 3.000 crianças foram brutalmente separadas de seus pais, deportados para Auschwitz.
Menos de 100 pessoas – e nenhuma criança – sobreviveram.

-------------------------
Texto encontrado após a Segunda Guerra Mundial, num campo de concentração nazista

Prezado Professor, sou sobrevivente de um campo de concentração. Meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver. Câmaras de gás construídas por engenheiros formados. Crianças envenenadas por médicos diplomados. Recém-nascidos mortos por enfermeiras treinadas. Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados de colégios e universidades. Assim, tenho minhas suspeitas sobre a Educação. Meu pedido é: ajude seus alunos a se tornarem humanos. Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados ou psicopatas hábeis. Ler, escrever e saber aritmética só são importantes se fizerem nossas crianças mais humanas.
fonte...

https://www.pensador.com/autor/texto_encontrado_apos_a
_segunda_guerra_mundial_num_campo_de_concentracao_nazista
Divulga, em 17/07/2017, LAGO NETO
----------------
 *
 16/07/2017
O presidente Emmanuel Macron reafirmou neste domingo (16), ao lado do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, a responsabilidade da França na chamada “rafle du Vel’ d’Hiv'” (ataque ao velódromo de inverno), que levou à deportação de judeus sob as ordens do governo colaboracionista francês em julho de 1942.

http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=332797&codDep=24

Presidente francês reafirma a responsabilidade da França

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2017/07/16/presidente-frances-reafirma-a-responsabilidade-da-franca-no-vel-dhiv.htm
 

Jornalismo com ética e solidariedade.